por nossa equipe
Você não sabe quando ir ao Qatar? Preparamos algumas informações para ajudar na decisão.
A primeira coisa que você deve lembrar é que o Qatar está no hemisfério norte e em uma das áreas mais desérticas do planeta (mas nossa equipe pegou 3 dias de chuva lá). Por estar na porção norte do globo, as estações são o contrário das nossas, quando aqui estiver inverno, lá estará verão.
De outubro a maio você deve encontrar clima mais ameno, de junho a setembro vai encontrar temperaturas elevadas que, no auge do verão, beiram 50 graus de sensação térmica. Neste calorão, vale entender o que vestir para se proteger.
Nesta área do mundo você não precisa se preocupar muito com chuva. Chove de outubro a abril, em média 72mm por mês. Se quiser comparar, a média histórica do Rio de Janeiro em período de seca (Julho) é de 132mm por mês.
Não chover não significa tempo seco. Por estar na beira do mar, a cidade conta com umidade relativa acima de 70% e paisagem bem verdinha e cidade florida. Aqui é o país no mundo com maior consumo de água per capita do mundo: 300 litros por pessoa/dia.
O melhor mês para visitar o Qatar
O melhor mês para visitar a cidade é o mês de dezembro, não só pelo clima. Este é um mês de festa para os cataris e você vai encontrar uma agenda cultural muito agitada na cidade. Neste mês se comemora-se o Dia Nacional do Qatar, que comemora a unificação do país em 1878.
A data oficial da comemoração é 18 de dezembro sendo comemorada com uma gigantesca queima de fogos (parece um pouquinho com o show de Copacabana), festas e centenas eventos temáticos são realizados na Vila Cultural de Katara e por toda a cidade. Um grande desfile militar acontece pela Av. Corniche de Doha onde oficiais das forças armadas , ISF, Ministério do Interior e Guarda Amiri participam de um desfile muito bonito.
O Souq Waqif, o mercado tradicional local, também recebe muitas programações e por toda a cidade você verá neste mês bandeiras do Qatar e fotos do emir do país. Nesta noite de 18 de dezembro, os cataris vão à rua no que parece a comemoração de um final de copa do mundo.