Todos os anos, a “European Best Destinations”, organização europeia com sede em Bruxelas e que tem como finalidade promover a cultura e turismo na Europa elege os melhores destinos do continente para ajudar turistas e viajantes a desfrutar do melhor que há por lá.
Como nem só de cidades antigas e grandes metrópoles é o turismo no velho continente, em 2016 a lista dos TOP 10 ficou por conta das praias, e que praias. A instituição selecionou algumas praias espalhadas pela Europa onde o visitante, além de um lindo mar, terá história ao seu redor.
Conheça abaixo todas as praias e admire a paisagem. Basta colocar em seu roteiro porque o Mundo é Seu!
Praia de Stiniva
Vis Island – Croácia
Protegida por severas leis de Proteção Ambiental, a praia de Stiniva é um cartão postal que encanta famílias e pessoas mais jovens. Mergulhar em suas águas cristalinas é um convite para conhecer a exuberância de seus corais que se desenvolvem nas águas frias da baía de St. Geoge. Acessível somente por carro em estradinhas estreitas, a praia é ideal para aquele passeio em família ou jovens e conta com grandes áreas de sombra e locais para se passar o dia. Com este visual, quer mais o que?
Tossa de Mar
Costa Brava – Espanha
Um dos novos cenários da série da HBO, “Game of Thrones”, Tossa Mar é uma parte do litoral da Costa Brava na província de Girona. Penhascos, enseadas e praias se mesclam com castelos e belas construções para dar aos turistas uma incrível mistura de história, lazer e arte às margens do Mar Mediterrâneo. Com toda a infraestrutura turística necessária, o condado recebe bem os visitantes com sua deliciosa culinária e vinhos de enlouquecer qualquer apreciador mais exigente.
A Concha
San Sebastian – Espanha
As praias de San Sebastian são uma das maiores atrações do verão na cidade. Cada uma tem sua própria personalidade: a Concha e Ondarreta, a favorita das famílias compõem a Baia da Concha. A Zurriola, point dos jovens e de amantes do surf é a mais badalada quando a procura é paquera. Em todas elas é garantida areia limpa, água cristalina e o glamour das praias europeias.
Ilha Berlanga
Portugal
A língua é bem familiar, mas a proximidade com o Brasil termina aí. O arquipélago das Berlengas é um paraíso natural, mantidos em um estado praticamente intocado e composto por três grupos de pequenas ilhas – Estelas, Farilhões e Berlenga.
Berlenga, a maior ilha, é a único com habitantes ao longo do ano mas apenas abriga pessoas necessárias para serviços indispensáveis ao arquipélago: o funcionamento do farol e a vigilância da Reserva Natural.
Entre maio e outubro, há transporte marítimo diariamente de Peniche. Se este calendário não combina com você, ou você gostaria de visitar as ilhas durante um período diferente do ano, há pequenos barcos que podem levá-lo lá, sujeitos a condições marítimas.
Berlenga é o local ideal para quem procura tranquilidade uma vez que a ilha só pode ser visitado por um máximo de 350 pessoas de uma só vez. Se quiser conhecer melhor a ilha você pode seguir a passeios a pé que irá levá-lo para as grutas, para a Fortaleza de São João Baptista ou simplesmente encontrar excelentes locais, a fim de se maravilhar com as paisagens espetaculares.
Cala Acciarino
Ilha Lavezzi – Córsega
Praias de areia fina e pequenos riachos, Lavezzi é uma ilha extraordinário que foi formada a partir de blocos de granito imensos, depositados sobre uma paisagem árida abençoada com uma rica vida marinha. Você vai passar o seu dia desbravando a ilha por terra ou mergulhando em meio a ambiente subaquático super preservado.
Se a ilha não for suficiente para você, suba a bordo de um barco para explorar algumas outras ilhas do arquipélago, como Cavallo, Ratino e Piana. Traga um chapéu, bebidas, algumas coisas para comer e um saco para o seu lixo: Lavezzi é uma reserva natural não existem instalações na ilha.
Praia Kavalikefta
Lefkada – Grécia
Com águas azuis banhando as areias brancas em enseadas adornados com pitorescas aldeias de pescadores, Lefkada é um convite a navegar. Com um barco a vela ao redor da ilha você pode explorar praias e locais intocados. Se o mergulho é a sua paixão, o leito do mar lefkadian vai fasciná-lo com as imagens inesquecíveis que você verá desfilando diante de seus olhos.
Armação de Pêra
Algarve – Portugal
Foi aqui que, no século 15, os Portugueses partiram na jornada épica que os levou a descobrir outros povos e culturas, inclusive o Brasil. Com clima ameno e ensolarado o ano todo, o Algarve em Portugal é um dos destinos favoritos para quem gosta de praia.
O que não faltam lá são praias bonitas. Sandy se estende até onde os olhos podem ver, emoldurado por falésias douradas, praticamente desertas que marcam o limite entre a Ria Formosa e o mar e pequenas enseadas rochosas. O oceano, em todos os tons de azul e principalmente calmo e quente, convida-o para longos banhos e a prática de esportes aquáticos.
Praia de Apela
Ilhas Karpathos – Grécia
Karpathos está situada na parte mais ao sul do complexo Dodecaneso, entre Creta e Rhodes, e é a segunda maior ilha do complexo. Basicamente, ela é considerada uma ilha montanhosa (Kali Limni é o ponto mais alto, 1.214m de altitude) cheia de nascentes de água, pinheiros florestas, vinhas, oliveiras e árvores frutíferas.
As cavernas rochosas são visita obrigatória para quem gosta de aventura e, segundo a mitologia graga, Lapetos, o filho de Urano e Gaia [Céu e da Terra] foi o primeiro habitante da ilha. A ilha se estende por uma superfície de 301 km2, seu litoral é de 106 km de comprimento e tem 6.500 habitantes.
Santa Maria Dell’ Isola
Calábria – Itália
Não há dúvida de que as águas cristalinas e areia branca são cartão de visitas de Tropea destino para aqueles que buscam relaxamento verão, bem como para aqueles que desejam explorar seu fascinante mundo subaquático, repleto de inúmeras espécies de peixes.
Em sua costa olivais e vinhas dão o tom da paisagem que servem de um encantador cenário para excursões para além dos muros da cidade. O centro da cidade de Tropea convida seus visitantes a voltar ao passado em um passeio por suas ruas, suas igrejas características e palácios nobres, parando de vez em quando para uma foto nas paisagens naturais que emolduram o local.
Praia Ksamil
Ilhas Ksamil – Albânia
Gostou da ideia de ter uma cadeira, um guarda sol e uma vista destas? As quatro maravilhosas ilhas Ksamili permanecem cobertas de vegetação exuberante e verde durante todo o ano e só podem ser acessadas por pequenas embarcações. A água clara em torno destas ilhas faz com que as praias imaculadas fiquem muito mais especiais. Conta com toda a infraestrutura turística necessária para você relaxar tomando sua água de coco frente a este mar azul da foto.
Praia Kokkari
Samos Island – Grécia
Kokkari é um porto de pesca da ilha de Samos que tem se transformado em um centro turístico internacional. Ainda assim, ele preserva sua face antiga e tradicional, com pequenas casas e becos cheios de flores. Kokkari está situada uma pequena península cheia de casas que sobem até o topo da colina com um pequeno porto de um lado e uma praia excelente do outro. Rodeado por montanhas verdes e a vista para o mar, vale a pena uma viagem.
Ilha de Zakynthos
Grécia
Zákynthos é uma ilha verdejante dotada de vales férteis e um clima temperado. Pela diversidade de paisagens tem dois tipos de praias: praias de areia brancas em enseadas isoladas, com águas tranquilas e de azul profundo na parte sudeste da ilha e ainda escarpas e um mundo subaquático interessante na parte ocidental da ilha.