Avenida Paseo de la Reforma na Cidade do México

Esse conteúdo faz parte do Guia da Cidade do México.
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe

Com 15 km de extensão, a avenida Paseo de La Reforma na Cidade do México é um verdadeiro espetáculo! Ela conta com vários monumentos, cafeterias, restaurantes, é bem arborizada, e endereço de muitos dos escritórios de grandes multinacionais. Não é difícil encontrar enormes prédios com arquitetura bem moderna.

Em outras palavras, podemos dizer que assim como a Avenida Paulista está para São Paulo, a Paseo de la Reforma está para a Cidade do México.

Avenida Paseo de La Reforma e Monumento do Anjo da Independência - Cidade do México, México

Prepare-se para uma longa e divertida caminhada: é hora de conhecer a Paseo de la Reforma ou, para os mais íntimos, a Reforma.

História da Avenida Paseo de la Reforma

Conta-se que o imperador do México ordenou a construção da avenida para ligar o Castelo de Chapultepec ao centro da Cidade do México. Na época, ele e sua mulher Carlota Amália da Bélgica moravam na fortaleza e era muito demorado e desgastante realizar o percurso.

Para homenagear a esposa que pedia pela obra, surgiu-se a ideia de construir o Paseo de la Emperatriz que deveria ligar o castelo à Glorieta del Caballito. Pesquisando referências na Europa, chegou-se a um projeto muito arborizado, com um canteiro central destacado e decorado com esculturas.

La Reforma em 1800, Cidade do México

 

A primeira parte então é construída e ganha seu primeiro nome. Era tão exclusiva que somente a corte imperial podia trafegar pela avenida. Com as revoluções que acontecem em seguida no México, a construção para por décadas e muda de nome para Paseo Degollado.

Somente no governo do presidente Sebastián Lerdo, em 1876, que as obras voltam a ganhar fôlego e terem o aspecto de hoje: arborizada com esculturas e grandes casarões.

O que fazer na Paseo de la Reforma

Opção é o que não falta! Desde andar de bicicleta, a tomar um café e conhecer monumentos históricos muito bonitos.

Listamos os mais legais, confira:

Ande de bicicleta pela Paseo de la Reforma

A avenida possui uma extensa ciclofaixa, e acaba se tornando extremamente convidativa para um passeio de bike. Você vai ter a oportunidade de observar como funciona a correria do dia a dia dos mexicanos.

Fique atento, o trânsito costuma ser bem caótico. Por isso, é recomendado que você vá aos domingos. Nesse dia costuma ser bem mais tranquilo e existem mais pessoas fazendo esse passeio.

Conheça o monumento Angél de la Independencia

Monumento do Anjo da Independência localizado na Rua Reforma

Esse passeio é imperdível, pois o monumento é um dos símbolos da Cidade do México. Como o nome remete, foi construído em 1910 para celebrar 100 anos da Guerra da Independência do México.

Possui 46 metros de altura. No topo do monumento existe um anjo que possui 6,7 metros e pesa aproximadamente 7 toneladas. O anjo é feito de bronze e banhado a ouro. Na mão direita, ele segura uma corrente com 3 junções quebradas. Que significa o fim de 3 séculos do domínio espanhol.

Recentemente, foi transformado em mausoléu. Isso significa dizer que lá descansam os restos mortais daquelas pessoas mais influentes que lutaram pela independência do México. Um exemplo é o Miguel Hildalgo, que é considerado o pai da revolução mexicana.

O local é aberto para visitação. Entretanto, o único ponto negativo é que os horários são bem imprevisíveis. Já que só pode ser feita se forem acompanhadas de um segurança. O valor da visita é 75 pesos mexicanos.

Aprecie a Glorieta de la Palma

Glorieta de la Palma é uma rotatória que fica na frente da Bolsa de Valores, em frente a Zona Rosa na Paseo de la Reforma.

Essa é a única rotatória da avenida sem um monumento, mas por um motivo especial. No local existe uma palmeira que já tem mais de 100 anos de existência.

Conheça o Monumento a Colón

O monumento foi construído para homenagear Cristóvão Colombo, o navegador que foi considerado o descobridor das Américas. É um ponto de encontro para protestos de pautas indigenistas, exploratórias e minorias.

Monumento a Colombo, Paseo de la Reforma

Conheça a Fuente de la República

Essa fonte possui 20 metros de diâmetro e cerca de 700 jatos de água.

A melhor hora para visitar é às 21 horas. Pois ela fica toda iluminada. Um verdadeiro espetáculo em plena Paseo de la Reforma.

Passe o dia no Bosque Chapultepec

Você não pode ficar de fora. O Bosque de Chapultepec é riquíssimo de atividades para fazer e é ideal para passar o dia com a família e os amigos. 

Tem tantas coisas para fazer por lá, que fizemos um post dedicado post dedicado a ele.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Booking.com

Outros assuntos,
para você se perder

Categorias

Um viajante está visitando agora:

Nossos parceiros de aventura

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo: