O Mundo é Seu

San Isidro na Argentina: o que fazer

Esse conteúdo faz parte de Buenos Aires
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe
San Isidro, Buenos Aires, Argentina

San Isidro é uma cidade argentina impossível de conhecer sem se encantar! O melhor de tudo é que ela está do ladinho de Buenos Aires e, portanto, se tornou uma opção turística perfeita para um bate-volta.

A região de San Isidro é cheia de áreas verdes, com muitos locais tranquilos para passear, e vários pontos turísticos que vão te ajudar a incrementar ainda mais o seu roteiro durante seus dias por Buenos Aires.

Assim como algumas outras cidades argentinas, San Isidro conseguiu preservar a sua arquitetura original, da época colonial do país, lembrando muito algumas cidades europeias.

Essas construções, inclusive, se tornaram hoje alguns dos principais pontos turísticos de todo o país, justamente por conseguir preservar a história.

Dá para chegar a San Isidro partindo de Buenos Aires muito facilmente, seja de carro, de trem, de ônibus ou, até mesmo, através de uma viagem de barco.

Localizada próxima ao Rio de la Plata, a cidade de San Isidro conta com igrejas, passeios culturais, ótimas opções gastronômicas e muita história para contar em cada uma de suas esquinas.

Então, se você está procurando por destinos próximos a Buenos Aires para incluir nos seus passeios, vem com a gente conhecer a mágica cidade de San Isidro e todas as experiências que ela pode te oferecer!

Como chegar até San Isidro saindo de Buenos Aires?

Como San Isidro é vizinha de Buenos Aires, para chegar até a cidade é super simples, e você pode utilizar vários tipos de meios de transporte diferentes.

Para ir de carro de Buenos Aires para San Isidro, a viagem leva, aproximadamente, 30 minutos.

Para ir de ônibus, basta pegar a linha 60 ou a linha 168. E, para ir de trem, que é a forma mais comum, dá para pegar a linha Mitre, a Belgrano Norte ou o Trem de la Costa. A viagem, nesse caso, leva em torno de 50 minutos.

Portanto, San Isidro é uma ótima ideia de passeio para fazer bate-volta, já que o tempo de viagem é bem curto e os turistas conseguem acessar a cidade de ônibus ou de trem, sendo super fácil para ir e voltar no mesmo tipo.

O que fazer em San Isidro?

San Isidro é repleta de pontos turísticos para conhecer, e passeios culturais para entreter o seu dia por lá. E o nosso trabalho é apresentar as melhores atrações para você incluir no seu roteiro e não deixar nada para trás.

Então, vamos falar melhor agora sobre os pontos turísticos principais de San Isidro, e o que tem de interessante em cada um deles. Confira!

Catedral de San Isidro

Sem dúvida, a catedral da cidade é um dos pontos turísticos mais emblemáticos e que você precisa conhecer, mesmo que não seja uma pessoa religiosa.

O ponto alto da Catedral é a sua arquitetura que surpreende de longe. Para você ter uma ideia, a torre da igreja possui mais de 60 metros, tendo quase o tamanho do Obelisco de Buenos Aires.

O estilo arquitetônico principal da Catedral é o neogótico, e a igreja data do ano de 1898, sendo uma das principais e mais antigas de toda a região.

Quinta Los Ombues, Buenos Aires. Argentina

Para complementar, os espaços que cercam a catedral de San Isidro ajudam a dar ainda mais charme para o local, como é o caso da Plaza Mitre, que fica de frente para a igreja e possui um lindo relógio de flores.

Aos finais de semana, a Plaza Mitre é o palco de uma feirinha de artesanatos bem legal. Então, se você estiver se programando para conhecer San Isidro de sábado ou de domingo, pode aproveitar para passear na feira também.

Outra indicação nos arredores da catedral é o restaurante nomeado de Blossom, que possui um jardim sensacional, cheio de flores e plantas, e que oferece uma das vistas mais bonitas da Catedral.

Hipódromo de San Isidro

Hipódromo de San Isidro, Argentina

Apesar dos hipódromos não serem pontos turísticos comuns para nós brasileiros, o hipódromo de San Isidro precisa fazer parte dessa lista por conta de um fato muito importante: ele é considerado nada mais, nada menos, que o hipódromo mais bonito de todo o continente!

Por lá, além de assistir uma das clássicas corridas de cavalo, os visitantes também podem assistir a vários shows que acontecem no local, e conferir os eventos que estão acontecendo no momento.

O hipódromo da cidade é tão importante que, inclusive, o festival Lollapalooza acontece por lá!

