- Atualizado em 06/12/2022
Quer saber como utilizar o Google Flights para encontrar aquelas passagens baratas e sem enrolação? Chegou ao lugar certo!
Viajante profissional que se presa não fica refém de um único buscador de voos e o Google Flights é o melhor na sua categoria. Vem comigo que te explico direitinho como utilizar e achar as passagens mais baratas da internet.
Vou deixar para você as dicas e macetes que utilizo para comprar minhas passagens baratas. As telas vou reduzir o tamanho, mas basta clicar em cima para que sejam expandidas, ok?
Deixo uma dica que pouca gente sabe: Como criar alertas para que o Google avise em caso de promoções de passagens. Isso é bom, não é mesmo?
Caso queria, navegue no menu ao lado diretamente ao assunto que te interessa mais.
O que é o Google Flights
O Google Flights é um serviço do Google que utiliza a estrutura do maior buscador do mundo para encontrar voos entre destinos.
Ao contrário de sites de companhias aéreas e empresas que vendem passagens, o Google Flights não realiza a transação, só leva o viajante até a melhor oferta para que usufrua do preço. Por isso a passagem é barata!
Ele busca em todo o conteúdo indexado e encontra os preços das passagens, ordenando, organizando e categorizando para exibir para o usuário de modo a gerar economia financeira.
Realizando a busca no Google Flights
Acesse o site clicando aqui e você verá a tela abaixo.
A princípio funciona como outros buscadores de passagens, mas as passagens mais baratas dependem de um pouco de busca e destreza, o que contamos abaixo.
Nossas dicas para preencher a primeira busca. Clique nos itens abaixo para expandir os conteúdos.
Essa caixinha tem 3 opções: Ida e Volta, Só Ida e Múltiplos Destinos.
Selecione corretamente a que deseja usar.
Utilize Ida e Volta quando fizer uma viagem linear com somente um destino por trecho aéreo. Com mais destinos, considere outra opção.
Tenha em mente que a escolha de Só Ida geralmente traz passagens mais caras (pois a companhia aérea tende a compensar a perda da poltrona da volta).
Em caso de uma viagem com vôos encadeados (você fica dias em uma cidade e voa novamente) prefira a opção Múltiplos Destinos pois tende deixar a busca mais barata.
Essa caixinha vai ajudar a buscar a melhor oferta para a quantidade de passageiros. Ela é importante porque as vezes existe somente uma passagem disponível e aquela oferta deixa de fazer sentido para você.
Ou então o contrário: Você só precisa de uma passagem para adulto e encaixa direitinho no que procura.
Tudo bem que quando você está buscando voos econômicos eles não estarão entre as ofertas de cabines de primeira classe. Mas tudo bem se só queremos pagar menos em uma poltrona confortável.
Para passagens baratas, escolha sempre a opção econômica.
Esse é o aeroporto que você deseja decolar. Você pode digitar a cidade ou o aeroporto, isso influencia pouco no resultado da busca.
Essa parte faz toda a diferença na sua pesquisa. Fique atento!
Inicie sua busca digitando a cidade que deseja ir. O Google irá mostrar quais os aeroportos estão próximos a ela.
Caso não tenha certeza de qual escolher, principalmente em voos internacionais, escolha somente a cidade. Ele fará o resto. Isso reduz muito o custo da passagem uma vez que ele tende a escolher o aeroporto mais barato.
Essa escolha altera totalmente os preços das passagens.
Escolha as datas que melhor lhe convier. O Google já trará um a ideia de valores a serem pagos na data. Se você tiver flexibilidade de datas, aproveite para fazer a primeira adequação e iniciar a redução dos gastos.
A dica é evitar finais de semana e retornos aos domingos, quando todos querem retornar dos locais mais turísticos.
Filtrando os melhores resultados
Uma vez que você seguiu as dicas acima, o Google já deve ter retornado uma listas com as passagens mais baratas que ele encontrou, certo? Não! Se fosse assim tão fácil, qualquer um comprava passagem barata.
Abaixo da caixa de busca, quando clicar em Pesquisar, aparecerão filtros que podem ajudar a chegar nas passagens mais baratas e não ficar com aqueles voos cheio de escalas na mão.
O que filtrar e ficar atento:
A não ser que você queira dar voltas e voltas de avião, reduza as escalas. Claro que voos diretos são mais caros, mas duas ou três escalas são o máximo recomendado para grandes capitais.
Caso vá despachar bagagem, fique muito atento a isso. Para reduzir custos, muitas companhias aéreas disponibilizam passagens sem bagagem que devem ser compradas a parte.
Assim, fique atento ao bilhete que está sendo comprado para não ter surpresas no balcão da mesma. Voos locais também podem ter características especiais para bagagem, mesmo quando comprados juntos.
Antes da lista de voos disponíveis, existe outro filtro que vai ajudar a reduzir preços. Fique atento ao lado direito da tela, ao filtro de passagens. Ordene ele por passagens mais baratas.
De olho nos dados das passagens
Por mais que a passagem esteja barata à primeira vista, é preciso ter cuidado para que tudo saia conforme planejado. Malas, taxas, serviços… confira tudo.
Repare que o preço exibido é o preço total (Ida e volta) na configuração mais barata. Claro que escolhendo outro voo esse valor irá alterar.
Clique na setinha para baixo para expandir os dados e confira tudo. Existem dados que são pouco interessantes, busque o que quer ver diretamente.
Como saber se o preço está bom no Google Flights?
Acima do resultado de busca, o Google Flights mantém uma caixinha de parâmetro. Um mostrador que ajuda a balizar a decisão de compra.
Expanda a caixinha e veja os preços do histórico e das datas próximas. O próprio marcador deixa claro quando o valor pedido pelas passagens é alto.
Data Flexível: melhor forma de comprar
Se sua viagem tem datas flexíveis, você tem muita chance de encontrar boas promoções. Na barra abaixo da busca, existem duas caixinhas que merecem sua atenção.
Clique na opção calendário para ver preços de voos em datas próximas. Se você puder adiar ou adiantar um dia em sua viagem, tem grandes chances de conseguir passagens mais baratas.
A outra opção para lhe ajudar é a de Gráfico de Preços. Essa opção vai te mostrar como se comporta os preços das passagens para o destino nos próximos meses, além de mostrar se ela vem aumentando ou reduzindo para que tome rápido uma decisão.
Criando alertas inteligentes no Google Flights
Você não precisa voltar todos os dias ao Google Flights para buscar passagens. Logo acima da busca, você encontra um seletor de alertas.
Caso esteja conectado à sua conta Google, ele enviará a você um alerta por e-mail se o trecho que você buscou abaixar de preço. Dessa maneira você terá acesso às melhores ofertas quando elas acontecerem.
Dicas finais
O Google Flights é um dos melhores buscadores da internet, mas pode não trazer pequenas alterações realizadas pelas companhias. Assim, sempre compare diversos buscadores antes de efetuar sua compra. Sempre confira o site da companhia.
Quanto mais buscas você fizer na internet, mais cara as passagens podem parecer. Isso acontece por causa dos cookies e pelo monitoramento do seu IP que são utilizados nos sites e que já sabem que você está procurando algo referente ao destino. Para reduzir esse arrasto, utilize seu navegador no modo anônimo.
Busque em idiomas diferentes. Muitas vezes os sites brasileiros são mais caros que os gringos. Companhias aéreas do exterior mantém sites em outros idiomas, teste estes sempre que possível.
Caso tenha uma dúvida, deixe o comentário aqui na página que tentaremos ajudar.
Uma resposta
Me ajudou bastante.