O Mundo é Seu

O que fazer: Teatro Colón em Buenos Aires

Esse conteúdo faz parte de Buenos Aires
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe

Se você gosta de teatros e de voltar no tempo para anos atrás, quando era comum ir assistir a uma peça aos finais de semana, então, você vai amar conhecer o Teatro Colón na sua visita por Buenos Aires!

Com uma arquitetura magnífica e de tirar o fôlego, o Teatro Colón é considerado como um dos teatros líricos mais famosos e importantes de todo o nosso planeta! Esse reconhecimento foi dado a ele por conta não somente do seu tamanho, mas, também, pela acústica do local e pela incrível trajetória ao longo dos anos.

Teatro Colon em Buenos Aires, Argentina

Não há dúvidas de que o Teatro Colón de Buenos Aires possui um valor artístico para a história argentina e mundial gigantesco!

O local está muito bem localizado entre 4 ruas: Cerrito, Viamonte, Liberdade e Tucumán. Assim, fica muito mais fácil falar que ele é o centro de toda a cidade de Buenos Aires, e que funciona como um belíssimo coração que ajuda a manter viva a arte!

Para se ter uma ideia, o Teatro Colón é considerado tão importante quanto a Ópera de Paris e o La Scala em Milão. Portanto, esse ponto turístico deve fazer parte do seu roteiro por Buenos Aires e agora vou te contar todos os detalhes sobre ele!

Desde que abriu as suas portas pela primeira vez, em 1908, o Teatro Colón encanta gerações e oferece uma experiência incrível em Buenos Aires.

Então, vem com a gente descobrir mais informações e curiosidades sobre o prédio!

Visita guiada ao Teatro Colón

O Teatro Colón oferece aos turistas e residentes, a oportunidade de conhecerem, de forma mais detalhada e profunda, sobre a história do teatro e os seus diversos espaços.

As visitas guiadas pelo Teatro Colón acontecem todos os dias, e são feitas em espanhol e em inglês. No entanto, existem apenas duas opções de horário para o tour em inglês por dia.

Os ingressos podem ser comprados através do próprio site do Teatro Colón, e custam $3.800 pesos argentinos para o público geral, e $1.800 pesos argentinos para residentes. Crianças com até 7 anos e pessoas com deficientes não pagam a entrada.

Teatro Colón, Lateral

No total, a visita dura cerca de 50 minutos e cada grupo comporta até 34 visitantes. Em geral, a visita guiada pelo Teatro Colón é uma ótima opção de passeio, principalmente para quem é bastante interessado por arte e história.

Durante o tour, você vai conhecer muitos detalhes sobre o teatro que nem sempre o público geral tem conhecimento, além de poder visualizar algumas áreas restritas ou que você não conseguiria acessar sozinho.

São vários corredores, itens de decoração, estátuas, obras de arte e muita história guardada em cada metro quadrado do teatro. Dentre os pontos inclusos no tour da visita guiada, estão: la Sala, el Foyer Principal, la Galería de Bustos e o Salón Dorado.

Salón Dorado, Teatro Colón. Buenos Aires
Salón Dorado, Teatro Colón. Buenos Aires

Portanto, não há dúvidas de que a visita guiada do Teatro Colón vale muito a pena, tanto para quem ama arte e história, como para quem gosta de apreciar as várias faces da arquitetura.

O teatro fica aberto todos os dias, das 11h00 às 16h45. E cada grupo da visita guiada sai a cada 15 minutos. No entanto, para evitar filas e não conseguir o ingresso, recomendamos acessar o site oficial, e fazer a compra através dele. Assim, você pode analisar os dias e horários disponíveis, e escolher o melhor para você.

Onde comprar a visita guiada do Teatro Colón?

Existem duas formas de adquirir o seu ingresso para uma visita guiada no Teatro Colón. Você pode realizar a compra diretamente na bilheteria do teatro, localizada na rua Tucúman 1171, ou fazer a compra online através do site Visitas Guiadas | Teatro Colón, clicando aqui.

O pagamento pode ser feito via cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro. E deve ser em pesos argentinos, não sendo aceito nenhuma outra moeda estrangeira na hora da compra.

Acontecem apresentações no Teatro Colón?

