Colonia del Sacramento: Perto de Buenos Aires

Colonia del Sacramento, Uruguai

Se está indo passar uns dias em Buenos Aires, então, você tem a chance incrível de conhecer a Colonia del Sacramento, uma cidadezinha uruguaia muito simpática e que preservou os resquícios coloniais!

Para se ter uma ideia, a cidade de Colonia del Sacramento fica mais perto de Buenos Aires do que de Montevidéu, a capital do Uruguai.

A cidade é considerada meio lusa e meio espanhola, e se tornou um ponto turístico bem famoso por permitir que os turistas argentinos, em pouquíssimo tempo, consigam passear um pouco pelo Uruguai e conhecer o país.

No total, basta apenas 1h15 de viagem para conseguir fazer a travessia no Río de la Plata, que levará os turistas de Buenos Aires para a Colonia del Sacramento. Assim, o passeio é uma ótima opção de bate-volta.

Se você se interessou pelo passeio, continue a leitura para conferir algumas dicas, sugestões e informações sobre o passeio até a Colonia del Sacramento, partindo direto de Buenos Aires.

Como ir até a Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires?

Se você achou interessante a proposta de passeio pela Colonia del Sacramento, saiba que existem várias maneiras de chegar até lá saindo da cidade de Buenos Aires.

A forma mais fácil, curta e recomendada para ir até a Colonia del Sacramento, é através do ferry que atravessa o Rio Prata e vai diretamente para o porto da cidade.

Ao olhar o mapa, você pode perceber que, na verdade, Colonia del Sacramento e Buenos Aires estão quase que de frente uma para a outra. Assim, o caminho de ferry é o mais fácil. Essa viagem com o ferry leva em torno de 1h15.

Ruas de Colonia del Sacramento - Uruguai

No entanto, você pode ir de carro até Colonia del Sacramento também se preferir, o que pode ser vantajoso para se movimentar por dentro da cidade depois. Contudo, o percurso possui mais de 470 km, levando muito tempo para chegar até lá. Por conta disso, não vale a pena para um bate-volta.

Caso você resolva ir de ferry para Colonia del Sacramento, é importante que você compre os ingressos do barco com antecedência, principalmente em épocas de alta temporada, pois o passeio é muito concorrido.

Qual o valor do ferry?

Ferry de Buenos Aires a Colonia Del Sacramento

O valor do ferry de Buenos Aires para Colonia del Sacramento costuma ficar a partir dos $7.500 pesos argentinos por pessoa, o que equivale a quase R$200,00.

No entanto, é necessário conferir os valores no período que você estiver viajando e comparar várias opções, para encontrar a melhor oferta.

Pontos turísticos da Colonia del Sacramento

Como você pode notar até então, a Colonia del Sacramento é uma cidade 100% histórica, que abriga muitas construções e momentos que marcaram a região.

Alguns dos passeios mais legais para fazer por lá, portanto, é conhecer as antigas construções. Algumas delas abrigam hoje pontos turísticos, como é o caso do Museu Português e do Museu do Azulejo. Confira mais detalhes abaixo:

Museu Português

No Museu Português de Colonia del Sacramento, os visitantes podem conferir vários artefatos que contam um pouco mais sobre a história brasileira e portuguesa na Colonia del Sacramento, antes da cidade se tornar oficialmente uruguaia.

Por lá, você pode conferir textos, artigos e muitos itens antigos do local, incluindo espadas, armas, pratos, mesas, cadeiras, utensílios de cozinha e muito mais. O passeio é bem legal, pois todos esses objetos realmente são do século XVII, e foram utilizados por grandes nomes do local. É uma viagem de volta no tempo.

Além disso, a casinha do Museu Portugues, por si só, é uma bela atração, representando bem como eram as construções de pedra de antigamente.

Casa de Nacarello

Casa Nacarello - Colonia del Sacramento, Uruguai

O chamado Museo Casa de Nacarello é um outro ponto turístico muito frequentado em Colonia del Sacramento.

Esse museu é, literalmente, uma casa colonial, que foi mantida preservada por anos, desde as suas paredes, móveis e pisos. A ideia é proporcionar uma visita ao que seria a casa de um colono em Colonia del Sacramento, por volta do ano de 1790.

Museu do Azulejo

O museu do Azulejo, ao contrário dos outros dois que citamos, mostra uma coleção que pertencia a Jorge Páez Vilaró, que foi um grande artista do Uruguai. A casinha do museu também é um charme a parte, toda feita em pedra e localizada bem de frente para a passarela de São Gabriel.

Os azulejos expostos por lá datam dos séculos XVII em diante e alguns deles são realmente centenários.