Villa Ocampo

Localizada no município de Beccar que, como explicamos anteriormente, é uma das 5 cidades que constitui a região de San Isidro, a Villa Ocampo é uma espécie de casa museu, que funciona dentro de uma incrível mansão que, no passado, pertenceu a Victoria Ocampo.

O propósito da casa-museu Villa Ocampo é preservar parte da história argentina, e manter viva a época chamada de belle époque.

Na visita, você vai conhecer toda a casa com um guia e pode, ainda, tomar um chique café da tarde no restaurante que está presente no local.

Peru Beach

A conhecida Peru Beach está localizada nas margens do Rio Parte e se trata de um complexo esportivo em San Isidro, que foi todo arquitetado com um clima de praia.

O local está localizado na região de Acassuso, e permite que os visitantes assistam os jogos ou pratiquem alguma atividade esportiva que é oferecida no local, como caiaque, skate, escalada, wakeboard e kitesurf.

A Peru Beach costuma ser muito frequentada por pessoas mais jovens e o ambiente possui um ar mais descontraído, com locais para se sentar na grama e ofertas de cervejas, petiscos e mates.

Portanto, Peru Beach é uma ideia de passeio legal para dias mais quentes em Buenos Aires!

Parque Municipal Ribeira Norte

Outra opção de passeio bem legal em San Isidro é o Parque Municipal Ribeira Norte, que permite um contato mais próximo com a natureza local.

O Parque Municipal Ribeira Norte é considerado a primeira reserva ecológica de toda a Argentina, e oferece opção de visita guiada aos visitantes, mostrando um pouco mais da fauna e da flora local.

No caminho, os turistas passam por várias áreas verdes cheias de rios, sendo um passeio bem relaxante.

Museo Pueyrredón

Apesar de ser pouco comentado, o Museo General Pueyrredón está localizado bem próximo da Catedral de San Isidro, em uma incrível estância histórica.

Os visitantes podem conhecer a casa colonial do museu, que é a mais antiga da região, que é considerada como a antiga zona rural de Buenos Aires.

Assim como a maioria dos museus, ele conta um pouco mais sobre a história da Argentina e possui um peso histórico muito grande, pois a casa era a residência da família do General Pueyrredón, que ajudou a planejar e concretizar a independência argentina.

Foi naquela casa que muitas das reuniões para planejar estratégias contra os espanhóis foram feitas, entre os anos de 1810 e 1818. Toda a chácara, a arquitetura, os bosques e o campo do terreno foram preservados. Portanto, é um passeio cultural bem legal para conhecer.

Casa Minka

A Casa Minka, chamada de Minka-Museo de Arte Moderno La Casa de Japón, também é uma opção interessante de passeio. O local possui arquitetura japonesa tanto do lado externo, como no lado interno, além de possuir vários itens asiáticos que podem ser apreciados pelos visitantes.

A casa possui mais de 300 anos e 1.000 metros quadrados. Ela foi encomendada por um casal de Boulogne, que viveu no Japão por 32 anos.

Quando voltaram, criaram em uma construção que era utilizada por camponeses um incrível museu que abriga a maior coleção de arte japonesa localizada fora do país asiático!

Casa Red

A Casa Red é muito famosa em San Isidro e em toda a cidade de Buenos Aires. Basicamente, se trata de um local exclusivo para mulheres, que oferece várias atividades culturais, algumas opções de bem-estar e, em algumas programações, atividades sociais.

Portanto, é um espaço legal de se conhecer, possuindo espaço relax, de beleza, de compras, biblioteca, espaço fitness e muito mais.

Quinta Los Ombúes

Quinta Los Ombues, Buenos Aires. Argentina

O Quinta Los Ombúes é um museu incrível que está localizado em San Isidro. Ele conta com uma biblioteca, arquivo histórico e muitos itens que ajudaram a construir toda a trajetória da Argentina, sendo que alguns datam de 1778.

O melhor de tudo é que a entrada da Quinta Los Ombúes é totalmente gratuita.

Estação Trem de La Costa

Localizada na região da Praça Mitre, a Estação Trem de La Costa tem muito a oferecer no quesito arquitetura.

O local data de 1891 e possui estilo vitoriano, muito bonito de se apreciar. Por lá, os turistas podem encontrar lanchonetes e cafés para fazer uma pausa nos passeios, e reabastecer antes de continuar.

Unicenter Shopping

Por fim, para quem ama comprar e gosta de passear no shopping, o Unicenter Shopping é uma ótima parada.

O shopping é considerado um dos mais importantes de toda a Argentina e, também, é um dos mais visitados de todo o país, por ser o shopping mais completo em variedade de marcas presentes, alimentação e cinema.