Sim, o Teatro Colón acontecem apresentação constantemente e, inclusive, é uma forma excepcional de conhecer o teatro de uma maneira bem diferente e única!

Apresentação no Teatro Cólon, Buenos Aires

O local possui atrações constantes, que podem ser conferidas no calendário oficial do site. Existem apresentações de balé, óperas, orquestras, recitais, peças teatrais e muito mais. Portanto, vale a pena conferir qual é a programação para os dias que você estará por Buenos Aires para aproveitar e conhecer o local.

Existem opções com o preço bem acessível e em diversos horários do dia. Assim, você consegue se programar para conhecer as redondezas do teatro também, e encaixar a visita na sua programação do dia.

Curiosidades sobre o Teatro Colón

Não dá para falar sobre o Teatro Colón sem comentar sobre um fato muito interessante que envolve o espaço: a quantidade de pessoas famosas que já colocaram os pés por lá, seja para participar ativamente de uma apresentação, ou para assistir às fantásticas obras.

Como comentamos no início, esse teatro é muito importante para todo o mundo, e considerado um dos melhores, estando lado a lado com locais como a Ópera de Paris. Por isso, muitos famosos já passaram pelo local.

A lista é realmente muito extensa, mas podemos destacar nomes como Richard Strauss, Igor Stravinsky, José Carreras y Luciano Pavarotti, Arthur Honegger, Paul Hindemith, Manuel de Falla, Enrico Caruso, Lauritz Melchior, José Carreras, Kiri te Kanawa, Titta Ruffo e até Renée Fleming.

Sem contar bailarinos renomados ao redor de todo o mundo, incluindo Anna Pavlova, Mikhail Baryshnikov, Alicia Alonso, Vaslav Nijinsky, Olga Ferri e Rudolf Nureyev.

A história do Teatro Cólon

Para começar a conhecer o Teatro Colón com o pé direito, vamos contar um pouco da sua história.

Antes do Teatro Colón ser criado e servir de palco para as atrações em Buenos Aires, a cidade abrigou um outro teatro, que foi inaugurado no ano de 1857. Na época, o teatro ficava localizado bem no meio da cidade e próximo de regiões importantes, como a Plaza de Mayo e o Banco Nacional.

Teatro Colón - foto antiga

Este antigo teatro funcionou no local até o ano de 1888, quando fechou as portas. Somente 20 anos depois, o Teatro Colón começou a dar as caras no local que conhecemos hoje, devido a alguns problemas financeiros, e por conta da morte de arquitetos que estavam trabalhando na reforma do prédio.

Então, o teatro começou a ser construído em uma região que é um pouco mais afastada do centro da cidade, na Celle Cerrito.

Na obra arquitetônica, trabalharam nomes como Victor Meano, Jules Durmal e Francesco Tamburini. O foco era criar um edifício gigante e em estilo eclético, que, no final, resultou em um teatro com mais de 37.000 metros quadrados.

A inspiração utilizada pelos arquitetos foram as edificações italianas e francesas. É possível observar a similaridade observando a fachada do Teatro Colón e a sua disposição interna.

Construção do Teatro Cólon, Buenos Aires

Ao longo do tempo, o teatro passou por reformas e obras de expansão, o que elevou a sua metragem quadrada de 37 mil metros para 58 mil metros quadrados. O interior do teatro comporta cerca de 3.000 pessoas.

Ao entrar no prédio, uma das coisas que mais chamam a atenção, sem dúvida, é o belíssimo teto, que foi pintado a mão por Raúl Soldi, um grande pintor argentino, nos anos de 1960.

A primeira peça do Teatro Colón, que deu a inauguração oficial do teatro, foi a Ópera Aida, elaborada por Giuseppe Verdi. A apresentação aconteceu no dia 25 de março, do ano de 1908.

Com o decorrer do tempo, o teatro recebeu grandes apresentações nacionais e internacionais, indo desde peças teatrais, até shows musicais e de dança.

Postal do Teatro Cólon

Dentro do teatro, é possível encontrar algumas oficinas, incluindo carpintaria, sapataria, mecânica, fotografia, luzes, cabeleireiro, maquiagem e muito mais.

