Pode ser um rosto amigável no check-in ou de um motorista de táxi que esteja cheio de dicas úteis, é sempre bom receber uma calorosa recepção em suas viagens. Nossas interações com pessoas locais têm um enorme impacto sobre a forma como vemos os países que visitamos e pode mudar o panorama de sua viagem.
O site Rough Guides pediu aos nossos seguidores do Facebook e do Twitter para compartilhar onde encontraram os lugares mais hospitaleiros ao redor do mundo. O resultado você acompanha abaixo e é surpreendente.
Bolívia
Este país sul-americano foi eleito entre os destinos turísticos menos favoráveis do mundo no passado mas sempre pensamos que a Bolívia foi um pouco incompreendida e parece que os leitores concordam. Se você fizer um esforço para aprender algumas frases-chave nas línguas locais, você descobrirá exatamente o quanto os bolivianos são hospitaleiros. Do Salar de Uyuni, para o vasto lago verde, o lago Titicaca, as paisagens espetaculares do país, merecem a pena ir mais longe.
Filândia
Os finlandeses são famosos por serem reservados, mas isso não significa que eles não são um povo aconchegante: tudo o que você precisa fazer é se juntar a eles em sauna para descobrir isto. As saunas coletivas tornaram-se uma obsessão nacional, e você, sem dúvida, sairá desta experiência com muitos novos amigos. Uma vez, após a sauda, se esfregou com um monte de galhos frondosos aromatizados e foi mergulhado em uma piscina quase congelada, você terá, pelo menos, muito o que falar.
Myanmar
Cortado do resto do mundo há décadas, Myanmar recentemente começou a emergir de seu período de isolamento e agora é um local fascinante para ir. Visite qualquer uma das casas de chá tradicionais para conhecer os habitantes amigáveis, que geralmente ainda veem os turistas como uma novidade. Em 2016, Mianmar foi eleito o país mais generoso do mundo no World Giving Index pelo terceiro ano consecutivo. O índice leva em conta a bondade para estranhos, então você pode esperar receber calorosamente em suas viagens.
Quênia
É provável que as arvores da acácia, as planícies empoeiradas e os pores do sol de ocre que surjam à mente quando pensa em África pertencem ao Quênia. O país abriga uma variedade impressionante de habitats naturais: dos recifes e lagoas do Oceano Índico até as planícies férteis do Maasai Mara. Seu patrimônio cultural – com mais de 40 grupos étnicos – é tão rico que é comum que os habitantes locais falem três línguas – suas próprias, swahili e inglesa – para que seja fácil começar uma conversa.
Indonésia
O lar de tudo, desde volumosos templos até florestas tropicais cheias de orangotangos e cercado por alguns dos melhores locais de mergulho do mundo, as 17.000 ilhas tropicais da Indonésia são extraordinariamente diversas. Enquanto isso, as pessoas que vivem lá compartilham cerca de 300 etnias e muitas centenas de idiomas entre elas. Os moradores locais são extrovertidos e acostumados a ver novos rostos, então você não deve se surpreender se um completo estranho tentar interagir com você.
Japão
Viajar de avião para o Japão é sentir um pouco como deve ser passear em outro planeta. Há tudo, desde máquinas de venda automática de lámen (macarrão) até hotéis em cápsulas futuristas encapsulado em uma cultura bem diferente da ocidental. Mas não há necessidade de se preocupar já que o Japão é regularmente anunciado como um dos países mais acolhedores e hospitaleiros do mundo. Isso significa que você não precisa se preocupar se você acidentalmente se esqueceu de retirar seus sapatos e calçar seus chinelos ao entrar em uma residência ou cometeu uma gafe relacionado ao uso dos hashis (pauzinho japonês).
Colômbia
A Colômbia é amplamente considerada como uma das estrelas emergentes da América do Sul. Com o declínio gradual dos cartéis da droga e a melhoria das condições de segurança, finalmente, surge o acesso às suas encantadoras cidades coloniais, florestas de nuvens e praias com palmeiras. Os moradores locais são famosos pela hospitalidade e, sem dúvida, você experimentará uma acolhedora visita à subestimada capital do país, Bogotá ou à próspera Medellín.
Unganda
Uma vez apelidado de “pérola da África” por Winston Churchill, Uganda ainda tem muito para se orgulhar, incluindo uma população saudável de gorilas de montanha, a fonte do rio mais longo do mundo e as Montanhas da Lua, a faixa mais alta do continente. Muitos anos de conflitos civis têm mantido o país fora dos roteiros turístico, embora os viajantes tenham começado a viajar para lá nos últimos tempos com a promoção da estabilidade política.
Índia
Em grandes cidades indianas, como Delhi e Mumbai, é quase garantido que você conheça uma nova pessoa a cada minuto. Em todos os lugares em que você vai, as pessoas locais tendem a se apresentar, olhar para você, tirar fotos e você pode até encontrar-se confrontado com perguntas estranhas como: “Você tem um namorado?” ou “Quanto de salário recebe em seu país?”. Isso é perfeitamente normal na Índia e é simplesmente uma maneira amigável de mostrar interesse em um novo rosto. Que tal fazer novos amigos?
Etiópia
O topo da lista situa-se na Etiópia, um país belíssimo da África Oriental, com uma história que remonta a muitos milhares de anos. Nunca foi colonizado e os costumes tribais e as tradições hospitaleiras que você pode ver aqui são em grande parte exatamente como sempre foram. Pegue a cerimônia do café etíope: as mulheres da casa meticulosamente torram, moem e fermentam os grãos aromáticos, antes de apresentar três copos consecutivos de café excepcionalmente fresco para seus convidados. O processo pode durar horas, mas é considerado uma verdadeira celebração da amizade.