El Calafate

El Calafate é uma cidade pequena e muito bacana na Patagônia Argentina localizada bem próximo a fronteira com o Chile (aproximadamente 200km). A cidade tem um pouco mais de 21mil habitantes e está situada as margens do Lago Argentino em uma região de montanhas e paisagens belíssimas.

Três dias na cidade são suficiente para conhecer os pontos turísticos básicos e a partir de 5 dias você ficará sem ter o que fazer. A grande atração da região é o Parque Nacional Los Glaciares, a 80 km da cidade, e neste parque que fica o fantástico glaciar Perito Moreno.

O Perito Moreno é uma das poucas geleiras estáveis do mundo, ela ainda não reduz de tamanho devido ao aquecimento global. Ela é acessível por carro e seu mirante conta inclusive com rampas para acessibilidade. O glaciar é maior que a cidade de Buenos Aires e é uma das maiores reservas de agua doce do mundo. Se você for adepto a Aventura, vale um trekking sobre o Perito Moreno e um safari náutico por barco, se não, terá uma bela vista direto do mirante.

O Lago Argentino também tem vários outros glaciares com o Upsala que você pode visitar através de um passeio de barco no lago, que dura em torno de 5 horas. É certamente um passeio imperdível para ver icebergs e grandes paredões de gelo além da imensidão que é o Lago Argentino. Na região de El Calafate você pode fazer cavalgadas, pescar, fazer passeios de caiaque no lago e alguns passeios de carro perto da cidade. Outro destaque é o Glaciarium que é uma exposição sobre a era glacial e a patagônia, nele fica o Glaciobar, um bar feito de blocos de gelo que é uma experiência bem divertida. Para completar o passeio tem também a Laguna Nimez para ver aves, Estancia Nibepo Aike que é uma fazenda típica da região (imperdível).

Hotel em El Calafate

De El Calafate você pode dar uma esticada para El Chaltéin e o Parque Nacional Chileno de Torres Del Paine.

Realmente é bom se preparar: no verão a temperatura não passa dos 12 graus e no inverno chega fácil aos 10 graus negativos. Na cidade, roupa de frio é bem caro, então não se esqueça de caprichar na mala com roupas bem quentes, cachecol, luvas e botas impermeáveis. O frio não é um impeditivo se você estiver bem agasalhado, faz parte da experiência de um local tão especial.

Por mais distante que seja, em El Calafate você vai encontrar wi-fi em todos os estabelecimentos que for. Claro que nos passeios a conectividade é inexistente mas na cidade você vai ter internet fácil para se comunicar com o Brasil, usar seu whatsapp, postar suas fotos ou mesmo fazer uma chamada via Skype.

Como a cidade é turística e eles dependem do turista para girar a economia, fomos muito bem tratados. Todas as pessoas que trabalham no comércio e hotelaria são bem solícitos e preparados para atender mesmo quem não fala o idioma nativo.

Informação confirmada pela equipe!

Este selo significa que alguém da equipe já viajou até o local e os relatos do destino são reais e comprovados!

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo: