O Mundo é Seu

Caminito em Buenos Aires

Esse conteúdo faz parte de Buenos Aires
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe
Caminito, La Boca - Buenos Aires, Argentina

O Caminito em Buenos Aires divide opiniões: algumas pessoas simplesmente amam o Caminito, enquanto outras não suportam o local! De qualquer forma, você, sendo um turista, precisa ir até lá para conhecer e tirar as suas próprias conclusões!

Não há dúvidas sobre a procedência da Caminito, é por isso que muitos se sentem inseguros ao andar pela rua-museu, comer nos restaurantes e se aventurar pelo bairro La Boca.

Contudo, a Caminito se tornou um pedaço histórico e cultural muito importante da cidade de Buenos Aires e, cada vez mais, os restaurantes e os locais de convivência estão sendo aprimorados e modernizados para receber os visitantes.

E, para quem tem interesse em conhecer a Caminito de maneira mais profunda, é possível fazer até mesmo uma visita guiada pelo bairro, que é muito conhecido pelas suas infinitas casas coloridas.

Portanto, se você está com viagem marcada para Buenos Aires e gostaria de incluir o bairro no seu roteiro de passeios por lá, vem com a gente conhecer melhor sobre a história do local, além de algumas dicas valiosas para fazer um passeio seguro. 

Caminito é um passeio perigoso?

Uma das principais dúvidas dos turistas quando o assunto é Caminito está relacionado com a questão da segurança do local.

O governo argentino tem trabalhado, cada vez mais, na melhoria do bairro e da rua-museu, até porque, muitos turistas vão até o local para conhecer. Por isso, é essencial que o passeio seja seguro.

No entanto, ainda hoje em dia, Caminito e o bairro La Boca são regiões que requerem um cuidado maior na hora de turistar. É muito comum que aconteçam roubos pequenos e furtos, principalmente em turistas. Contudo, são situações que podem ser evitadas se você tomar cuidado.

Calçada, Caminito - La Boca, Buenos Aires

Uma das melhores formas de conhecer Caminito em segurança, é se mantendo no chamado eixo turístico, que é a rua-museu e as ruas vizinhas, incluindo a Magallaes, a Avenida Don Pedro Mendonza, a Necochea e a Avenida Almirante Brown.

Caso você esteja planejando ir para a La Bombonera, o mais indicado é percorrer o caminho da rua principal, que está sempre cheia, tanto de pessoas como de comércios, e você pode ir acompanhando outros turistas.

Como chegar em Caminito?

Você faz parte do grupo de turistas que está disposto a ir até Caminito conhecer, e enfrentar todos os desafios para conhecer esse incrível museu a céu aberto?

O local fica localizado dentro do bairro La Boca, que foi construído nas margens do Rio Riachuelo. Para você se localizar melhor, a Caminito está a cerca de 5 km da Plaza de Mayo, que fica na região central de Buenos Aires.

Chegar até a Caminito não é nada difícil, e você pode usar diferentes meios de transporte, incluindo carro, metrô, ônibus, táxi, aplicativos de viagem ou ônibus turísticos, que realizam tour pelo local.

Tanto as linhas de metrô como as linhas de ônibus são super tranquilas de utilizar, a única dica que damos é evitar ir caminhando. Mesmo que Buenos Aires seja uma ótima cidade para fazer longas caminhadas, o percurso que leva até Caminito não é dos melhores, e pode ficar bem perigoso em alguns pontos.

Qual o melhor horário para conhecer Caminito?

O melhor horário para conhecer Caminito é durante o dia! Além disso, de preferência para ir visitar o local em dia com o céu mais aberto, pois as casinhas e detalhes do local ganham mais destaque e ficam mais fotogênicos.

Por lá, a maioria das lojas e dos restaurantes abrem por volta das 11h, mas é possível encontrar cafeterias que abrem mais cedo para receber os turistas, e atender aos moradores da região.

Além disso, em Caminito você pode conhecer a Feira de Artistas Plásticos de Caminito, que funciona no local desde o ano de 1977. Os artesãos e artistas da feira vendem trabalhos que são inspirados nas vielas e nos becos do bairro La Boca. A feira funciona até às 20h na época do verão, e até às 18h no período do inverno.

El Caminito, La Boca, Buenos Aires, Argentina

Se você quer fugir um pouco da muvuca e do grande movimento de Caminito, recomendamos chegar mais cedo para apreciar a rua com calma, tirar as suas fotos com mais tranquilidade, e escapar da constante insistência de alguns comerciantes que trabalham por ali.

Por conta disso, assumimos que o melhor horário é na parte da manhã. Assim, quando o local começar a encher, você já estará terminando a sua visita, e pode aproveitar para almoçar em um dos restaurantes ou partir para o seu próximo passeio.

Agora, para quem está pensando em ir conhecer Caminito na parte da noite, constantemente o local conta com alguns eventos que podem ser bem interessantes, principalmente durante o verão, quando os bares montam várias mesas externas com shows.

No entanto, evite caminhar muito por Caminito na parte da noite, pois o bairro como um todo, fica mais perigoso. De preferência, pegue um táxi ou uma corrida em um app de viagem que vá direto para o local que você escolheu.

O que fazer em Caminito?

