Conheça o Metrô de Doha no Qatar

Pense em um metrô com cheirinho de novo. Agora pense em um metrô novo, autônomo, super veloz mas lá nos países árabes. Pois é, este é o metrô de Doha. O preço da passagem de metrô é bem convidativo, com “day pass” e tickets para a família. Pasmem: tem primeira classe neste transporte.

 

Estação de metrô em Doha - Todos tem o mesmo formato, de uma flor

Construído recentemente e inaugurado em maio de 2019, o metrô de Doha é uma das melhores formas de se locomover na capital do Qatar. Este é um meio bastante democrático e bem novo, inclusive para os habitantes que ainda não se acostumaram a utilizá-lo no dia a dia.

Como se trata de uma cultura diferente da nossa, percebemos várias diferenças que tornam a utilização ainda mais bacana, inclusive limitando o teto máximo de gasto com o metrô que a partir de certo valor, fica “gratuito”. Fica ligado no nosso especial sobre a cidade e abaixo, onde conto tudo sobre este meio de transporte.

Doha e seu metrô

A primeira coisa que você precisa saber é que no metrô de Doha existem duas classes. Sim, duas: Gold e Standard.

Para viajar de metrô você precisa comprar um cartão de viagem em uma máquina de tickets na estação, com um atendente que fica próximo a ela ou em um balcão. Existem dois tipos de cartões, os recarregáveis e os descartáveis. Para turistas sugiro os descartáveis que não tem custo de aquisição.

O cartão recarregável garante que se você precisar utilizar o metrô mais vezes ao dia, o teto de viagens será sempre a carga do day pass ou seja, você nunca pagará mais que o necessário. Como este cartão tem custo alto que aquisição, ele não vale a pena para turistas.

Confira as tarifas:

Às sextas feiras o metrô só funciona a partir das 14hs. Então, neste dia você deve usar outros tipos de transporte, preparamos um guia para isto.

Standard Metrô

Se você como eu vai junto com o povão, seu ticket é o Standard. Com ele você vai embarcar em um dos dois tipos de vagão mais populares do metrô (conto sobre eles a frente). Não se engane, popular aqui é muito chique frente aos nossos 😉.

Existem dois tipos de tickets que indicamos para turistas: single journey e day pass. O single journey como o nome diz dá direito a um único trecho e o day pass, ao dia todo.

Cada trecho, ou seja, de um local ao outro custa QAR 2 (dois riais cataris) e o day pass QAR 6 (seis riais cataris).

O day pass vale por 24 horas, ou seja, se comprou ao meio dia, ele vale até o meio dia do próximo dia.

Uma das coisas que você tem que ter em mente é que você utilizará seu ticket para entrar e sair da estação, mesmo se for um passe single. Guarde ele contigo porque pode ser solicitado por agentes de fiscalização e ele é necessário para sair nas catracas.

Os tipos de vagões

O metrô de Doha são dividido em dois tipos de vagões: Standard e Family. Isto é uma parte cultural forte do islamismo onde os conceitos de família são levados muito a sério. Se desrespeitar as pessoas olham torto e algumas falam que seu local não é ali.

Os vagões família é destinado a mulheres, pais com crianças e mulheres acompanhadas de homens (família, casais e amigos).

Vagão Standard - Destinado a homens Os vagões standard são destinado principalmente para homens, mas não há restrição para mulheres e famílias. Os locais sempre preferem os vagões família quando acompanhados de suas famílias, tradição é tradição.

 

GoldClub Metrô

A classe Gold, mais cara, tem um vagão mais sofisticado e exclusivo. Para acessá-lo você precisa comprar o passe para esta classe GoldCub. No vagão os assentos são separados por poltronas com braço e é garantido que você não vai viajar com alguém muito colado em você (lol). O vagão é todo decorado em dourado, com lindos padrões e é geralmente o primeiro do trem o que garante uma experiência fascinante neste trem autônomo.

O GoldClub custa para uma única utilização QAR 10 (dez riais cataris) mas você pode comprar o passe day pass que dá direito a várias utilizações por QAR 30 (trinta riais cataris).

Existe também o card fixo, que você compra por QAR 100 e carregar pelo app ou máquina de tickets, mas este só vale para os nativos que utilizam o transporte regularmente. Ele faz com que a passagem tenha um teto de cobranças, mas para turista não vale a pena.

O GoldClub card pode ser comprado nas bilheterias do GoldClub que existem nas estações. Como é um produto mais vip, o atendimento é presencial.

Viagens gratuitas no metrô de Doha

Se você comprar o cartão recarregável (não recomendo para turistas) e utilizar mais viagens que a soma do valor máximo pago pelo valor do Day Pass da modalidade, as passagens sairão de graça. Esta é uma medida para incentivar a utilização do metrô em Doha pelos cataris.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on print
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Booking.com

Outros assuntos,
para você se perder

Categorias

Um viajante está visitando agora:

Nossos parceiros de aventura

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo: