A história de Nossa Senhora de Guadalupe

A história de Nossa Senhora de Guadalupe

Fomos até a Cidade do México conhecer essa história de fé

Conta-se que em um sábado de 1531, Nossa Senhora a Virgem de Guadalupe apareceu para um nativo chamado Quauhtlatoatzin no monte Tepeyac.  Ele estava indo à uma igreja em um vilarejo próximo, em Tlatelolco, atual Cidade do México.

Primeira aparição - 09/12

Os habitantes do México acreditavam em lendas e histórias contadas pelos antigos sobre a mãe terra, a pátria celeste. Ele considerou que poderia ser um chamado e foi ao encontro.

Ele já havia sido batizado e se convertido ao cristianismo e recebeu no batismo o nome de Ruan Diego. Ao subir o monte, escutou alguém o chamando: Meu Juanito, meu Juan Dieguito. 

Diego contou que subiu ao topo do monte e encontrou uma virgem de vestes brilhantes como o sol em um monte, dela qual saiam flechas de luz e seu halo parecia uma joia. Maria pede que naquele local fosse erguido um pequeno templo. Esse era um pedido a ser entregue ao Bispo do México. 

Diego vai imediatamente para a casa do Bispo, D. Fray Juan de Zumárraga, Sacerdote de São Francisco que, ao receber e escutar a história do menino, não acredita em suas palavras.

Diego retorna ao monte Tepeyac e encontra a Virgem. Conta o que aconteceu e explica que não ter obtido crédito com o Bispo devido a ser um nativo convertido. Ela insiste que ele retorne no dia seguinte para tentar novamente.

Segunda aparição -  Tarde de 09/12

No dia seguinte Juan se coloca rumo à cidade e encontra o Bispo que faz várias perguntas ao garoto que as respondeu com exatidão e firmeza. Ainda sem acreditar, pediu a Juan que lhe trouxesse provas. Seus funcionários tentaram convence-lo que tudo era uma farsa e que não desse ouvidos ao garoto.

Na manhã seguinte, Juan não voltou à colina. Seu tio, Juan Bernadino, doente e muito mal, solicita a Juan Diego a presença de um padre para que pudesse confessar e partir em paz.

Terceira aparição -  Madrugada de 10/12

O padre mais próximo estava em Tlaltelolco e traçou uma rota de modo a não encontrar a Virgem. Eis que a Virgem de Guadalupe desce a colina em sua direção bloqueando o seu caminho e questionando onde Juan estava indo.

Maria diz a Ruan que cuidaria de seu tio e que ele deveria subir ao topo da colina e colher flores. Era dezembro, inverno rigoroso no México com grande quantidade de gelo o que impedia o crescimento de flores. 

Ruan colhe e coloca assim as rosas em seu tilma, uma capa utilizada pelos nativos e que era feita de cacto agave maguey, e segue ao encontro do bispo na Cidade do México.

Quando chega ao palácio na cidade, não tem sua entrada autorizada pois já sabiam da história que trazia. Ao ver as rosas, viram que ele trazia provas para o Bispo e o deixaram entrar. 

O jovem narrou visão e abriu seu manto branco para exibir as flores ao bispo como pedido por Maria. Naquele momento a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu na tilma, a mesma que hoje está exposta em sua catedral no México.

Conheça a história completa da Virgem de Guadalupe, com todos os detalhes, no link do rodape do storie.  Essa foi uma das viagens mais especiais do blog.