Neve em gramado: quando ir para ver neve

Neve em Gramado é uma realidade. Esse destino de inverno no Brasil é bem famoso e, em um país tropical como o nosso, falar de neve é quase um contrassenso. O que pouca gente sabe é que na Serra Gaúcha neve é algo que acontece com certa regularidade.

Neve em Gramado

Neve em Gramado

Gramado está localizada na Serra Gaúcha, em uma região que tem invernos com temperaturas bem intensas. Não é muito incomum a temperatura chegar a números negativos.

Algo que poucas pessoas sabem é que a neve em Gramado não é um fenômeno que acontece com frequência, mas sim em épocas específicas, então se o seu objetivo é apenas ver a neve nesta bela cidade, é preciso saber a época certa de ir até lá.

Entrada da Cidade de Gramado - Rio Grande do Sul

No entanto, para fazer sua viagem até esse lugar ser incrível de qualquer maneira como a minha foi, vou apresentar todos os pontos necessários para que você e sua família desfrutem das melhores experiências que Gramado pode oferecer!

Como saber se vai ter neve em Gramado?

A neve em Gramado acontece 1 ou 2 vezes ao ano! Sim, é quase impossível prever e precisamos recorrer à ciência para ter o mínimo de assertividade, mas entendendo como ela se forma já dá para inferir quando e se vamos ter neve na região.

A primeira coisa que deve acontecer na região para ter neve em Gramado é uma queda abrupta de temperatura ou um ciclo de frio de vários dias com temperaturas próximas a zero graus.

Neve em Gramado - Quando vai nevar

Geralmente uma frente fria vindo do sul do continente traz uma massa polar com temperatura baixíssimas, elas são previsíveis e noticiadas nos jornais. Turistas mais atentos viajam para cidade acompanhando a movimentação dessas massas de ar polar.

A neve em Gramado se forma quando essas massas resfriam o vapor de água que sobe nas correntes de ar mais quentes, vindas do solo, congelando o vapor em flocos. No Brasil o mesmo fenômeno gera os flocos de neve na Serra Gaúcha e as chuvas de granizo na região sul e sudeste.

Neve em Gramado: quando ocorre esse fenômeno?

Nem tudo são flores: mesmo com o inverno de frio intenso, não é sempre que neva em Gramado, mas de acordo com estatísticas levantadas na última década, o evento de neve ocorre quase sempre nos meses de julho ou agosto.

Então, se formos nos basear nestas estatísticas, podemos claramente dizer que os melhores meses para viajar para esse destino com o intuito de ver neve e apreciar um bom frio, são entre esses dois meses citados anteriormente.

Esquibunda na neve em Gramado

Nesses meses junta-se a ansiedade de ver neve, as férias escolares e as atrações do destino e cidades próximas e fazem o preço dos hotéis, passagens e gastos com alimentação explodirem. Há quem diga que ir a Bariloche na Argentina se torna mais barato que visitar a cidade nesse mesmo período.

Em julho de 2021, houve na região uma precipitação histórica de neve em várias cidades da região. Um ciclone extratropical agiu na região do Uruguai enviando para a área uma grande quantidade de umidade, temperaturas baixas e muito vento.

Não nevou em Gramado, o que fazer?

Minha dica é que você não limite sua viagem apenas à neve em Gramado, mas esteja aberto a curtir outros passeios, a aproveitar a cidade de outras formas. Afinal, você já percebeu que sua chance é bem pouca de ver neve nesse destino, se a gente considerar 1 dia nos 2 meses (1/60), sua chance de acertar esse dia é de 0.017%.

Dicas de Gramado

A região é riquíssima em paisagens naturais, mesmo sem neve, geram lindas fotos e passeios lindíssimos. Quando fui a Gramado, não era início do inverso e fiz alguns passeios que super recomendo, vou listar 3 aqui embaixo:

Fiz um super tour pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos. Foram quatro vinícolas e uma parada para um almoço em um restaurante super charmoso em Bento Gonçalves. Reservei pela internet mesmo pois era melhor que o oferecido pelo hotel por um preço mais alto.

tour pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos - Gramado

Outra coisa que amei fazer foi uma visita aos cenários do filme O Quatrilho, indicado ao Oscar de 1996. Foi muito legal visitar algumas das locações e tirar aquelas fotos superbacanas para o Instagram. Esse é um passeio de meio horário, termina com um almoço na casa da família Ramm, comida deliciosa, da terra, com influências alemãs e italianas.

Casa Strapazzon, Cenário do Quatrilho - Fonte wikipedia
Casa Strapazzon, Cenário do Quatrilho - Fonte wikipedia

Alguém falou cerveja? Sim, a minha terceira dica caso a neve não dê as caras é deixar as lombrigas resfriadas com muita cerveja artesanal de qualidade. Em Gramado você pode pegar o Bus Bier e visitar cervejarias da cidade e da vizinha, Canela. Todo o trajeto é guiado e claro, há muitas paradas para degustar as melhores cervejas da região. O tour da cerveja artesanal precisa ser agendado com antecedência de 3 dias e em alta temporada costuma esgotar.

Snowland. Neve o ano todo em Gramado

Ok, quero ver neve de qualquer jeito, independente se é verão. Você não vai se decepcionar meu caro amigo leitor, no Snowland há neve em Gramado o ano todo!

De forma resumida, Snowland é um parque de neve que fica localizado em Gramado, esse é o primeiro do tipo nas Américas. Então, caso você não tenha tido a sorte de ver a neve caindo do céu, poderá simplesmente ver neste lugar, onde possui neve o ano inteiro!

São mais de 16.000m2 de área construída e 10 atrações para diferentes idades, desde brincadeiras simples quanto a alguns esportes como esquiar.

Esqui e snowboard na neve em Gramado

Uma das coisas legais que vi no Snowland é a montanha de neve. Nela é possível fazer esqui, snowboard, bumper car (tipo um carrinho bate-bate na neve) e a Caverna do Yeti e Oficina do Tio Urso que são cenários instagramáveis. Tudo isso com temperaturas abaixo de -3º e muita neve. Muitos foram os tombos e as gargalhadas.

Se você nunca esquiou na vida, sugiro contratar um instrutor para aprender o básico. Parece fácil, mas ter um pouquinho de técnica torna tudo mais divertido e menos doloroso.

Simulador 7D e patinação

Patinação no gelo no Snowland

No Snowland também tem o Vilarejo Alpino. Nele você encontra uma pista de patinação, várias lojinhas e um simulador 7D que é bem bacana. No simulador você sobe em uma plataforma que sente como se estivesse descendo uma montanha em esquis. Tudo é muito seguro e a fila pequena, valeu a experiência.

A pista de esqui estava bem cheia no dia que visitei, talvez por ser final de semana. Confesso que me diverti mais rindo dos tombos alheios que tentando me equilibrar nos patins.

Quanto custa o ingresso?

Os preços para brincar na neve em Gramado não são muito caros e você pode conferir aqui. Ele varia em alta e baixa temporada e alimentação, aluguel de equipamento de esqui e aulas não estão inclusos.

Nesse ingresso estão todas as outras atrações e os shows que acontecem durante o dia nas áreas do parque além de roupas para neve. Para evitar filas, programe-se e compra com antecipação seu ingresso.

Não, nevou. Fez calor!

Claro que é meio impossível fazer aquele calorão em Gramado no inverno, mas se você foi em busca de neve e as mudanças climáticas tinham outros planos, fique tranquilo. A região de Gramado tem várias atrações para quando as coisas esquentam.

Lago negro em Gramado, Rio Grande do Sul

A primeira dica que trago não é bem em Gramado, mas fica perto e é uma experiência única: um rafting de 7km no rio Paranhana, na cidade de Três Coroas.

Localizado no Raft Adventure Park, um megaparque de natureza com varias atrações, durante aproximadamente duas horas você desce o rio em um bote inflável em meio a corredeiras, muita mata nativa, água cristalina e locais de tirar o fôlego. O passeio custa R$90 e vale super a pena.

Rafting em Gramado

No mesmo local você encontra uma das tirolesas mais longas do Rio Grande do Sul com 1200 metros dividida em duas partes, isso mesmo, mais de 1km de tirolesa entre as árvores do parque.

Outra boa dica é o Ecoparque Sperry, uma área protegida de Mata Atlântica com várias trilhas e mirantes. A beleza do local são justamente as cascatas, cachoeiras e cânions para visitar e se refrescar.

Se você é amante dos parques ecológicos, o mais famoso dele possivelmente é o Parque da Cachoeira. Lá você encontra atividades de esporte de aventura como tirolesa, gaiola, rapel, rapel nas cachoeiras, locais para banho, canoagem entre outros.

O parque conta com uma estrutura variada que conta com cabanas e área de camping, restaurantes e banheiros para quem quer passar o dia ou o fim de semana.

 

web stories

Neve em Gramado

Agora que você tem conhecimento sobre o evento de neve em Gramado, quando tem mais chances de ocorrer esse fenômeno, e também sobre um dos principais pontos turísticos neste lugar, devemos dizer que você está pronto para curtir todas as belezas que te esperam em Gramado!

Caso você queira conhecer outros pontos turísticos únicos localizados em território nacional, ou até mesmo algumas culturas de outros países, não esqueça navegar aqui no site ou ajudar com dicas nos comentários 😉 Nos vemos por aí!

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.