por nossa equipe
Dentre os principais meios de transporte de Buenos Aires, um dos principais é a bicicleta!
Se é a sua primeira vez viajando para a capital argentina, você vai perceber que parece que toda a cidade de Buenos Aires foi programada para passear de bike.
Isso porque ela é uma cidade plana, possui as ruas bem largas, e motoristas muito mais cuidadosos e atenciosos do que estamos acostumados aqui no Brasil.
Portanto, essas características fizeram com que a bicicleta fosse um dos melhores meios de transporte para se utilizar por lá, tanto para turistas, como para moradores.
Aliás, existem várias lojas e aplicativos destinados ao aluguel de bikes, além dos tours que são feitos pela cidade de bicicleta, e se tornaram o passeio perfeito para os amantes de pedaladas.
Se você chegou até esse post, provavelmente, está buscando dicas de passeios para fazer quando estiver por Buenos Aires, certo?
Por isso, no texto de hoje, queremos te trazer uma ideia de passeio bem diferente: conhecer Buenos Aires utilizando bicicletas.
Abaixo, separamos todas as informações que você precisa saber, ensinamos como alugar uma bicicleta na cidade, e algumas dicas do que conhecer por lá andando de bicicleta! Preparado? Então, vamos lá!
Bicicleta grátis em Buenos Aires
Apesar dos aplicativos para aluguel de bicicletas não serem tão comuns aqui no Brasil, nas grandes metrópoles ao redor do mundo, eles são mais do que essenciais para o dia a dia da população.
Em Buenos Aires, um dos principais e mais famosos é o EcoBici, que permite alugar bicicletas gratuitamente.
O EcoBici foi um projeto que surgiu da prefeitura da cidade de Buenos Aires, com o objetivo principal de incentivar os argentinos e turistas, a utilizarem mais a bike como um meio de transporte.
No total, existem mais de 100 estações da EcoBici espalhadas pela cidade, e mais de 4.000 bicicletas à disposição da população.
O aplicativo do EcoBici está disponível para baixar e utilizar tanto em celulares Android, como iOS. Para isso, faça o download do app oficial, realize o seu cadastro e cadastre um cartão de crédito internacional no app.
Apesar de o serviço ser gratuito, o cartão de crédito deve ser cadastrado na plataforma por turistas, pois ele é o único substituto ao comprovante de residência que é solicitado pelo app.
Assim, um valor bem pequeno será cobrado no cartão, apenas para confirmar que ele está válido, e será estornado para você logo em seguida.
Com o seu cadastro do EcoBici ativo e habilitado, você pode ir até uma das estações de aluguel da bike que estão espalhadas por Buenos Aires. Para encontrar a mais próxima de você, confira as opções dentro do app.
O aplicativo e o site da EcoBici permitem conferir, também, se existem bicicletas disponíveis para serem alugadas nas estações próximas. Por isso, recomendamos sempre dar uma olhada antes de ir até a estação.
Ao achar a sua bicicleta EcoBici, o desbloqueio do aparelho também será feito através do aplicativo.
Após desbloqueá-la, a bicicleta ficará destravada por 30 minutos, e você pode prorrogar o uso, devolvendo o veículo em uma das estações e retirando uma bike nova. No entanto, é necessário esperar 15 minutos para retirar um novo veículo.
Ah! Aqui vai uma dica muito importante: o tempo de tolerância para devolver a bicicleta após os 30 minutos, é de apenas 5 minutos. Se, dentro desse tempo, ela não for devolvida, será necessário pagar uma multa progressiva.
Portanto, as EcoBici são opções de bicicletas interessantes para quem quer ir de um lado a outro em Buenos Aires de forma mais rápida, sem gastar nada e, ainda, aproveitar para conhecer e apreciar as ruas da cidade.
No entanto, se você precisa de uma opção sem restrições de tempo, não se preocupe! Pois existem bicicletas em Buenos Aires para você também.
Vamos falar, então, sobre as lojas de aluguel de bicicletas e como funciona esse serviço.
Onde alugar bicicleta em Buenos Aires?
Outra opção para conseguir uma bicicleta em Buenos Aires, é recorrer a uma das lojas de aluguel de bikes que estão espalhadas por lá.
Apesar do app EcoBici ser muito bom e funcionar super bem, o sistema possui algumas restrições, como o período máximo de 30 minutos para ficar circulando com a bicicleta, e a necessidade de ter que trocar a bike para fazer a renovação.
Assim, se você quer turistar com calma pela cidade sem se preocupar com limite de tempo, alugar a bicicleta em uma das lojas é muito melhor!
Confira as principais lojas de aluguel de bicicletas que você pode encontrar em Buenos Aires:
- Biking Buenos Aires (San Telmo – Calle Peru);
- Ba Biking (San Telmo – Calle San José);
- La Bicicleta Naranja (Sal Telmo – Pasaje Giuffra, e Palermo – Calle Nicaragua).
Com relação aos preços para alugar uma bicicleta em uma das lojas especializadas nesse serviço, os locais costumam cobrar a partir de 60 pesos argentinos por hora, ou cerca de 240 pesos para passar o dia inteiro.
Mapa das ciclovias de Buenos Aires
A cidade de Buenos Aires é muito bem projetada no quesito ciclovias. Para se ter uma ideia, são mais de 230 km de ciclovias espalhadas por todos os cantos da capital argentina, oferecendo o máximo de conforto e de segurança para quem quer se locomover de bicicleta por lá.
