Pinacoteca recebe obras do museu nacional português Soares dos Reis

Mostra pretende explorar a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil a partir de 107 trabalhos. O evento integra o calendário cultural do Experimenta Portugal 17.

Cecilia, de Henrique Pousão (1882).

Cecilia, de Henrique Pousão (1882).

Pinturas, esculturas, desenhos e gravuras do acervo do Museu Nacional de Soares dos Reis, de Portugal, estão em exibição na Pinacoteca desde sábado (24/06). São 107 obras do acervo do museu, que fica na cidade do Porto e é herdeiro do primeiro museu público dedicado à arte criado em Portugal: o Museu Portuense de Pinturas e Estampas, de 1833. A instituição possui coleções de arte portuguesa e de mobiliário, porcelana, vidros, ourivesaria, joalheria, têxteis, arqueológicas, entre outras.

A mostra é parte do projeto Coleções em Diálogo, que relaciona obras do museu com as de outras instituições o Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora, e o Museu Paulista da USP já participaram.

A exposição busca explorar a construção da arte nacional em Portugal e no Brasil ao longo do século 19. Para isso, reúne 107 obras de nomes como Henrique Pousão, Silva Porto e Marques de Oliveira.

A Pinacoteca fica na Praça da Luz, número 2, na região central de São Paulo. A visitação é aberta de quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 17h30. O ingresso custa R$ 6. Crianças menores de 10 anos e idosos não pagam. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes. Disponível até 02/10/2017.