Arquivo Histórico Regional de Colonia del Sacramento

Arquivo Histórico Regional - Colonia del Sacramento, Uruguai

Quer conhecer melhor a Colonia del Sacramento e a sua história? No Arquivo Histórico Regional da cidade, os visitantes podem conferir muitas informações sobre isso, além de vários itens que fizeram parte do local desde que foi fundado, como obras, aquarelas e litografias.

Brasílica do Santíssimo

Basilica do Santissimo - Colonia Del Sacramento, Uruguai

A construção da Basílica do Santíssimo data do ano de 1699, e está conservada até os dias de hoje.

Essa basílica foi destruída e atingida várias vezes durante as guerras e conflitos que caracterizaram o período colonial na região. No entanto, o design original foi preservado.

O local é realmente muito bonito e cheio de detalhes, sendo um dos prédios antigos mais interessantes para se conhecer por lá.

Plaza de Armas

A chamada Plaza de Armas é uma construção com grande valor histórico para a região. No local, ficava a casa de governo de Portugal, que acabou sendo destruída pela Espanha no ano de 1777, em um dos conflitos da cidade.

Hoje em dia, é possível observar apenas as ruínas do local, que são cercadas por uma praça incrivelmente calma e bem arborizada.

O Cais

Colonia del Sacramento, Uruguai

Por fim, a última parada que deve fazer parte do seu roteiro pela Colonia del Sacramento é o cais, datado de 1866.

O local funcionava como o antigo porto da cidade e recebia hidroaviões. Atualmente, existem várias mesinhas na rua do cais, onde você pode se sentar para tomar um bom café antes de finalizar o passeio.

Ah! Um ponto muito legal de se observar durante seu passeio pela Colonia del Sacramento, são os diversos carros antigos que ficam espalhado pela cidade, de forma proposital. Por isso, o passeio por lá é uma viagem no tempo, e vai te dar a sensação de estar vivendo no período das antigas colônias.

Quanto tempo ficar em Colonia del Sacramento?

No geral, um dia de passeio por Colonia del Sacramento é suficiente para conhecer bem a cidade, e visitar os principais pontos turísticos.

Como o ferry que sair de Buenos Aires é rápido, levando um pouco mais de 1 hora para chegar até o porto de Colonia del Sacramento, dá para se programar para sair de manhã e passar o dia inteiro por lá, fazendo um bate-volta.

Tem lugar para ficar em Colonia del Sacramento?

Sim! Existem algumas opções de lugares para se hospedar em Colonia del Sacramento, caso você tenha interesse em passar uma noite por lá.

Como comentamos, por se tratar de uma cidade bem pequena, dá tranquilamente para fazer um bate-volta até lá. No entanto, se você tiver interesse em ficar, prefira por hospedagens próximas do centro histórico da cidade e das praias.

Colônia del Sacramento. Uruguai

As nossas recomendações são a Nova Posada, a Don Antonio Posada, o Sheraton Colonia Golf & Spa Resort ou o Costa Colonia Riverside Boutique Hotel.

O melhor de tudo é que, apesar de ser uma cidadezinha, no local existem opções de acomodações mais simples e mais requintadas, para todos os gostos e bolsos.

Onde comer em Colonia del Sacramento?

Um passeio como o de Colonia del Sacramento, com certeza, vai te dar um pouco de fome em algum momento.

A cidade abriga algumas ótimas opções de restaurantes e bares para fazer as pausas de almoço, janta, café da tarde ou café da manhã, e nós vamos listar os melhores para você já saber o que procurar quando estiver por lá.

Las Liebres

Las Liebres - Colonia del Sacramento, Uruguai

O Las Liebres é uma opção de restaurante que abre para almoço todos os dias da semana (das 12h às 1h30), e para jantar de sexta-feira e sábado (das 20h às 23h).

O restaurante fica dentro de um hotel, mas é aberto ao público sob a condição de reserva, e com certeza vale muito a pena conhecer. O chefe da casa é o Hugo Soca que, atualmente, é muito reconhecido na gastronomia uruguaia.

Além dos ótimos pratos, sobremesas e a incrível adega do restaurante, o local fica dentro de um casarão maravilhoso, muito charmoso e que possui um lindo jardim, que oferece uma experiência ao ar livre sensacional!

Charco Hotel e Bistro

Esse é um hotel inaugurado faz pouco tempo em Colonia del Sacramento, e que chama muita atenção por lá por conta da sua decoração mais moderna, que destaca em meio aos casarões e prédios antigos da cidade.

