Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México

Esse conteúdo faz parte do Guia da Cidade do México.
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe

O Museu Nacional de Antropologia está localizado na Cidade do México, no interior do Parque de Chapultepec, e é uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade.

Certamente é uma das atrações turísticas mais visitadas da Cidade do México, recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano.

Museu Nacional de Antopologia na Cidade do México

O Museu Nacional de Antropologia é bem grande, por isso é necessário que você reserve um dia todo para fazer a visita e conhecer o máximo da história dos povos que viveram lá há milhares de anos.

De fato, o Museu Nacional de Antropologia é uma das grandes atrações desse destino. Pois possui um enorme acervo de peças e artefatos arqueológicos e antropológicos que datam do período pré-colombiano do México.

Galeria do Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México

Pavimentos do Museu Nacional de Antropologia

O Museu Nacional de Antropologia construído em 1964, conta com 23 salas, que abrigam as exposições permanentes. Também possui 1 sala destinada às exposições temporárias e 2 auditórios. Além disso, abriga também a Biblioteca Nacional de Antropologia e História.

Possui dois pavimentos. O térreo é voltado para a antropologia e a cultura dos povos antecessores aos mexicanos. Enquanto o segundo pavimento é destinado a exibir a etnografia dos indígenas mexicanos.

Ambos os pavimentos são bem interessantes e ao lado de todos os itens, existe uma placa que identifica e passa informações. Além disso, existe a possibilidade de fazer a visita contando com o auxílio de um áudio guia, que lhe da mais detalhes da história. Infelizmente, as visitas guiadas estão suspensas, em decorrência da pandemia.

É de suma importância que você faça a visita ordenadamente ao Museu Nacional de Antropologia pois as salas seguem uma linha de raciocínio além de lhe situar no tempo. Por isso, para um bom entendimento, evite pular salas ou começar na ordem errada.

Você terá a oportunidade de fazer um passeio único e conhecerá desde a humanização do homem, até armas usadas pelos indígenas e a forma como eles desenvolviam as técnicas de agricultura.

Pedra do Sol - Museu Nacional de Antropologia

O ápice da visita no Museu Nacional de Antropologia é a sala dedicada à civilização teotihuacana onde está a famosa Pedra do Sol, também conhecida como Calendário Asteca. Ela foi encontrada durante as escavações feitas no Zócalo, centro da Cidade do México e pesa cerca de 25 toneladas.

No mesmo ambiente estão expostas enormes esculturas que foram feitas em homenagem aos seus deuses.

Dica valiosa

 

Uma dica muito valiosa é visitar primeiro o Museu Nacional de Antropologia, antes de conhecer as Pirâmides de Teotihuacán. Já que a visita ao museu irá lhe explicar toda a história e evolução desse povo. Com certeza, conhecer as pirâmides após, vai te deixar mais encantado ainda pela história.

É importante conferir no site oficial do museu a programação das exposições temporárias, pois existem uma programação variada e interessante.

Templo Asteca - Museu Nacional de Antropologia no México

Estrutura do Museu Nacional de Antropologia

Ao lado do lobby existe uma lojinha, onde você pode adquirir uma lembrança do local. Existem várias réplicas de itens que estão expostos no museu. Vale muito a pena comprar, para guardar de recordação, ou quem sabe, expor na sua casa, caso você colecione itens de cada lugar que visita.

Existe também uma lanchonete que oferece pratos típicos do México além de contar com um cardápio especial que destaca a culinária do milho. Seu funcionamento é de terça a sábado das 10h às 18h.

O Museu Nacional de Antropologia é acessível e dispõe de cadeira de rodas, que para fazer o uso basta solicitar a algum segurança que esteja presente. Além disso, conta com elevadores, que podem ser acessados apenas por pessoas que apresentam dificuldade para se locomover.

É permitido tirar fotos, desde que sejam feitas sem o uso do flash. Para filmar você deve fazer uma solicitação na bilheteria, e custa 45 MXN.

Ingressos e horário de funcionamento do Museu Nacional de Antropologia

Horário de funcionamento

  • Terça à domingo: 9:00 às 17:00

Valores de entrada

  • Público geral: 85 MXN
  • Entrada gratuita para maiores de 60 anos, menores de 13 anos, pessoas com deficiência, professores e alunos.
  • Aos domingos, a entrada é gratuita para o público nacional e estrangeiros residentes no México com documento válido.

Estacionamento

  • 20 MXN por hora

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Booking.com

Outros assuntos,
para você se perder

Categorias

Um viajante está visitando agora:

Nossos parceiros de aventura

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo: