por nossa equipe
Que o México é um país rico em cultura e gastronomia todo mundo sabe, né? Aliás, quando pensamos nesse país é comum fazermos associação a aqueles chapelões (sombreiros) utilizado pelos habitantes. Além disso, quando falamos em gastronomia mexicana vem logo à cabeça os deliciosos tacos mexicanos.
Nesse post, vamos desbravar a história fantástica desse país, além de revelar as principais curiosidades, que chamam a atenção dos milhares de turistas que visitam todos os anos. Ficou curioso? Vem conosco e mergulhe em uma verdadeira aula de história!
Um pouco de história
De antemão, a história do México é muito antiga, isso porque há registros que o atual território do país, já foi lar de muitos povos a mais de 20.000 anos atrás, um deles conhecido até hoje: os Astecas. Inclusive, a atual capital do país, Cidade do México é localizada no mesmo local da antiga capital desse império, por isso, quando você for viajar para esse destino, é muito comum encontrar ruínas milenares no meio da cidade.
Você deve se perguntar de onde saiu esse nome “México”. Pois bem, antigamente, o que conhecemos como Astecas, eram conhecidos por Mexicas, daí o nome do país.
Os Astecas eram bem organizados e com o passar do tempo, foram desenvolvendo tecnologias que usamos até hoje. Você sabia que foram eles que que desenvolveram um calendário de 365 dias? Além disso, foram os primeiros povos do mundo a adotar o número zero na matemática e também tinham conhecimentos em engenharia, que usaram para a construção de suas pirâmides.
No ano de 1519, um espanhol chamado de Hernán Cortez, chega na ilha de Cozumel, invade a capital do império Asteca e funda a atual capital, Cidade do México. Juntos dos militares, missionários chegaram em 1529, que tinham o objetivo de converter os indígenas para a fé católica.
O grito da independência foi consequência da revolta da colônia por não querer enviar mais as riquezas para a Espanha e aconteceu do ano de 1810, em um povoado chamado Dolores.
10 Curiosidades sobre o México
1. A cidade do México foi construída sobre um lago e afunda 50 cm por ano
A cidade foi construída, na época dos Astecas em cima de um lago chamado Texcoco. Os Astecas tinham um sistema que evitava as enchentes, porém foi destruído quando os espanhóis invadiram. O rio foi drenado e os canais se transformaram em ruas e avenidas.
Estima-se que ocorre um afundamento do solo de aproximadamente 50cm por ano. O verdadeiro motivo ainda não é comprovado. É super comum muitas pessoas afirmarem que a principal causa é a ocorrência de terremotos, já que nessa região é muito comum. Porém todos os indícios mostram que é uma resposta da natureza por conta da extração de água do subsolo. Uma vez que mais de 70% do abastecimento de água potável vem de extração subterrânea.
Estudos mostram que a tendência não é estabilizar, e sim afundar cada vez mais. E aí, você acha que a Cidade do México vai deixar de existir um dia?
2. Seu nome oficial é Estados Unidos Mexicanos
Isso mesmo que você leu! É até estranho falar Estados Unidos Mexicanos, porém esse é seu nome oficial.
3. É o País com o maior número de falantes de Espanhol do mundo
Muita gente pensa que o maior número de falantes de espanhol está na Espanha, mas a população do México supera em números, a população da Espanha, por isso o maior número de pessoas que usam a língua espanhola como primeira língua está no México.
4. É o maior consumidor de refrigerante Cola Cola do planeta.
Além disso, sozinho, representa cerca de 40% das vendas na América do Norte. Não é em vão que é o país com o maior número de obesidade do mundo.
5. Você sabia que a pipoca surgiu no México?
Os grãos de milho mais antigos foram encontrados em uma caverna no México e datam de 2.000 anos antes de Cristo. Era usada pelas mulheres em forma de colares e outros adereços durante seus rituais.
6. Os astecas sacrificavam cerca de 1% da população por ano.
A maioria dos sacrifícios eram feitos como oferta para o deus Sol.
7. O México possui mais de 3.000 vulcões
Na verdade, a formação de vulcões é consequência da movimentação das placas tectônicas. E isso também explica o fato de ter muitos terremotos no país. Acredite se quiser, muitos aventureiros topam fazer trilhas guiadas pelos vulcões. O tour oferece até almoço feito no calor das crateras, além de uma espécie de skibunda, onde é possível deslizar pelas pedrinhas vulcânicas e deixando a descida mais rápida e emocionante.
8. A comida tradicional é considerada Patrimônio da Humanidade
Foi inscrita em 2010 como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, e isso deve-se ao fato de que a culinária local surgiu há milhares de anos. Muitas práticas foram desenvolvidas pelos Astecas e ao chegar os espanhóis foram adicionados outros alimentos.
10. Seu brasão da bandeira remete à uma lenda Asteca
A lenda conta que o deus da guerra mostrou ao líder dos Astecas, onde deveriam ir e fundar seu reinado, e foi justamente na cidade de Tenochtitlán, atual Cidade do México. Ao chegar lá, o líder confirmou sua visão, ao se deparar com uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto. Inclusive é muito comum avistar os mesmos cactos que tem na bandeira na capital do País.
Deu pra perceber que o México é realmente um lugar repleto de aventuras e descobertas. Tem uma gastronomia renomada e conhecida no mundo inteiro, uma cultura marcante que é passada de geração em geração e praias paradisíacas. Viajar pra lá é como se você tivesse a oportunidade de voltar ao tempo e ao mesmo tempo observar a tecnologia avançada de um dos maiores centros urbanos do mundo.