Charco Hotel e Bistrô - Colônia del Sacramento

O Charco Hotel e Bistrô fica localizado bem na margem do Rio de la Plata, perto da Calle de los Suspiros, na região do antigo centrinho de Colonia del Sacramento. A parte do bistrô do hotel fica aberta para receber o público, e também conta com área externa e uma horta orgânica.

Esse pode ser considerado uma opção de restaurante mais charmoso e romântico, ideal para quem quer apreciar um bom prato acompanhado de vinho e uma bela vista do rio.

Casa Viera

Um restaurante localizado bem na avenida principal de Colonia del Sacramento que, com certeza, não poderia ficar fora das nossas indicações!

A Casa Viera é tão famosa na região que, inclusive, ganhou o prêmio de Traveller ‘s Choice do TripAdvisor de 2022. Ele possui um ambiente muito bem decorado e sofisticado, além de um menu incrível, com diversas opções de pratos, e todos eles muito saborosos e requintados.

Casa Vieira - Colonia del Sacramento, Uruguai

Portanto, é uma opção de restaurante para quem quer ter uma experiência de primeira classe em Colonia del Sacramento.

Além dos pratos que são constantemente recomendados e bem avaliados, os drinks da Casa Viera também recebem muitos elogios, e vale a pena experimentar alguns.

Cervejaria Artesanal Mastra

E para quem busca um lugar para fazer uma pausa e recuperar as energias com uma boa cerveja, a Cervejaria Artesanal Mastra, localizada na Calle del Comércio, perto da Plaza Mayor, é uma das melhores apostas!

No entanto, o local só abre na parte da noite, funcionando entre as 20h e a 1h. O local serve opções de chopps e cervejas, todos feitos artesanalmente e muito famosos no Uruguai. Portanto, vale a pena conhecer caso você esteja passeando por lá na parte da noite.

Freddo

Essa é uma opção para o café da tarde. O Freddo fica em um local estratégico, bem de frente para a Plaza Mayor, e vende desde sorvetes, até opções de lanches, petiscos e cafés.

A cafeteria conta com um espaço aberto, que é decorado com um belo jardim com mesinhas para se sentar ao ar livre. Assim, é uma opção para fazer aquela parada rápida entre os passeios pela cidade.

Boutique de Quesos Los Criollitos

Aqui está um passeio gastronômico que, dificilmente, você vai encontrar no Brasil: uma boutique de queijos!

Boutique de Quesos Los Criollitos - Colonia del Sacramento, Uruguai

Essa boutique, além de vender deliciosos queijos por um preço super em conta, também comercializa vinhos, geléias, patês e vários outros petiscos muito comuns por lá.

O local se assemelha bastante ao que conhecemos por aqui como empório, mas possui preços bem mais acessíveis.

El Buen Suspiro

Antes de mais nada, vale a pena avisar que a entrada do El Buen Suspiro pode parecer muito suspeita para você. Mas não se preocupe! Pois o local é incrível e foi mantido dessa forma propositalmente.

O El Buen Suspiro está localizado na parte de Colonia del Sacramento, considerada como a mais típica de toda a cidade. Ou seja, a que mais preservou as características de antigamente.

El Buen Suspiro - Colonia del Sacramento, Uruguai

Ela está na Calle de los Suspiros e, na mesma rua, estão localizadas as outras construções coloniais super antigas e que podem causar certa estranheza, principalmente porque a entrada do restaurante se trata de uma pequena abertura em uma parede.

No entanto, o local é perfeito para degustar vinhos e queijos artesanais, sendo uma ótima parada. Ele costuma abrir das 17h à 1h quase todos os dias da semana, exceto de domingo e de quarta-feira.

Mesón de la Plaza

Para fechar a lista com excelência, temos o Mesón de la Plaza, um dos bares/restaurantes mais bem avaliados de Colonia del Sacramento!

Por lá, é muito comum ter música ao vivo para animar os visitantes e mesas espalhadas pela calçada, lembrando bastante os bares paulistas aqui do Brasil.

O ambiente é bem gostoso e o cardápio possui várias opções diferentes, com bebidas, drinks, porções, lanches e muito mais.

O restaurante está bem de frente para a Basílica del Santísimo Sacramento, na Rua Vasconcelos, e é considerado um dos estilosos da cidade.

A históra da Colonia del Sacramento

Depois de comentar mais detalhes sobre o passeio até a Colonia del Sacramento, é legal conhecer um pouco da história da cidade, que envolve influências de vários países, incluindo o Brasil!

Bem diferente da história de formação da grande maioria das cidades que conhecemos, a Colonia del Sacramento foi, na verdade, encomendada pelo próprio Rei de Portugal. O desejo do rei era conseguir fundar uma colônia de origem portuguesa em um local estratégico da região.

Por isso, a Colonia del Sacramento foi fundada entre os rios Paraná e Uruguai, que, antigamente, eram utilizados como uma via de acesso para as minas de prata que estavam localizadas em Potosí, no interior do nosso país.

Farol de Colonia del Sacramento, a lighthouse in Uruguay

A história de Colonia del Sacramento começou, então, no ano de 1680, lá no século XVII, quando foi oficialmente fundada por Manuel Lobo, o então embaixador do Rio de Janeiro.

Dessa forma, já dá para ter noção da mistura de culturas que reinam em Colonia del Sacramento, certo? Mas, mais fortemente, os ares do local emanam todo o período do Brasil colonial e do reinado portugues na região.

Inclusive, ao andar por Colonia del Sacramento, você perecerá muitas semelhanças com várias cidades brasileiras distintas, incluindo Paraty (RJ), Tiradentes (MG) e Diamantina (MG).

No decorrer da história de Colonia del Sacramento, a cidade, que está localizada em um ponto muito estratégico, acabou se envolvendo em situações de contrabando e recebimento de mercadorias ilícitas. Com isso, o monopólio espanhol que reinava por ali começou a ser afetado.

Como consequência, Colonia del Sacramento, até conseguir a sua independência total e se tornar um território uruguaio, ficou migrando entre os poderes de Espanha e Portugal, sendo que, no total, Portugal conseguiu reconquistar a região quatro vezes.

Foi somente no ano de 1825, quando foi declarada a independência do Uruguai, que Colonia del Sacramento também conseguiu a sua independência. Desde então, os últimos espanhóis, portugueses e brasileiros começaram a se retirar da região.

Ruas da Colonia del Sacramento, Uruguai

No entanto, essa história de guerras, instabilidades e, principalmente, mistura de culturas, ainda está muito viva e expressa em todas as construções antigas que continuam intactas na cidade.

Por isso, durante o seu passeio pela Colonia del Sacramento, não deixe de observar as diversas casas de pedra e de barro, construídas com inspirações das arquiteturas portuguesas do período, que foram mescladas com construções em ladrilho, que, por sua vez, eram típicas da Espanha.

Um grande emblema que ajuda a manter mais do que viva a história da região é a famosa arquitetura da Basílica do Santíssimo Sacramento, que foi construída utilizando tanto pedras, como vitrais.

Uma curiosidade sobre a Colonia del Sacramento é que, segundo histórias, a cidade era cercada por uma muralha, datada do ano de 1754. No entanto, ela teria sido destruída em 1857, sobrando apenas as pequenas ruínas que estão localizadas no Portão de Campo.

Basílica do Santíssimo Sacramento, Colonia del Sacramento, Uruguai

Atualmente, as ruazinhas da antiga Colonia del Sacramento comportam várias lojas, restaurantes e cafés, principalmente ao redor da Plaza de Mayo. Mas, enquanto estiver andando por lá e apreciando a calmaria do local, lembre-se que, um tempo atrás, o local era o centro de todas as atividades militares da cidade.

Muitos pontos da cidade acabaram sendo depreciados com o tempo, restando apenas as ruínas, como no caso do convento de São Francisco, e histórias tristes, como a dos vários suicídios que ocorreram no farol da cidade. Os anos passaram e, agora, o local é usado como mirante para uma bela vista.

Colonia del Sacramento, apesar de ser pequena, oferece vários passeios bem legais, valendo a pena fazer um bate-volta saindo de Buenos Aires, então, vamos falar agora um pouco melhor sobre as construções do local.

Dicas para viajar para o Uruguai

Para finalizar, precisamos ressaltar alguns pontos bem importantes na hora de viajar para o Uruguai, e que você precisa conhecer para evitar problemas na hora de atravessar a fronteira, e desembarcar na Colonia del Sacramento.

Para conseguir entrar no país, você precisará preencher uma declaração juramentada de entrada, comprovar que tomou todas as doses necessárias da vacina de COVID-19, apresentar um teste de PCR para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, e ter um seguro de viagem com cobertura de COVID.

Até o momento, o país continua exigindo todos esses documentos para entrar e atravessar qualquer parte da fronteira, independente do meio de transporte utilizado.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Uma resposta

  1. Oi, Luis! Muito legal o seu post! Super descritivo e completo! Certamente, vai ajudar muito no planejamento da minha viagem. Já estou me vendo andando pelas belas e históricas ruazinhas desta bucólica cidade… Parabéns pelo rico trabalho! Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.