O Mundo é Seu

Jardins do Inhotim

Esse conteúdo faz parte do Guia de Inhotim.
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe

Na década de 80, contratado por Bernardo, dono da propriedade, o paisagista Pedro Nehring iniciou o grande projeto dos Jardins de Inhotim em Brumadinho. Autor de um espetacular pedaço do paraíso na Terra, Pedro segue ainda nos dias de hoje acompanhando e dando continuidade ao que começou naquela época. 

Em 2010, sua grande obra ganhou o título de Jardim Botânico.

Jardins do Inhotim

No período de 2000 a 2004, Inhotim também teve a colaboração do paisagista Luiz Carlos Orsini, responsável por muitas das belezas por lá instaladas. O local é uma referência mundial do paisagismo tropical contemporâneo e possui um acervo incrível.

São 140 hectares de pura diversidade de flora, abertos à visitação, onde pode-se observar:

  • 181 famílias botânicas
  • 953 gêneros
  • 4300 espécies, das quais 1400 são apenas palmeiras
 

É a maior coletânea de plantas vivas que nosso país possui nos dias de hoje.  E tudo isso encontra-se a uma altitude que varia de 725 a 970m acima do mar.

Jardins Temáticos

Todo esse ecossistema está distribuído pelo Instituto de forma a conversar com a arquitetura e vida artística existente. Cada espaço foi meticulosamente pensado para que a experiência fosse completa e envolvesse todos os elementos do lugar.

O turista se sente realmente imerso em um universo novo, que vai mudando à medida que ele percorre a área de visitação. No momento atual o Instituto Inhotim conta com 8 jardins temáticos, cada qual com suas características e peculiaridades. São eles:

Jardim de Todos os Sentidos

Completamente multissensorial, busca proporcionar ao visitante um mergulho pelos seus próprios sentidos. Nele, há a oportunidade de sentir o aroma de plantas medicinais, temperos, flores ornamentais e ainda aprender sobre algumas espécies tóxicas. As plantações ficam próximas do público para que, além de tudo, ainda possam tocá-las.

Jardim de Transição

Trecho em que se pode acompanhar a transição do bioma da Mata Atlântica para o Cerrado. A observação pode ser feita tanto pelo visual, pois o cenário muda bastante entre um ecossistema e outro, quanto pela sensação, já que o tipo afeta diretamente na temperatura e umidade de cada uma.

Jardim Desértico

Quase 2.600m2  de amostra de plantas com características desérticas. Um projeto que remete à vegetação mexicana, proporciona uma paisagem bastante dissonante com um mundo de espinhos, folhas pequenas e raízes longas.

Jardim Pictórico

Dando a impressão de se estar imergindo a uma pintura, esse é o jardim mais antigo de todo o Instituto. Belíssimo e muito vasto em sua diversidade de gêneros.

Jardim Sombra e Água Fresca

O maior dentre todos os lá existentes. Expõe árvores frutíferas e muitas palmeiras, sendo um lugar esplendoroso para um bom descanso. Inspira a educação ambiental, já que o ambiente chama à essa conversa.

Inhotim - Brumadinho - Lago

Jardim Veredas

Ali, tudo gira em torno da água. Há uma plena harmonia entre a arte com uma fauna predominantemente aquática. Muitos espelhos d’água podem ser vistos nesse jardim.

Largo das Orquídeas

Ali, tudo gira em torno da água. Há uma plena harmonia entre a arte com uma fauna predominantemente aquática. Muitos espelhos d’água podem ser vistos nesse jardim.

Os jardins encontrados no Instituto Inhotim são um espetáculo que nem os olhos acreditam ver. Os passeios podem ser feitos internamente com carrinhos, porém nada substitui um bom passeio a pé por meio de toda aquela vida. Deixe-se levar pelo encantamento da natureza.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.