Sugestão de Restaurantes em San Isidro

A gastronomia de San Isidro é um dos pontos altos da cidade, e existem opções para os mais diversos gostos e bolsos. Então, confira alguns dos melhores locais por lá:

Centro Comercial e Gastronômico Bajo San Isidro

Churrasco tradicional argentino

Se você é do tipo de pessoa que não tem ideia do que gostaria de comer até bater o olho nas opções, a nossa recomendação é ir conhecer o Centro Comercial e Gastronômico Bajo San Isidro.

Ele funciona como um complexo cheio de restaurantes, e que acabou se transformando em um lindo Oásis, localizado bem na beira do rio.

Restaurante e Confeitaria Alvear

O Restaurante e Confeitaria Alvear está localizado bem próximo da estação de trem de San Isidro, e é conhecido por ser um lugar com preços justos e pratos de alta qualidade.

O local é muito bem apresentável, o atendimento é bem elogiado pelos clientes e ele fica em uma localização bem estratégica da cidade, sendo uma boa parada para almoçar durante o dia.

Kansas Grill San Isidro

O Kansas Grill San Isidro, por sua vez, é uma experiência diferente, e tem o foco em oferecer o que há de bom e de melhor da gastronomia argentina.

O restaurante é mais moderno e oferece pratos de primeira classe, possuindo um menu bem completo, com opções para todos os gostos, sobremesas e drinks.

Além disso, o Kansas Grill conta com opções vegetarianas, veganas e para quem possui restrições alimentares, como alergia a glúten.

1000 Rosa Negra

1000 Rosa Negra, San Isidro. Buenos Aires, Argentina

O 1000 Rosa Negra é uma indicação de lugar considerado perfeito tanto para almoço, tendo uma beleza vista, como para jantar.

Além de pratos, o 1000 Rosa Negra oferece, também, opções de petiscos, e a sua especialidade é a cozinha americana e argentina, mas há opções de comidas asiáticas também.

Sugerimos fortemente reservar sua mesa pelo site, em finais de semana a fila é grande para quem não tem reserva.

Bar La Buena Vida

O Bar La Buena Vida é um restaurante que abre apenas para café da manhã, brunch e almoço. O local serve um pouco de tudo, indo desde deliciosas opções para café da manhã, como panquecas recheadas, até lanches para almoço e opções saudáveis.

O restaurante também serve opções de vinhos e de cerveja para acompanhar as refeições, e a especialidade é a gastronomia argentina e sul-americana.

Passeios próximos de San Isidro

San Isidro está pertinho de outros grandes pontos turísticos, e passeios bem diferentes que também vale a pena conhecer e que estão bem pertinho de Buenos Aires. Então, fica fácil encaixar no roteiro de um dia de bate-volta.

Confira as nossas sugestões do que fazer próximo de San Isidro:

Conhecer o Palácio Sans Souci

Localizado na cidade de San Fernando, o Palácio Sans Souci é considerado como uma das maiores jóias arquitetônicas de toda a região.

Trata-se de um palácio com muito charme e glamour, que convida os visitantes a conhecerem o que há de mais luxuoso e clássico dentro dos famosos castelos, que serviram como casas da realeza no passado da nossa história.

O local data de 1918 e, segundo a história apresentada no site do Palácio, no ano de 1911 Carlos María, Elisa de Alvear e Josefina, todos irmãos, se casaram com seus pretendentes: Mercedes Elortondo, Ernesto Bosch e Matías Errázuriz.

Frente do Palácio Sans Souce, Buenos Aires. Argentina

Após o casamento, os casais fizeram uma viagem para a França com um único objetivo: encontrar o melhor arquiteto da época para projetar a sua nova casa.

O arquiteto escolhido foi René Sergent que, na época, era considerado o melhor arquiteto Versailles e Neoclássico, algo que fica mais do que claro na estrutura do Palácio Sans Souci.

René também foi o responsável pela construção do Palácio Bosch, em Buenos Aires que, atualmente, é utilizado como a residência do embaixador americano, e do Palácio Errázuriz, utilizado hoje como abrigo do Museu de Arte Decorativa.

Assim, o Palácio Sans Souci pertenceu a Carlos María de Alvear, em San Fernando, abrigando a família por anos.

O local foi construído com estilo neoclássico, e os jardins do palácio foram projetados por Carlos Thays, outro grande nome da arquitetura da época. O palácio, atualmente, pode ser visitado por turistas e costuma ser palco de vários eventos e shows.

Palácio Sans Souce, Buenos Aires. Argentina

Quem tiver interesse, ainda pode se hospedar em dos quartos do Palácio e passar uma noite magnífica por lá. Os quartos possuem uma linda decoração, bem clássica, e vista para o jardim.

Para conferir mais detalhes sobre a programação do local, você pode acessar a página do Instagram do Palácio.

Passeio pelo Delta do Rio Tigre

Possuímos um artigo completo falando sobre o passeio pelo Delta do Rio Tigre, que é um dos mais procurados por turistas e moradores em Buenos Aires.

No passeio, é possível andar de barco pelos rios que fazem parte do Delta do Tigre, e apreciar as belas casas flutuantes, mansões localizadas no local, casas-barco e as belezas da fauna e da flora local.

Passeio de Barco no Rio Tigre, Buenos Aires. Argentina

Algumas opções de tour incluem, ainda, uma pausa nas ilhas da região, e nos principais pontos turísticos da cidade de Tigre que, diga-se de passagem, é um charme a parte, cheio de ótimos restaurantes e museus para conhecer.

É um passeio bem diferente e interessante que possibilita conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de quem mora nas margens do rio, e aproveitar para visitar Tigre e suas várias ruas bucólicas que encantam qualquer turista.

Onde ficar em San Isidro?

San Isidro está bem pertinho de Buenos Aires e, portanto, fazer um bate-volta até lá é super tranquilo. No entanto, há quem se apaixone pela cidade e queira passar uma ou duas noites por lá. Se esse é o seu caso, vamos falar sobre algumas opções de hospedagem.

Se você prefere se hospedar em hotel, o San Isidro Plaza Hotel, o Hotel del Casco e o Hotel Alto San Isidro são os 3 mais recomendados pelos turistas. Quem precisa de opções mais econômicas, o Torre Libertad Departamentos, o Deaf Twins Bed e o Posada de San Isidro são algumas opções interessantes.

No entanto, é importante ressaltar que San Isidro é tão turístico quanto Buenos Aires. Por isso, as acomodações tendem a se esgotar rapidamente, principalmente na época de alta temporada.

A dica é fazer a reserva com antecedência, para garantir que você vai encontrar um lugar e economizar um pouco. Não é recomendado deixar para procurar um lugar para passar a noite no mesmo dia do passeio.

Outro ponto que precisamos ressaltar é que os preços em San Isidro são um pouco mais elevados. Portanto, se você não quiser gastar a mais com hospedagem por lá, vale mais a pena fazer bate-volta em dois ou três dias para fazer todos os passeios que quiser, já que o tempo de viagem é bem curto.

História de San Isidro

San Isidro está localizada a apenas 20 km da cidade de Buenos Aires e, na verdade, é um município do país que compreende um total de 5 cidades: San Isidro, Villa Adelina, Martinez, Boulogne Sur Mer, Beccar e Acassuso.

Por lá, um dos pontos mais fortes do turismo é a arquitetura de toda a região, que faz com que os turistas e visitantes se teletransportem para anos atrás na história do país. Ao andar por San Isidro, é possível observar muitas casas históricas, e várias mansões que marcaram a vida de grandes nomes e de pessoas muito influentes que viveram por ali.

Para cortar essa arquitetura urbana, o Rio de la Plata se mistura com todo o restante da natureza local, criando um clima um tanto quanto bucólico. Assim, mesmo se assemelhando muito a grandes cidades, San Isidro consegue preservar o clima de sossego e tranquilidade, se tornando uma cidade encantadora!

Segundo a história, a cidade de San Isidro começou a ser levantada lá no século XVI. Naquela época, o local representava o limite sul do território atual, que era ocupado, majoritariamente, pelos guaranis. Abaixo deles estavam os Querandíes.

Foi em 1580, que Juan de Garay teria distribuído as terras para seus homens, iniciando lá próximo da Plaza San Martín, atualmente localizada na cidade de Buenos Aires, passando por San Isidro e chegando até San Fernando.

Anos depois, em 1706, Domingo de Acassuso, o então capitão, transformou a sua capela privada em uma igreja pública, que recebeu o nome de San Isidro Labrador. No entanto, apenas no final do século, em 1790, que teria se iniciado a popularização ao redor da igreja, que, posteriormente, se tornaria a cidade de San Isidro.

Portanto, no início da história de San Isidro, o local era uma enorme fazenda que ajudava a abastecer toda a região. Conforme o tempo foi passando, começaram-se a construir casas de campo e fazendas de verão, entre os séculos XVIII e XIX, por cidadãos que moravam em Buenos Aires, muitas ainda em pé por lá.

Então, em 1850, uma lei de Buenos Aires criou, oficialmente, o município de San Isidro e, em 1856, Fernando Alfaro Maciel, um fabricante de sabões e de velas da cidade, foi eleito o primeiro prefeito.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.