por nossa equipe
Imagine aquela cena do filme Alladin onde são mostrados os mercados de Agrabah. Pois é, me senti assim no Souq Waqif. Os Souqs são mercados comuns em cidades dos Emirados Árabes e parte da África, alguns tem mais de 2000 anos.
História do Souq Waqif
O Souq Waqif tem mais de 100 anos e em épocas passadas os beduínos (povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África) e os povos locais negociavam de animais a tecidos. Ele estava localizado bem em frente às águas do Golfo Pérsico, as margens de um rio. Waqif significa “em pé”. Devido a ser uma região constantemente alagada pela maré e tudo era vendido e negociado em pé, daí o nome.
Em meados de 1990 com a descoberta do petróleo e o enriquecimento da cidade, acabou entrando em decadência sendo trocado pelos centros comerciais e shoppings centers. Em 2003 um grande incêndio destruiu grande parte do que restava do mercado, deixando-o praticamente em ruínas.
Em 2006, emir Sheikh Hamad bin Khalifah al Thani e sua esposa Sheikha Moza bint Nasser e sua esposa financiam obras para preservar a identidade e arquitetura do local, edifícios mais novos, construídos após 1950 são demolidos e começa uma grande onda de restaurações que finaliza em 2008.
O Souq Waqif que vemos hoje é resultado deste trabalho e posteriores que aterrou a frente do mercado criando uma grande área aberta e empurrando o mar para longe. Hoje algumas das lojas contam com ar-condicionado, o complexo conta com estacionamento e estação de metrô.
Fotos do Souq Waqif
Dá uma olhada nas minhas fotos de lá, tem mais coisa depois delas 🙂
Antes de lhe contar o que fazer no Souq, vou lhe dar um aviso: O Souq abre a partir das 8h da manhã e logo após o almoço, várias lojas fecham para reabrir as 16h. Geralmente ficam abertas até as 20h. Assim, programe-se para curtir bastante nos horários quando tudo está aberto.
Respostas de 3