Todos os anos o Japão se colore através das milhões de Prunus serrulata, as Cerejeiras, que movimentam o turismo e enfeitam tudo o que há em seu redor. As flores só duram 15 dias por ano dão o ar da graça durante a primavera, em um evento muito aguardado pelos japoneses que tentam calcular quando acontecerá a floração.
A época, chamada de “Sakura” (florada da cerejeira) atrai turistas e inicia o ritual do “hanami”, que é o tradicional encontro de amigos e familiares para admirar as flores enquanto comem e bebem em harmonia com a natureza. Os japoneses são tão doidos com esta época que criaram até apps de celular para acompanhar a abertura das pétalas e existe até sites de streamming que mostram árvores de parques em Tokyo em tempo real.
A Sakura simboliza para os Japonêses o efêmero: eles sabem que as flores virão mas como a vida, irão embora. O aparecimento das flores, beleza e rápida morte, é associada com a mortalidade e são bastante usadas na Arte japonesa, mangá, animê e filmes.
Um dos grandes beneficiados por este frenesi que se instaura nas cidades são os hotéis e pensões que montam pacotes para a época e empresas que surgem, como as especializadas em montar o lanche dos piqueniques. Um dos negócios que mais bombaram neste ano foi o de fotos. Os japoneses são viciados em fotografia e a novidade deste ano foi a utilização de drones para fazer imagens belíssimas, que você confere abaixo:
Fotos aéreas por http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/61883/