Para você não perder nenhum ponto turístico e atração de Caminito e seus arredores, resolvemos separar aqui algumas ideias do que você pode fazer na rua-museu.

São diversas casas coloridas para você apreciar, ateliês para conhecer, restaurantes e cafés para experimentar a gastronomia e, ainda, ruas paralelas cheias de outras atrações bem legais, como a Calle de los Artistas, o Patio Quinquela e muito mais! Confira algumas dicas!

Museo Benito Quinquela Martín

O Museu Benito Quinquela Martín em Caminito foi criado para homenagear o artista, que foi muito importante para a história argentina.

Benito Quinquela foi uma criança órfã, adotada somente aos seus 6 anos de idade por uma família composta de um imigrante da Itália, e uma mulher argentina. Na sua carreira, Benito conseguiu se destacar no mundo das artes, e se tornou um dos melhores e principais artistas contemporâneos da cidade e de todo o país.

O grande diferencial de Benito era a forma com que pintava: ao invés de utilizar pincéis, como os artistas convencionais, Benito pintava utilizando espátulas.

Museo Benito Quinquela Martín - Teatro de la Ribera

No museu, os visitantes podem conhecer melhor sobre a vida, a história e as obras do artista, além da narrativa de outros grandes nomes de Buenos Aires.

Do ladinho do museu está o Teatro de la Ribera, que foi um espaço doado por Benito e fundado no ano de 1971, onde dá para assistir a várias apresentações de dança, teatro e tango! Ademais, dentro do teatro, há várias paredes que foram pintadas por Benito, sendo bem legal conhecer.

Museu de Cera

Quer conhecer um museu bem diferente de qualquer outro? O Museu de Cera de Camito é bem pitoresco, mas vale a pena caso você tenha coragem! Abaixe as expectativas, não é a Madame Tussauds.

Museu de Cera - Caminito, La Boca, Buenos Aires

O Museu de Cera em Buenos Aires, como o próprio nome sugere, é um espaço onde são expostas várias obras de arte produzidas com cera. O local possui pouca luz, e se propõe a homenagear a história do sul de Buenos Aires.

O local é cheio de estátuas de cera que representam a história portenha, e algumas outras curiosidades sobre o local.

Fundação PROA

Outro local com muita história para contar e que vale a pena conhecer é a Fundação PROA, que foi fundada para relembrar e reviver os movimentos de arte que aconteceram entre os séculos 20 e 21, trazendo o máximo possível de diversidade artística para os visitantes.

A Fundação PROA está localizada na Av. Pedro Mendoza, em um antigo casarão de estilo italiano e com as paredes cheias de vidro. Dentro do prédio, você pode encontrar uma livraria e, dependendo do momento, algumas exposições temporárias que passam por lá.

Se você decidir ir conhecer a Fundação PROA, não deixe de passar pelo Café PROA para relaxar, e apreciar a vista para o Rio Riachuelo do terraço do local.

Shows e Tango

Em Caminito, um dos principais programas é assistir a shows culturais e de tango, que são contratados pelos vários restaurantes do local.

Um ótimo espaço para apreciar um bom show e pratos por um preço justo, é o La Barrica, localizado na Calle Magallanes 845, e muito famoso ao redor de toda a Buenos Aires.

Caminito, La boca, Buenos Aires, Argentina

Além disso, na antiga usina de energia, agora chamada de Usina del Arte, também ocorrem várias apresentações e shows musicais e artísticos. O lugar conta com uma sala que acomoda até 1.200 pessoas, e dispõe de uma incrível acústica.

Usina del Arte - Buenos Aires, Argentina

É na Usina del Arte que ocorrem as principais apresentações do chamado Festival de Tango e do Festival de Jazz. Portanto, vale a pena verificar se o local está sediando algum festival durante os dias que você estará por lá.

La Bombonera

Por fim, uma última atração que não pode ficar fora da sua visita por Caminito, é o famoso La Bombonera: o estádio do Boca Juniors!

Esse estádio foi inaugurado no ano de 1940 e tem espaço para até 55 mil pessoas! O Boca Juniors é um dos principais times de futebol da Argentina e já ganhou, inclusive, muitos campeonatos.

La Bombonera, Estádio do Boca Juniors - La Boca, Buenos Aires

Se você for muito fã de futebol, pode participar da visita guiada pelo estádio e aproveitar para conhecer os camarotes, arquibancada, vestiário e uma parte do campo (caso esteja disposto a pagar uma taxa extra)!

Dentro do estádio está localizado o Museo de La Pasión Boquense, que narra a trajetória de todo o time portenho.

Museo de la Pasión Boquense - Buenos Aires, Argentina

Existe opção de hospedagem em Caminito?

Sim, existe a opção de se hospedar em Caminito, mas talvez as acomodações por lá não sejam tão vantajosas. Afinal, você pode conhecer o bairro La Boca e a rua-museu, mas ficará longe do restante dos principais pontos turísticos de Buenos Aires.

Mas, se você estiver com a intenção de ficar por lá, a nossa indicação é o Apartamento Parque Lezama, que oferece algumas opções de hospedagem a partir de R$170,00. O local fica localizado a um pouco menos de 2 km da Caminito, e oferece quartos com Wi-Fi, ar-condicionado, banheiro, cozinha equipada, TV e varanda.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.