por nossa equipe
O Inhotim é um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo, situado em Brumadinho-MG. É considerado o maior de sua categoria a céu aberto.
Diz-se que esse nome vem de tempos mais antigos, quando o dono da propriedade era um senhor chamado Timothy. Tratado com respeito e afeto pelos demais, era chamado de “Sinhô Tim” ou, “Nhô Tim”. Porém, quando começou a ser idealizado para o fim de instituto e museu, já era propriedade de Bernardo de Mello Paz.
Bernardo adquiriu o primeiro quinhão de terra logo que lá chegou. Apaixonou-se por uma árvore centenária que ficava no início da propriedade. A partir de então, ele passou a somar hectares e hectares ao seu montante, finalizando com o tanto que o Instituto tem até hoje.
A história do Inhotim
Bernardo resolveu, em meados da década de 80, transformar aqueles seus quase 1.000 hectares em um museu a céu aberto, o que, mais tarde, passou a ser o maior museu a céu aberto do mundo. O terreno faz parte da Mata Atlântica e encontra-se de 700m a 1.500m acima do nível do mar.
O instituto, propriamente dito, surgiu em 2002. Teve sua abertura ao público, mediante disponibilidade de horário, em 2005. A partir de 2006 teve a entrada liberada sem necessidade de agendamento. Atualmente conta com 18 galerias, 450 obras de arte nacionais e internacionais, 98 bancos do designer Hugo França, dentre muitas outras manifestações artísticas, além de toda a magnífica vida florestal que abraça as construções humanas que se encontram por lá.
Obras de Arte
Constituída por obras arquitetônicas, instalações internas e externas, obras itinerantes e também obras permanentes, hoje o Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo. É um título respeitável que faz com que muitos artistas busquem a instituição em busca de expor suas obras. Deve ser visitado com calma e bastante fôlego pois há muita arte por todo o lugar.
Horários de funcionamento
O Instituto tem seu funcionamento aberto ao público de quarta à domingo. O horário de abertura dos portões é sempre o mesmo: 9h30. Porém o fechamento alterna. De quarta à sexta, o parque encerra as atividades ao público as 16h30. Sábados, domingos e feriados, às 17h30.
Serviços Disponíveis
Alguns serviços são disponibilizados dentro do Instituto para o seu maior conforto:
- Transporte interno: pelo valor de R$30, que deverão ser pagos antecipadamente por meio da plataforma Sympla, você poderá percorrer todo o parque dentro de um carrinho elétrico. Nesse valor não inclui o serviço de motorista, que também está disponível, porém apenas para contratação direta no parque. Pessoas com deficiência com 1 acompanhante e crianças até 5 anos não pagam.
- Visitas mediadas: divididas entre Panorâmica (que tem seu foco mais voltado para a botânica e a arte em geral) e Temática (foca em novas obras do Instituto), ambas duram em torno de 90min e podem ser agendadas de forma gratuita.
- Alimentação: há regras quando ao consumo de bebidas e alimentos no parque. Para tanto, com a intenção de atender bem a todos, o Instituto Inhotim possui alguns restaurantes e cafés em pontos específicos. Manter a alimentação nos lugares indicados colabora com a preservação de toda a biodiversidade.
- Loja: ao fim da visitação, há uma loja, onde lembranças, amostras e até obras de arte mesmo podem ser adquiridas. É quase como se fosse realmente uma última galeria a ser visitada. Você terá a oportunidade de adquirir desde itens de papelaria até joias, de tão grande a lista de produtos disponíveis.