Além disso, o Teatro Colón, atualmente, possui a sua própria companhia de Balé e uma ópera, sendo considerado como um dos melhores teatros de todo o mundo. Por isso, o teatro se tornou um dos Monumentos Históricos Nacionais da Argentina.

O que fazer nos arredores do Teatro Colón?

Depois da sua visita ao Teatro Colón, você pode aproveitar para conhecer alguns outros pontos turísticos, e locais famosos de Buenos Aires que estão na mesma região.

Por isso, para otimizar o seu roteiro, separamos alguns locais que vale a pena você se programar para conhecer também, e que estão bem próximos do teatro. Confira!

Obelisco de Buenos Aires

O Obelisco de Buenos Aires é considerado como um dos maiores emblemas e monumentos da cidade, podendo se igualar à Torre Eiffel de Paris, ou à incrível Estátua da Liberdade!

O monumento foi inaugurado no ano de 1936, como um símbolo para relembrar o quarto centenário da fundação da cidade. Ele foi projetado pelo incrível arquiteto Alberto Prebisch, reconhecido por conta das suas obras modernistas.

Obelisco de Buenos Aires

O monumento do Obelisco foi criado em cima do local onde, pela primeira vez, foi hasteada a bandeira da cidade de Buenos Aires.

Uma curiosidade interessante sobre o local é que, nos primeiros anos de construção do prédio, existiram vários movimentos contrários ao monumento e, até mesmo, petições para que ele fosse demolido. O local fica a apenas 5 minutos caminhando a partir do Teatro Colón, na rua 9 de Julio.

Galerías Pacífico

A 10 minutos andando do Teatro Colón, você também pode aproveitar para conhecer a famosa Galerías Pacífico.

A Galerías Pacífico é o ponto de Buenos Aires preferido de quem ama fazer compras. O local abriga unidades das maiores marcas de todo o mundo, incluindo Lacoste, Levi ‘s, MAC, Nike, Chanel, Adidas, Tommy Hilfiger, La Martina e muito mais!

Galeria Pacifico - Buenos Aires, Argentina

A 10 minutos andando do Teatro Colón, você também pode aproveitar para conhecer a famosa Galerías Pacífico.

A Galerías Pacífico é o ponto de Buenos Aires preferido de quem ama fazer compras. O local abriga unidades das maiores marcas de todo o mundo, incluindo Lacoste, Levi ‘s, MAC, Nike, Chanel, Adidas, Tommy Hilfiger, La Martina e muito mais!

 

Plaza de Mayo

Se você sair do teatro e estiver disposto a caminhar um pouco, a Plaza de Mayo fica a 18 minutos de caminhada do Teatro Colón, e é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.

A Plaza de Mayo possui um grande peso histórico para Buenos Aires: foi lá que aconteceu a Revolução de 25 de Maio, no ano de 1810, quando se deu início ao processo de independência da Argentina.

Plaza de Mayo e Casa Rosada - Buenos Aires, Argentina

Além disso, a Plaza de Mayo foi palco das diversas manifestações das Abuelas, as mães que reivindicaram, por anos, informações sobre o desaparecimento de seus familiares e filhos durante a época do regime militar.

O local abriga, também, a famosa Casa Rosada, que hoje é a sede do governo nacional da Argentina, e que os turistas também podem visitar e conhecer um pouco dos salões governamentais.

Catedral Metropolitana

Por fim, próxima da Plaza de Mayo e a cerca de 15 minutos andando do Teatro Colón, a Catedral Metropolitana também é uma ótima opção de passeio!

A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é um símbolo muito importante para a cidade. A sua construção data do século XVI e, durante todo esse tempo, o edifício já passou por muitas reformas até chegar a ter a beleza que possui hoje.

Interior da Catedral Metropolitana de Buenos Aires

Atualmente, o prédio da Catedral Metropolitana é considerado um dos mais importantes de Buenos Aires datados da época colonial. Se você conseguir ir conhecê-la, a dica é apreciar as esculturas presentes na parte externa do prédio, e as incríveis pinturas feitas à mão no teto da igreja.

Então, gostou do Teatro Cólon? Deixa nos comentários qualquer pergunta que quiser e não esquece de conferir nosso Guia de Buenos Aires. Até a próxima!

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.