O estado de Minas Gerais é reconhecido por suas belezas naturais, delícias gastronômicas e simpatia do povo Mineiro. O estado que está localizado na região sudeste do Brasil se destaca pelo pão de queijo, suas montanhas e belas cachoeiras. E talvez seja o estado com maior acervo de cachoeiras do país.
Então, selecionamos cinco cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais, todas rodeadas por muitas montanhas e mata nativa preservada. Então, o que você está esperando para conhecer toda essa beleza natural? Vem com a gente.
Cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais: TOP 5
Se o mineiro não tem praia por perto, o jeito é aproveitar as cachoeiras espalhadas por todo estado. Veja a seguir algumas cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais, para que você possa planejar a sua viagem e curtir bastante.
Entre elas destacam-se:
1. Cachoeira do Tabuleiro
Abrindo a nossa lista de cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Ou seja, são 273 metros de queda d’água em uma vista de tirar o fôlego.
O poço da cachoeira tem cerca de 20 metros de profundidade. Portanto, há partes mais rasas que são adequadas para o banho.
2. Cachoeira Casca D’Anta
A segunda da lista das cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais, é a cachoeira Casca d’Anta. Considerada uma das atrações da Serra da Canastra, a cachoeira é uma das cinco maiores do Brasil, e com a sua majestosa queda livre de 186 metros de altura, atrai turistas de diversos lugares do país.
Porém, seu poço principal não é recomendado para banho, por ser uma queda d’água muito forte. Mesmo assim, a cachoeira é parada obrigatória para quem vai à Serra da Canastra.
3. Cachoeira da Zilda
A principal atração do complexo que leva o mesmo nome em Carrancas é a cachoeira da Zilda. Logo, para chegar à queda das águas que formam um poço e uma prainha, é preciso atravessar um rio e percorrer uma trilha por quinze minutos.
O espaço ainda conta com outras cachoeiras e um escorregador natural de 10 metros.
4. Cachoeira Alta
A Cachoeira Alta em Ipoema, possui uma queda d’água imponente, despencando de nada menos do que 110 metros de altura. Considerada uma das quedas d’água mais bonitas do estado, a cachoeira Alta é muito procurada por banhistas e por praticantes de rapel.
Está localizada a 95 km de Belo Horizonte, e o acesso é fácil. A cachoeira fica em uma propriedade particular a 11 km de Itabira e a entrada custa em média R$10.
5. Cachoeira Grande
Embora não seja muito alta, com nove metros, a Cachoeira Grande arranca muitos suspiros por sua extensão, de 50 metros. Por esse motivo está entre as cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais. As cachoeiras do Tomé, da Chica e do Lajeado também ficam no complexo.
O acesso é muito fácil e a quantidade de visitantes é limitada. Por isso, é bom visitar o local ainda pela manhã, principalmente entre os meses de dezembro e janeiro, quando a frequência de visitantes é alta.
Cachoeiras Imperdíveis em Minas Gerais: Bom será
Finalizamos as nossas dicas de cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais com a belíssima Cachoeira do Bom Será.
Então se você está pensando em viajar para São João do Jacutinga, distrito de Caratinga MG, a cachoeira do Bom Será é um lugar muito especial para passar o dia, tomar aquele revigorante banho de cachoeira, almoçar comida de fogão à lenha e curtir o pôr do sol.
Boa viagem!
Abraços!