Museu Msheireb

Os Museus Msheireb celebram a história de quatro casas de patrimônio histórico no coração de Msheireb Downtown Doha e sua entrada é gratuita! Localizados na parte mais antiga da capital, ao lado do Souq Waqif,  eles formam uma parte importante da história nacional do Qatar. Eles revelam aspectos únicos do desenvolvimento cultural e social do Qatar ao inspirar a criação de ambientes confiáveis nos quais o povo se envolva, converse e troque pensamentos sobre seu passado e seu futuro.

Os museus de Msheireb são um aspecto integral da regeneração do antigo centro comercial do centro da cidade com seu estilo de vida tradicional baseado na comunidade. A restauração das quatro casas do patrimônio, Bin Jelmood House, Company House, Mohammed Bin Jassim House e Radwani House, em museus são parte dos esforços de recriação da história do Qatar.

A visita ao museu está dividida em 4 casas, que contamos um pouco abaixo:

CASA MOHAMMED BIN JASSIM

CASA MOHAMMED BIN JASSIM

A primeira casa que a gente visitou foi a Mohammed Bin Jassim, ela conta a história de Doha e seu patrimônio arquitetônico. Construída pelo Sheikh Mohammed Bin Jassim Al-Thani, filho do fundador do Qatar moderno.

Esta casa patrimonial aborda o passado, o presente e o aspecto sustentável em que se baseia o Msheireb Downtown Doha. O museu abriga o Echo Memory Art Project usando objetos descobertos durante os trabalhos de escavação no local.

Ela nos leva a uma viagem no tempo, desde quando a região era muito pouco povoada e com cidades bem rústicas ao Qatar de hoje. Do início de casas distanciadas à criação de vilas com praças e jardins.

Ali você tem contato com relatos dos moradores que contam como foi a chegada do primeiro banco, do primeiro hotel, farmácias e cafés do Qatar. Essa casa representa o desafio desse povo de misturar o novo com as tradições.

BIN JELMOOD

Casa BIN JELMOOD

A segunda casa foi a de Bin Jelmood e confesso que não esperava ver o que vi aqui. Uma casa dedicada a abolição global da exploração humana, sim, à escravidão.

A casa também mostra e presta homenagem à perseverança humana e reconhece a contribuição cumulativa social, cultural e econômica de pessoas anteriormente escravizadas para o desenvolvimento das civilizações humanas.

A Casa explora o papel que o Islã desempenhou ao fornecer orientação para o tratamento humano de pessoas escravizadas, sua integração na sociedade e a eventual abolição da escravidão.

A Bin Jelmood House mostra uma época em que havia um comércio florescente de pessoas escravizadas em todo o mundo. A história no Qatar começa na escravidão, mas termina em liberdade compartilhada e prosperidade compartilhada.

O museu oferece espaço para reflexão sobre a história da escravidão e como ela evoluiu para formas modernas de exploração humana e suas muitas manifestações.

 

CASA RADWANI

Construída pela primeira vez na década de 1920, esta casa está localizada entre Al-Jasrah e Msheireb, dois dos bairros mais antigos de Doha. A casa restaurada apresenta a vida familiar tradicional do Qatar e reúne, preserva e compartilha memórias do Catar.

A Radwani House oferece aos visitantes uma visão de como a vida familiar evoluiu no Qatar ao longo dos anos. A casa mostra não apenas a maneira como mudou ao longo do tempo, mas também como a vida familiar doméstica foi transformada em Doha.

É muito claro as mudanças provocadas na vida familiar pela descoberta do petróleo e a chegada da eletricidade. Os trabalhos de escavação realizados por arqueólogos na Radwani House constituíram as primeiras escavações arqueológicas no centro da cidade. Essas escavações produziram uma série de achados importantes que fornecem algumas pistas sobre a vida cotidiana naqueles tempos.

SEDE DA EMPRESA

Situado em uma casa que já foi usada como sede da primeira empresa de petróleo do Qatar, este museu conta a história dos trabalhadores pioneiros da indústria petrolífera e suas famílias, que ajudaram a transformar o país em uma sociedade moderna. Ali você encontra relatos em primeira mão de homens que trabalharam não apenas para sustentar suas famílias, mas também para lançar as bases de sua nação emergente.

Destemidos por desafios e contratempos, esses pioneiros do Qatar demonstraram dedicação notável, inaugurando a era da exploração de petróleo. Acompanhe a história enquanto eles suportaram a dura jornada para Dukhan com sorrisos, enquanto ansiavam por seus entes queridos deixados para trás em Doha. O passeio é bem interativo e você pode interagir com as ferramentas e aparelhos expostos.

Sobre a visita

Domingo: Fechado
Segunda a Quinta: 09h00 às 17h00
Sexta: 15h00 às 21h00
Sábado: 9h00 às 17h00

A entrada nos museus é gratuita.

Última entrada 30 minutos antes do fechamento
Durante o horário de funcionamento, os visitantes podem interagir com todos os museus à vontade.
O horário de funcionamento está sujeito a alterações durante os feriados nacionais.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.