El Zócalo: o coração da Cidade do México

Um dos principais passeios que devemos fazer sempre que visitarmos algum destino é conhecer o centro histórico, e com a Cidade do México não é diferente. O Zócalo é uma parada obrigatória!

Esse local é tão importante para a história do México, que é tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Isso significa dizer que não pode haver nenhuma modificação na sua estrutura e arquitetura, podendo serem feitos apenas reparos de manutenção e restaurações.

É na área do Zócalo que tudo acontece, é lá que ocorrem as manifestações, apresentações culturais e o principal polo comercial da região. A Zócalo é tão grande que é considerada a maior das Américas com 56 mil m², a quarta do mundo! Já dá pra imaginar que esse lugar sempre está fervendo de gente.

El Zócalo é o ponto de partida para conhecer o centro histórico, pois nos seus arredores estão localizados muitos dos principais pontos turísticos da Cidade do México. Como por exemplo: a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional e o Museu do Templo Maior.

História da Praça Zócalo

Na verdade, seu nome oficial é Plaza de La Constituicíon. Mas ficou conhecida como praça Zócalo a partir do século XIX. Quando foi feito um concurso para erguer o monumento no centro da praça para comemorar a Independência do México.

Entretanto, esse monumento nunca chegou a ser erguido, ficou apenas um pedestal que está lá até hoje. O pedestal em italiano é chamado de zoccolo. Daí o apelido da praça.

Catedral Metropolitana no Zócalo, Cidade do México

Outra curiosidade é que a praça foi construída em cima do antigo centro político e religioso dos Astecas em Tenochtitlán, antiga capital. Que foi destruída com a invasão dos espanhóis no ano de 1951.

Cerimônia de hasteamento da bandeira

Diariamente acontece uma espécie de cerimônia com o hasteamento da enorme bandeira do México na Zócalo. Acontece sempre pela manhã, pontualmente às 8:00. 

Realmente é um evento belíssimo que você não pode perder. A cerimônia conta com sons de tambores e trombetas, e vários soldados marchando.

Uma dica para assistir esse espetáculo com vista privilegiada é no terraço da Catedral Metropolitana, bem de frente pra El Zócalo. Pois lá é bem alto e você poderá registrar e apreciar esse momento tranquilamente.

Ao sol se pôr os soldados baixam a bandeira e só hasteiam novamente no dia seguinte.

Como chegar na praça Zócalo

Para quem está hospedado no centro, o Zócalo fica à alguns metros distância, certamente você fará uma caminhada de 15 minutos. Para não correr o risco de se perder, já que o centro sempre está muito lotado, indico que você coloque no Google Maps, lá ele dará a melhor rota.

Se você estiver hospedado nos outros bairros também é bem simples de chegar. Para isso, você deve pegar a linha 2 do metrô e descer na estação que fica na praça Zócalo.  Confira aqui como se locomover na Cidade do México.

Zocalo, Cidade do México

O que há próximo à Praça Zócalo

O diferencial desse lugar é que existem diversos restaurantes em volta à praça, alguns deles possuem terraço. Sendo uma ótima opção para apreciar a vista e observar o movimento das pessoas passando pela praça enquanto você se delicia com a culinária local. 

Indico bastante o Balcón del Zócalo, localizado no terraço de um hotel, possui uma vista espetacular. Além dos atendentes serem super gentis, a comida é muito saborosa e com o preço justo.

Com certeza você não pode deixar de reservar pelo menos 2 dias da sua viagem para conhecer a praça e seu arredores (prédios históricos, igreja, museu e etc.). Não se preocupe, temos post de todos os lugares que você não pode deixar de conhecer.

Ahhh, ia esquecendo, na praça é um dos locais que dá pra observar os prédios afundando e vale a pena tirar aquela foto pra registrar, afinal, não é em todo lugar que isso acontece.

Já sabe, né? Se restar alguma dúvida pode deixar nos comentários. Nossa equipe está a postos para lhe responder e lhe ajudar no que for possível.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.