O fato de possuir tantas ciclovias é muito bom, tanto para os motoristas, quanto para os ciclistas, pois melhora consideravelmente o trânsito na cidade, e promove a segurança de quem prefere andar de bike.
Então, isso significa que pedalar por Buenos Aires é uma atividade muito fácil e segura, independente de onde você queira ir.
Inclusive, como a prefeitura da cidade reconhece que muitos moradores e turistas preferem utilizar bicicletas como lazer, as ciclovias possuem placas indicativas com as direções para os principais pontos turísticos da cidade, o que torna o trajeto e o roteiro muito mais fácil.
Além disso, os interessados podem verificar o mapa completo das ciclovias de Buenos Aires através do site Como Llego, que funciona de forma muito similar com um Google Maps.
Basta você informar qual o seu local de destino, e selecionar que o seu meio de transporte será a bicicleta. A partir disso, ele traça o melhor caminho para chegar até lá.
Tour guiado em Buenos Aires de bicicleta
Aqui está uma ideia de passeio espetacular por Buenos Aires para quem ama pedalar!
Já que a cidade possui uma ótima infraestrutura para andar de bicicleta, algumas agências de turismo da cidade oferecem opções de passeios guiados por toda a cidade de Buenos Aires com bicicletas.
A grande maioria das agências já incluem, no valor do pacote, o equipamento, água, capacete e, até mesmo, algumas lembrancinhas.
Os passeios são feitos em grupos, e o guia da vez dá todas as instruções sobre o caminho, e passa pelos pontos turísticos mais importantes da cidade. Além disso, ele também entra em detalhes históricos e culturais de cada atração. Portanto, é uma opção bem diferente e legal para conhecer Buenos Aires!
Você pode fazer a reserva do seu tour de bicicleta na Argentina com antecedência através do site do Get Your Guide.
Onde andar de bicicleta em Buenos Aires?
A cidade inteira de Buenos Aires é “pedalável”. Mas, sem dúvida, existem lugares que não podem ficar fora das suas pedaladas pela cidade, e que você precisa incluir no seu roteiro.
Então, resolvemos fazer uma lista com alguns lugares para passear de bicicleta na capital argentina. Assim, facilitamos a criação do roteiro para você. Confira!
Bosques de Palermo
O bairro do Palermo é um dos mais charmosos de Buenos Aires. Portanto, qualquer rua que você resolver andar de bicicleta será uma grande aventura.
No entanto, existe uma região localizada dentro do bairro que é chamada de Bosques do Palermos, que compreende um conjunto de áreas verdes com muita fauna e flora para apreciar.
Por lá, você pode conhecer o Rosedal de Buenos Aires, que se trata de um gigantesco jardim de rosas, de diversas espécies diferentes. O El Rosedal conta, também, com um lindo lago cheio de barquinhos, uma pérgula, um miradouro e uma linda fonte.
Além de tudo isso, El Rosedal abriga, também, o famoso Jardim dos Poetas, onde estão expostos bustos e esculturas de alguns dos poetas mais importantes da história, como Shakespeare, Dante Alighieri, Antonio Machado e muitos outros.
A mesma região dos Bosques de Palermo abriga o planetário Galileu Galilei, super tecnológico e com uma arquitetura bem futurista, e o Jardim Botânico de Buenos Aires, que também é muito bonito e composto de vários outros jardins, como o jardim ocidental, o jardim romano e o jardim francês.
Portanto, por ser uma área cheia de parques, muito verde e bem fresquinha, vale a pena programar um passeio de bike por lá.
Costanera Sur
Outro espaço que parece que foi projetado para ser desvendado de bicicleta é a Costanera Sur que, na metade do século passado, era o ponto mais alto de Buenos Aires, por onde os turistas, casais e moradores passavam as tardes.
A Costanera Sur está localizada nas margens do Rio Prata, na região de Puerto Madero, próximo de grandes pontos turísticos, como a Reserva Ecológica de Buenos Aires, o Centro de Museus da cidade, o Hard Rock Café, Puente de la Mujer e o Cassino.
Graças aos grandes esforços da prefeitura em recuperar a região de Puerto Madero, a Costanera Sur também foi revitalizada e se tornou um dos melhores locais para se andar de bicicleta, passear com a família, caminhar e abreviar a bela vista do Rio de la Plata.
Além disso, próximo da Costanera Sur, existem várias opções de bares, restaurantes e cervejarias, que você pode parar para conhecer durante o seu passeio.
Uma curiosidade sobre a Costanera Sur é que, cerca de 100 anos atrás, em 1920, na época em que existia um balneário na região, homens e mulheres do bairro eram obrigados a tomar banho separadamente, e existia uma regra bem diferente: só era permitido ficar na água, no máximo, 30 minutos.
E o banho após às 19h era proibido pois, dessa forma, a prefeitura acreditava que poderia evitar “tentações da concorrência noturna”.
Reserva Ecológica
Por fim, a Reserva Ecológica, que está localizada próxima da Costanera Sur, merece a sua visita.
O local conta com mais de 350 hectares, cheios de flora e de fauna para apreciar, além de belas trilhas, e muitos espaços verdes para relaxar e aproveitar a natureza.
O parque é muito bem frequentado por turistas e moradores, sendo considerado um dos melhores e mais seguros espaços para andar de bicicleta.
Um ponto de destaque da Reserva Ecológica é para a vista do local, que mistura a natureza com os belos prédios arranha-céus localizados ao redor do parque. Portanto, vá preparado para tirar belas fotos!
A reserva está localizada na Avenida Tristá.