por nossa equipe
Se chegou até aqui, quer está buscando informação sobre quanto dinheiro levar para a Cidade do México. Antes disso, temos que te contar que a cultura, as festas, a comida, a história, e os pontos turísticos atraem bastante turistas para a Cidade do México.
Além disso, outro fator chama atenção dos brasileiros, é um destino muito barato, se comparado com outros da América do Norte. Como por exemplo, os Estados Unidos.
Entretanto, o custo da sua viagem pode variar de acordo com suas escolhas. Obviamente, se você quiser ficar em um hotel mais requintado, seus custos irão aumentar. Por outro lado, é um dos destinos preferidos dos turistas que curtem economizar.
Qual moeda levar para a Cidade do México? Real, Dólar ou Peso Mexicano?
Essa é uma das maiores dúvidas das pessoas que vão viajar para esse destino, principalmente para quem nunca saiu do Brasil.
É importante deixar claro que o peso mexicano (MXN) é a moeda local. Entretanto, você pode traçar diversas estratégias para economizar. E nós, do O Mundo é Seu, iremos te mostrar as opções e qual o melhor custo benefício.
Primeiramente, ainda no Brasil, você pode trocar o real pelo peso mexicano, porém é extremamente difícil de encontrar. Por isso, pode acabar se tornando mais caro, é a lei da procura e da demanda. Se muitas pessoas querem comprar e poucas pessoas vendem, o preço tende a subir. Por isso, essa não é uma opção recomendada.
A outra opção é a mais praticada e que apresenta o melhor custo-benefício. Você fazer a troca do real para o dólar. E na Cidade do México ou nas casas de câmbio do aeroporto, você comprar pesos mexicanos.
Posso levar real para fazer o câmbio para pesos mexicanos?
E eu lhe respondo: Até pode, mas é muito comum as casas de câmbio que tem na cidade não fazerem, mas você pode fazer a troca no aeroporto, já que lá eles costumam aceitar.
De qualquer forma, levar real para a Cidade do México não é a melhor opção. Você pode inclusive ficar sem dinheiro por lá e passar perrengue. Por isso, delete essa ideia do seu pensamento.
Geralmente, 1 dólar corresponde a 17 pesos mexicanos, mas isso pode variar todos os dias. Também existe muita variação de uma casa de câmbio para outra, vale a pena pesquisar.
Normalmente, o custo benefício das casas de câmbio espalhadas pela cidade é melhor do que as casas de câmbio do aeroporto, mas na Cidade do México, há relatos que no aeroporto vale mais a pena.
Faça sua conversão
Dinheiro X Cartão
Na Cidade do México é muito comum o uso do cartão. Entretanto, essa forma de pagamento é aceita em estabelecimentos grandes, tais como, restaurantes, shoppings, e lojas de grande porte.
Por outro lado, a maioria dos camelôs, lojas pequenas, lanchonetes não aceitam esse tipo de pagamento. Pagar em dinheiro lhe traz a possibilidade de negociar e economizar, principalmente na hora de comprar as lembrancinhas, já que é costume do brasileiro leva-las para os familiares e amigos mais íntimos.
Em contrapartida, fazer o pagamento usando cartões de crédito ou débito internacionais lhe dá uma maior segurança. Pois caso você perca ou seja roubado, é super simples de resolver, basta bloquear seu cartão de onde você estiver através do SAC.
Por isso, é recomendado que você use tanto o dinheiro quanto o cartão. Já que o dinheiro lhe dá a possibilidade de pechinchar e comprar em pequenos estabelecimentos. E o cartão lhe dá uma segurança maior.
É ideal que você leve uma quantia maior em dinheiro e reserve o cartão para gastar a minoria, pois mesmo que o cartão seja internacional, você pagará taxas e impostos por fazer seu uso.
Custo da viagem para a Cidade do México
Alimentação
Os valores variam de acordo com o local que você escolher. O bairro também interfere nos preços. Normalmente os restaurantes do centro costuram ser mais em conta do que outros bairros mais nobres, como por exemplo o Polanco.
Os gastos com a alimentação são bem baixos. Você consegue fazer refeições em restaurantes simples por 130 MXN, que convertendo para o real, dá mais ou menos R$30,00. Se desejar conhecer um restaurante mais requintado, esse valor pode dobrar.
Transporte
Por lá, os meios de transporte são muito acessíveis. A passagem do transporte público custa entre 4 MXN e 6 MXN. O valor do ticket para andar de ônibus na categoria turística, custa entre 150 MXN e 170 MXN.
Para se locomover usando transporte por aplicativo você deve investir um pouco mais. Vale lembrar que lá também existem tarifas flutuantes, significa dizer que existem horários que o valor fica mais caro e existem horários que fica mais barato. Normalmente, em horários de pico, o preço tende a subir.
Para o aluguel de bicicletas, você vai gastar 90 MXN por dia. Mas se você alugar por mais tempo, esse valor pode se tornar mais em conta.
Hospedagem
A hospedagem também costuma variar bastante. Se você escolher hostel ou pousada, o valor será menor, 250 MXN. Mas se preferir um hotel 5 estrelas com mais conforto e serviços diferenciados, você pagará aproximadamente 570 MXN por cada diária. Se formos converter para o real, a diária em um hotel de luxo na Cidade do México custa em torno de R$120,00. E parando pra pensar, aqui não é possível pagar nem uma pousada simples por esse valor. Então de fato o destino sai muito em conta para os brasileiros.
Passeios
Provavelmente esse será o seu maior gasto da viagem, principalmente se preferir conhecer a cidade com um guia de turismo especializado. O que é super recomendado, ele vai lhe mostrar a cidade e contar histórias que não estão disponíveis na Internet. Além disso, ele vai lhe dar as melhores dicas de onde comer e o que fazer.
Falando em lazer, alguns museus tem entrada gratuita em alguns dias da semana ou do mês. Porém, quando são pagos a entrada custa aproximadamente 51 MXN. Para fazer os passeios mais completos, na companhia de um guia. Você deve reservar 750 MXN.