O Palácio Nacional da Cidade do México

É difícil o Palácio Nacional passar despercebido por quem passa pela praça Zócalo, pois possui uma estrutura tão grande e bela que chama atenção dos turistas. A verdade é que quando estive lá observei muita gente batendo fotos em frente, mas não sabiam nem do que se tratava.

Por isso, nós O Mundo é Seu vamos explicar porque o Palácio Nacional é tão importante e imponente.

Palacio Nacional (National Palace) Fountain - Mexico City, Mexico

O Palácio Nacional construído em 1522 e durante muitos anos funcionou como moradia oficial do presidente do país, entretanto ele passou a habitar o Castelo de Chapultepec

É lá onde funciona a sede do Poder Executivo do país. Ocupando uma área de 40.000 m2 e medindo mais de 200 metros de comprimento, o edifício do Palácio Nacional é um cartão postal da Cidade do México.

Sua fachada possui três portas de acesso, sendo que apenas a do meio pode ser acessada pelo público para fazer a visitação interna. Além disso, é nessa porta do Palácio Nacional que o presidente dá o Grito de Dolores, na noite da virada para o dia 15 de setembro, em comemoração a Independência do México.

O presidente do México e os componentes do governo gritam uma frase que foi deixada por Miguel Hidalgo, que é considerado o pai da nação mexicana, pois lutou pela independência.

“Viva la independência, viva la Virgen de Guadalupe. Muera el mal Gobierno”
(Viva a independência, viva a Virgem de Guadalupe. Morte ao mau governo).

Na mesma linha de raciocínio, o sino que fica localizado na parte superior da porta é tocado. Esse sino é original e foi tocado por Miguel Hidalgo, quando chamou a nação para lutar contra os espanhóis.

Descobertas atuais no Palácio Nacional do México

Durante a construção da linha 2 do metrô da Cidade do México e a restauração da estrutura do Palácio Nacional, por conta do afundamento do edifício, foram encontradas várias partes do palácio de Moctezuma, antigo líder dos Astecas.

Foram encontradas partes de uma parede e restos de um andar de basalto, rochas provenientes de erupções vulcânicas.

Visitação ao Palácio Nacional

A entrada para o Palácio Nacional é totalmente gratuita, e pode ser feita uma visita guiada, para isso, basta contratar um guia especializado. Ele irá lhe explicar tudo e um pouco mais.

Não esqueça de levar um documento com foto, pois a sua entrada só é autorizada se você estiver em posse dele.

Para acessar a entrada de visitantes do Palácio Nacional, você deve se deslocar até a rua Moneda, que fica do lado direito da Catedral Metropolitana.

  • Pátio Central: Será o primeiro lugar que você visitará, pois fica bem próximo à entrada. Se por fora você acha o edifício são grandiosos, quem dirá ao entrar. Você vai avistar tantas janelas que parecem não ter fim. No meio do pátio existe uma fonte, conhecida como fonte de Pégaso. Uma dica para tirar boas fotos é posicionar o celular de baixo para cima, assim você garantirá ótimas fotos para postar do feed do Instagram.
  • Murais: Existem vários murais pintados por Diego Rivera entre os anos de 1929 e 1951. Nas suas pinturas ele narra de uma forma extremamente criativa a história do México. Vale a pena observa-las com calma.
  • Jardim Botânico: Já adianto, esse lugar rende boas fotos pra quem gosta de dar closes. Também é conhecido como Jardim da Imperatriz. Possui muitas espécies de plantas de região. Principalmente cactos. Por isso, toma bastante cuido ao transitar por lá, pois eles têm muitos espinhos.
  • Museu: Dentro do Palácio Nacional foi construído um museu em homenagem a Benito Juárez. Onde são expostos móveis antigos e documentos importantes que contam a história do homenageado.
 

Além disso, quase sempre tem exposições temporárias, já que possui diversas salas.

Horário de funcionamento do Palácio Nacional

Terça a domingo: 09:00 às 17:00.

Uma dica muito valiosa é evitar visitar do domingo, pois é o horário que fica mais cheio. Prefira visitar na quarta feira, você vai ter o palácio quase todo só pra você. Sendo assim, você pode conhecer tudo com calma e tirar fotos sem aquela multidão ao fundo.  

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.