Preparei um guia bem simples, ilustrado e didático para você que quer sair de El Calafate rumo a Puerto Natales. Confesso que fiquei meio apreensivo de pegar estrada em um lugar que não conhecia mas foi super tranquilo. Criei este guia para um amigo e agora compartilho com vocês.
Saindo de El Calafate na Argentina para Puerto Natales
A viagem é linda. O caminho passa por montanhas, vales, cruza rios e descampados. Você verá vários animais, principalmente os Guanacos e as Viscachas (um tipo de lebre) e fazendas de criação de carneiros e ovelhas.
O grande perigo, pasme, é dormir ao volante. Como o trajeto é longo, a estrada é reta e sem movimento, se as pessoas no carro não forem bem animadas o sono chega com força.
Resolvemos passar pelo caminho tradicional, por Rio Túrbio (todo asfaltado) embora tenha um atalho em estrada de terra mas resolvemos não arriscar. Por mais que desta maneira andamos mais, achamos mais seguro.
Alugamos um carro via internet na HERTZ (por ser uma empresa conhecida) para cruzar a fronteira da Argentina com o Chile e ir para Torres Del Paine. Já tínhamos passado alguns dias em El Calafate e tínhamos planejado alguns dias no Chile.
ATENÇÃO ANTES DE PEGAR ESTRADA: A primeira coisa que você tem que saber sobre atravessar a fronteira é que você precisa de uma documentação especial para seu veículo. Como ele é alugado, a empresa de aluguel deve expedir uma guia e pagar uma taxa com uma autorização transitar com o carro da empresa. Esta documentação não pode ser emitida na hora, demora pelo menos 24h.
A segunda coisa é que todo os carros que cruzem a fronteira austral do Chile rumo ao parque devem OBRIGATORIAMENTE ter em sem porta malas um kit de correntes de neve para caso o condutor precise trafegar em estradas cobertas por gelo/neve. A empresa de locação tem que te oferecer gratuitamente.
Você vai encontrar pelo caminho grandes planícies e muito vento lateral. Tome cuidado com isto porque o carro pode sacudir um pouco e se você estiver em altas velocidades pode perder o controle do veículo. Outra coisa é que pedras e pequenos objetos podem ser arremessados contra o carro e quebrar vidros e machucar algúem.
Outra coisa importante de avisar é sobre animais na pista ou atravessando a pista. Se você visualizar algum animal tentando atravessar a estrada a sua frente ou atravessando, reduza a velocidade imediatamente. Alguns se assustam e, tentando fugir, pulam na frente do carro.
Saindo de El Calafate
A primeira coisa a se fazer é abastecer-se de comida suficiente para chegar a Puerto Natales, 270km ao sul de El Calafate, trajeto que fizemos em 4 horas. Água, comidas leves e alguns snacks. Lembre-se que ao passar pela fronteira ítens de origem animal e vegetal deverão ser descartados ou consumidos. Também não se esqueça do combustível porque você só encontrará um único posto no caminho.
Saímos de El Calafate as 11h da manhã porque além de demorar o trâmite na locadora (que abre às 9h), passamos no hotel para pegar malas e fechar a conta e ainda fomos ao supermercado.
A viagem é moleza. Basta seguir a RP 11 rumo ao aeroporto e seguir direto, até ela se tornar a Rota 40, uns 40km de El Calafate. Você vai passar pelo portal da cidade, aeroporto e seguir viagem.
Após entrar na Rota 40, você passará por cadeias de montanhas com uma linda vista para o vale, do Lago Argentino e cheio de mirantes à sua esquerda (se quiser, tire bastante fotos), siga em direção a Rio Turbio, capital da província.
O primeiro ponto de referência após estas cadeias de montanha é a Estância Tapi Aike que tem um posto. É muito fácil de identificar porque a estrada faz uma curva para a direita interrompendo o tráfego pra quem segue reto. Paramos ai para poder abastecer mas nem era necessário.
O segundo ponto já no final da viagem já é em Rio Turbio, quando você entra na cidade. Você verá a sua esquerda uma grande unidade fabril, parecida com uma termoelétrica. Você entrará a direita para a cidade de Rio Turbio e já está ao lado da fronteira com o Chile.
Agora é só seguir esta avenida subindo sempre. Você passará por uma área que parece um complexo fabril e logo estará na cidade. Basta subir a Av Los Mineros até o final, sem erros. Existem muitas placas indicando Paso Dorotéia que é o Posto de Fronteira mas se você perguntar, qualquer pessoa irá explicar como se chega até lá. Paramos para abastecer novamente com medo de o combustível no Chile ser mais caro que na Argentina.
Em Paso Doroteia, pare seu carro do lado direito da via e vá até o posto fronteiriço portando seu documento de identidade (RG ou Passaporte), Carteira de Motorista, Documento do Veículo e Autorização de Fronteira expedida pela empresa locadora do carro. Você vai passar primeiro pela liberação do veículo e logo após pelo controle de fronteira que vai carimbar seu passaporte para sair da Argentina. Eles podem pedir para revistar o carro mas geralmente não o fazem quando se está saindo do país.
Com tudo liberado é entrar no carro e continuar seguindo. Logo após a algumas curvas em meio a uma floresta você chega à Alfândega Chilena. Deve parar o carro um pouco antes e ir a pé fazer a parte burocrática. Primeiro autorizar o veículo e depois dar entrada nos passaportes. Tudo muito sinalizado e explicado.
Assim que fizer o trâmite legal, um agente pedirá para você apresentar o veículo e irão inspecioná-lo para ver se você não está entrando com nada ilegal no país como plantas, minerais, animais ou algum tipo de contrabando ou armas. Liberado pelo fiscal é só seguir viagem rumo a Puerto Natales.
Descendo sempre, a única possibilidade de dúvida é quando a estrada finalizar na Via 9 em que você deverá pegar para a direita, seguindo as placas.
Se seu destino for Torres Del Paine, mantenha-se sempre a direita e na rotatória pegue a primeira saída para a direita. Se quiser mesmo ir a Puerto Natales, na rotatória siga direto, você estará no porto da cidade.
Se quiser saber como chegar de Puerto Natales a Torres Del Paine, veja como clicando aqui.
Uma resposta
Muito obrigada pelo seu relato foi muito útil!
Lendo outro relatos, muitos falaram que tem uma parte da Rota 40 que não é asfaltada (em vemelho na imagemm que dá na Taipe Aike).
Teria que passar pela RP5 e RP7(em verde) antes de voltar pela Rota 40. na interseção da RP5 e RP7 tem um posto… queria saber se não seria esse posto que vc comenta? https://uploads.disquscdn.com/images/0fd529993e26195ee43928148e0228c04d6a7384019a997e2d970b255d3994aa.jpg