Como se tornar um nômade digital

A pandemia nos trouxe o home office de presente e muitos descobriram que a casa é o mundo. Assim a quantidade de nômades digitais aumentou consideravelmente em alguns mercados.

Dizem que para um nômade digital ter sucesso precisa somente de um laptop e uma boa conexão com a internet. Infelizmente aquela foto de uma pessoa na praia trabalhando não é sempre real. Muitos dos nômades ficam em um local como hotel ou coworking durante o dia e a noite e finais de semana, passeia pela cidade. Não há como romantizar isso, é a realidade.

Existe também limitações sobre tempo de estadia, muitos dos países dão 90 dias para visto de turismo com extensão de mais 90 dias. Então, se quer se tornar um nômade digital, fique atento às dicas abaixo:

Unrecognizable digital nomad man traveling the world working

Escolha uma profissão que permita o estilo de vida de nômade digital

Escolha uma profissão em que seja possível trabalhar remotamente e em horários distintos. Lembre-se que existem fusos horários e isto muitas vezes significa renunciar a noites de sono para realizar reuniões, chamadas e alguns trabalhos. Sua profissão deve estar de acordo com esse estilo.

Burocracia existe para ser seguida, até para nômades digitais

Vistos, passaporte, vacinas, medicina do viajante, seguros… Cada país tem demandas diferentes de documentação, alguns inclusive sobre seu trabalho e estilo de vida. Mantenha esses documentos em dia e, com alguma antecedência, retorne ao Brasil para renová-los.

Idiomas: inglês é fundamental para um nômade

Aqui é a hora em que falar uma língua global faz muita importância. Um segundo e até um terceiro idioma é fundamental para esse estilo de vida ser eficaz. Vale também aprender algumas palavras e frases importantes do idioma local, para os momentos em que ninguém da região souber inglês.

Nunca pare de estudar: qualificação é importante

Lembre-se que enquanto você viaja, outras pessoas estão estudando. Essas mesmas pessoas estão competindo com você no mercado de trabalho. Infelizmente ainda há empresas que contratam pessoas para trabalho remoto, mas dão preferência a um remoto perto, que dê para a pessoa estar presente na empresa de vez em quando. Assim, você precisa se esforçar e diferenciar mais que os demais.

Malas e equipamentos de um nômade digital

Nômades carregam suas casas nas costas, significa que tudo o que você precisa deve ser compacto e funcional. Desde o seu guarda-roupa aos seus equipamentos de trabalho. Não precisa ser o melhor, mas tem que dar conta do recado e não te deixar na mão.

Renda compatível para ser um nômade digital

Quando você é nômade, você não está emigrando atrás de emprego. Isso é um estilo de vida e não uma mudança para começar uma nova vida. Calcule que seu salário deve dar conta de pagar por acomodações, conectividade, alimentação e seus gastos mesmo com as variações cambiais e as moedas dos países. Leve em conta que deve manter reserva para imprevistos. Muitos nômades intercalam destinos mais caros com destinos mais baratos para poupar dinheiro.

DICA DE OURO

Antes de se aventurar em um destino, pesquise. Existem sites como o nomadlist.com que trazem dados importantes como custo e experiências de outros nômades.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Booking.com

Outros assuntos,
para você se perder

Categorias

Um viajante está visitando agora:

Nossos parceiros de aventura

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo: