por nossa equipe
O Palácio de Bellas Artes na Cidade do México é um dos pontos turísticos mais bonitos e ótimo local para lindas fotos para o Instagram. Segue o texto para saber mais sobre esse ponto turístico da capital do México.
Localizado no Centro da Cidade do México, o Palácio de Bellas Artes é um dos cartões postais da cidade mais visitados, atraindo milhares de pessoas todos os anos.
Sua fachada, revestida de mármore branco, é estilo Art Nouvau. Possui 3 grandes cúpolas e 3 pavimentos, todos dedicados à arte mexicana.
Ao entrar, no salão principal, um espaço muito amplo e iluminado com luz natural, você vai se deparar com murais belíssimos feitos por Rufino Tamayo, artista mexicana muito renomada.
De fato, o Palácio de Bellas Artes é bem convidativo para registrar todos os momentos. Prepare o celular para muitas fotos.
Uma curiosidade é que o salão principal já serviu como espaço para o funeral da Frida Khalo, artista mexicana muito renomada.
História do Palácio de Bellas Artes
O Palácio de Bellas Artes foi desenhado como parte das comemorações do centenário da independência mexicana. Seu desenho inicial coube ao italiano Adamo Boari e suas obras deveriam durar 4 anos, a partir de 1904.
A Cidade do México foi construída em uma área de terreno instável e a instabilidade do solo geraram transtornos à obra, adiando sua inauguração.
Durante o período das obras do Palácio de Bellas Artes, aconteceu a Revolução Mexicana, seguida de uma crise econômica severa que colocou as obras do teatro em paralisia total. Somente na década de 30 que as obras retornam sob a tutela do arquiteto mexicano Federico Mariscal e inaugurado em 1934: 30 anos após o início das obras.
Todo o período utilizado na obra trouxe ao prédio uma mistura única dos estilos art nouveau e art déco, em uma fachada revestida de mármore carrara branco e muitos detalhes baseados nos grandes palácios europeus.
Seu interior também é impressionante: mármores multicoloridos, muitas peças em metal e um ar atemporal, digno de uma casa de arte.
O teatro do Palácio de Bellas Artes tem capacidade para 1700 pessoas conta com um lindo lustre de cristal húngaro desenhado especialmente por Geza Marotti, uma cúpula de bronze e pinturas e vitrais com temas da Roma Antiga.
O fundo do palco é de 1910, uma obra de arte composta por um mosaico de cristais que pesa 24 mil quilos, produzido pela Tiffany em Nova York. Ela retrata os vulcões mexicanos Popocatépetl e Iztaccíhuatl, sobe e desce sem se enrolar para mostrar toda a boca de cena, uma obra de engenharia e design.
Museu do Palácio de Bellas Artes
O Palácio de Bellas Artes abriga um museu que foi fundado em 1934, hoje voltado para exposições artística. Em sua vida abrigou algumas exposições históricas e antropológicas mas hoje a Cidade do México conta com o Museu de Antropologia e o Museu Nacional para esse fim.
Foi o primeiro espaço construído para ser totalmente dedicado às artes em todo o México. Nele é possível conhecer os enormes e maravilhosos murais feitos por Diego Rivera, Manuel Rodríguez, David Alfaro Siqueiros e dentre outros renomados artistas.
O ápice da visita, é ao conhecer de pertinho El Hombre En El Cruce de Caminos, de Diego Rivera. Medindo 4,8 metros de altura e 11,45 de comprimento, esse mural chama atenção dos visitantes.
Além de murais, o museu conta com diversas fotografias, pinturas e outras expressões artísticas. Existe uma área destinada a exposições temporárias e, para conferir a programação basta acessar o site oficial.
Horário de funcionamento
- Terça a domingo: 11:00 às 17:00
Valores
- Público geral: 80MXN
- Entrada livre: A entrada é livre para alunos e professores, idosos, pessoas com deficiência e menores de 13 anos, desde que sejam nascidos no México.
Já para estrangeiros e turistas, a entrada é gratuita para crianças menores de 13 anos e deficientes.
Aos domingos a entrada é gratuita para todos.
- Licença para tirar fotos: 30 MXN. Você deve pagar esse valor se for tirar fotos com outras câmeras, além da do celular.
É importante ficar atento quanto ao ingresso. Pois a venda é feita somente no dia que você vai visitar. A bilheteria fecha 15 minutos antes de fechar o museu.
Teatro do Palácio
Além de abrigar um museu, o Palácio de Bellas Artes também abriga um teatro. Onde existe uma programação muito variada: desde Orquestra Sinfônica Nacional, que por sinal vale muito a pena, a apresentações de dança e corais.
Fica atento, se quando você estiver na Cidade do México estiver acontecendo alguma apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional ou do Ballet Folklórico. Não perca tempo, garanta seu ingresso pelo site e vá assistir à apresentação. É imperdível.
Nesse teatro acontecem as atrações mais procuradas e famosas do México. Já vou adiantando, é de cair o queixo! Os valores e horários são bem variados, por isso, é bom consultar a programação no site do Palácio de Bellas Artes.