
Você está procurando por dicas de o que fazer de graça em Paris? Temos uma boa notícia: há muitas boas opções. Não há dúvidas de que a cidade-luz é um dos mais belos destinos de todo o mundo.
Com seus museus, jardins, arquitetura, lojas, entre outras atrações, você não irá parar por um só minuto. A melhor parte é que muitos lugares incríveis podem ser visitados sem precisar gastar um centavo.
Fizemos uma lista com 10 locais para visitar em Paris de graça. Continue lendo e descubra.
1. O que fazer de graça em Paris: Champs-Élysées
A Champs-Élysées é uma das mais bonitas vias de Paris. São quase dois quilômetros com cafés, cinemas, lojas e marcas de luxo. Algumas delas são: Luis Vuitton, Dior e Cartier. Não é de espantar que o local esteja sempre agitado, com turistas e moradores da cidade.
Um fato interessante de saber é que o local se transforma durante a noite. Os bares e restaurantes ficam cheios, com uma vida noturna para lá de movimentada.

Por isso, uma boa dica é fazer o seu passeio durante o fim da tarde. Dessa forma, será possível conhecer os dois lados desse local incrível. Além, é claro, de poder se maravilhar com cada minuto do pôr-do-sol em um dos mais belos endereços do mundo.
2. O charme de Paris à beira d’água: Rio Sena
O Sena é o principal rio da cidade. Com impressionantes 800 quilômetros, há um total de 37 pontes que passam por cima das águas. É o Sena que divide Paris em rive droite, margem direita, e rive gauche, margem esquerda, desde a Idade Média.

Uma boa dica para conhecer bem de perto o rio é percorrer as calçadas que ficam no nível da água. Todo o agito da cidade desaparece e é possível apreciar a paisagem com toda a calma do mundo. Depois, é só subir e escolher a ponte mais bonita para apreciar a paisagem de outro ângulo.
3. A mais bela igreja de Paris: Notre-Dame
A Catedral de Notre-Dame é uma das mais antigas construções de Paris. Trata-se de uma igreja católica, com 127 metros de comprimento, dedicada à Virgem Maria. Sua construção foi iniciada no ano de 1163 e ela levou pouco mais de 180 anos para ficar pronta.
Notre-Dame é um marco da arquitetura gótica, capaz de abrigar até 6 mil pessoas. A igreja foi cenário de uma das mais famosas obras da literatura ocidental, O corcunda de Notre-Dame, de Victor Hugo.

Em 2019, a catedral passava por uma reforma quando aconteceu um incêndio. Por isso, a entrada do público só será permitida a partir de 2024.
Ainda assim, vale muito a pena ver a fachada de perto. Afinal, os vitrais coloridos, as esculturas em pedra e os portais com relevos, podem ser vistos de fora.
4. O que fazer de graça em Paris: Jardim Luxemburgo
O jardim foi construído no século 17, pela rainha Marie de Médicis, para cercar o Palácio Luxemburgo. Hoje, o edifício funciona com sede do senado francês.
O jardim é uma área verde, com mais de 20 hectares. O visitante pode relaxar em um imenso gramado, com canteiros de flores, lados e uma paisagem incrível.

Além das belezas naturais, o local é uma verdadeira galeria a céu aberto. Ao todo, são 106 estátuas e esculturas em meio ao jardim, para tornar o passeio ainda mais fascinante.
Durante o verão, há uma série de atividades por lá. Alguns exemplos são: música ao vivo, teatro de marionetes, competições esportivas, cursos e mais.
5. O luxo das lojas parisienses: Grands Magasins
Grands Magasins são enormes lojas de departamentos francesas. Mais do que simples espaços comerciais, são locais gigantescos, com uma arquitetura de tirar o fôlego.

A Galerie Lafayette, uma das mais tradicionais da cidade, é um espetáculo à parte. São mais de 70 mil metros quadrados, com 25 restaurantes e mais de 3 mil marcas. Além disso, o edifício é todo em estilo art-nouveau, com uma imensa cúpula de vidro ao centro.
Se você quiser descobrir muito mais sobre os mais de 100 anos de história da galeria, basta fazer uma visita guiada. Elas acontecem diariamente e também são grátis, mediante reserva.
6. O que fazer de graça em Paris: Quartier Latin
Ideal para aqueles que gostam da vida boêmia, o Quartier Latin é um local único em toda a Paris. Aqui, os bares, cafés e restaurantes se misturam a livrarias, teatros e outras atrações culturais.

Além disso, é aqui que fica a Universidade de Sorbonne, uma das mais importantes e tradicionais do país. O local tem uma mistura incrível, pois é muito frequentado por turistas, artistas, estudantes e intelectuais.
Aproveite a caminhada para ver de perto atrações como: o Moulin Rouge, o Panteão e o Jardin des Plantes.
7. O que fazer de graça em Paris: museus
Há uma infinidade de museus para visitar em Paris. Mas o que nem todo mundo sabe é que, no primeiro domingo de cada mês, a entrada é gratuita.

A dica é se programar e sair de casa cedo, pois as filas costumam ser longas. No entanto, vale muito a pena. A economia é enorme e a diversão é garantida.
Fizemos uma lista com 5 locais para visitar gratuitamente nesse dia:
– Museu do Louvre
– Museu Orangerie
– Museu d’Orsay
– Museu Picasso
– Museu da Idade Média
8. O cartão-postal de Paris: Champs de Mars
A Torre Eiffel é, sem dúvida, um dos mais famosos cartões-postais da capital francesa. Subir até o topo é uma atração paga, mas descansar aos pés desse monumento é totalmente de graça.

Estamos falando do Champs de Mars, uma belíssima área verde com nada menos do que 25 hectares. Por lá, é comum ver pessoas aproveitando o ar livre, praticando esportes ou fazendo um delicioso piquenique.
O local pode ser visitado a qualquer hora, já que fica aberto 24 horas por dia. De quebra, ainda é possível passar por baixo dos 300 metros que formam a estrutura da Torre.
9. Jardim suspenso em Paris: Promenade Plantée
Bateu vontade de sair um pouco do circuito turístico e ir em um lugar para lá de diferente? A dica é o Promenade Plantée. Trata-se de um inacreditável jardim suspenso com pouco mais de 4 quilômetros de extensão.
Originalmente, o local era um viaduto abandonado. Na década de 1980, ele foi transformado em uma área verde, ideal para caminhadas e corridas.
Por não ser muito conhecido, ele oferece bastante tranquilidade. Na parte de baixo fica o Viaduc des Arts. É lá que ficam as lojas especializadas em instrumentos musicais e materiais artísticos diversos.
10. O que fazer de graça em Paris: Museu de Arte Moderna
Visitar a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Paris é grátis em qualquer dia da semana. O acervo é dedicado às produções feitas durante o século 20.
Você poderá ver de perto obras de artistas como: Pablo Picasso e Henri Matisse, entre outros. Além disso, este é um dos poucos museus parisienses com ar condicionado. Portanto, é uma ótima pedida para os dias mais quentes.
Gostou de saber o que fazer de graça em Paris?
Agora você já está por dentro das melhores dicas para curtir sua ida a Paris sem precisar gastar muito. Qual lugar dessa lista é imperdível para você?