Você vai viajar e o destino está exigindo um seguro-viagem com cobertura de Covid? Bom, é mais comum do que você imagina. Devido aos custos de tratamento, nem todo país ter um sistema de saúde pública como o nosso e protocolo de checagem antes do embarque, um caso de positivo no retorno pode se tornar uma dor de cabeça imensa. Olha que estou desconsiderando que algo grave pode acontecer.
Imagine ter que ficar confinado mais 15 dias no país que você e esperar um teste negativo para voltar ao país. Isso está acontecendo com muita gente.
Não sabe como um seguro viagem funciona? Não sabe quais cuidados tomar? O que é um seguro viagem que cobre COVID?
Matéria: https://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/mesmo-com-seguro-covid-turistas-pagam-quarentena-25355914
O que é o seguro viagem?
O seguro viagem é uma forma de se resguardar caso algo aconteça durante uma viagem nacional ou ao exterior. Podem ser questões de saúde, um acidente, um cancelamento de voos, perda de bagagem, assistência jurídica ou uma infinidade de coisas. Cada seguro tem suas coberturas.
Ele obrigatoriamente é feito antes da viagem, indicando o dia inicial e final, datas durante as quais você estará coberto.
Seguro de viagem do cartão de crédito, é a mesma coisa?
Definitivamente, não. Algumas bandeiras oferecem um seguro caso o viajante efetue a compra das passagens pelo cartão de crédito. Lendo bem as coberturas, verá que é um seguro superficial e com cobertura insatisfatória.
Como funciona o seguro de viagem?
Ao ter uma emergência ou precisar de apoio, basta acionar o seguro pelo telefone indicado informando o número da apólice e o descrever o problema que passa.
No caso de um problema de saúde como COVID, ele funciona como um plano de saúde para lhe prestar assistência hospitalar e médica. Se precisar de um médico, uma cirurgia ou internação ele vai providenciar e você não pagará por isso. Alguns reembolsam valores gastos com medicamentos, auxílio para doenças que você já tinha e veio a ter uma crise, entre outras.
Em alguns planos também constam coisas interessantes como passagem para um acompanhante ir até você, traslado entre hospital/aeroporto, remoções especiais e até mesmo envio póstumo.
Já fui vacinado, preciso de seguro?
Sim, inclusive alguns países exigem! Como a cobertura vacinal não garante a evolução da doença, caso você tenha complicações precisará ser atendido em um hospital ou similar. Você também pode ser impedido de embarcar de volta, o que gerará custos de hospedagem, alimentação e tratamento que muitas vezes não estão no plano de viagem.
Como escolho um seguro viagem com COVID?
Um bom seguro para viajar na pandemia deve ter as coberturas tradicionais de um seguro de viagem e te resguardar caso você contraia a doença.
Assim ele tem que ter:
- Atendimento para o diagnóstico;
- Em caso de internação, cobertura de despesas médicas e hospitalares;
- Reembolso de valores para medicamentos para tratar Covid caso ele aconteça domiciliar ou no hotel;
- Despesa com hospedagem extra para isolamento (prorrogação da viagem, convalescência em hotel);
- Repatriação funerária;
- Garantia de viagem de regresso (valor monetário para a passagem).
Quais seguradoras oferecem seguros com suporte ao COVID?
Listamos abaixo algumas seguradoras que sabemos que têm seguros viagem com cobertura ao COVID. Como não temos nenhum tipo de parceria e verificação, escolha por sua conta e risco.
São elas:
- Assist Card
- Intermac
- Universal assistance
- GTA
- Affinnity
- April
Quais cuidados na hora de contratar?
Leve em conta o estilo de viagem e os riscos que você será exposto. Se for uma viagem de aventura, escolha um seguro que seja adequado. Vale levantar doenças atuais que podem agravar, seu condicionamento físico ou mesmo itens como pandemias e doenças endêmicas do local visitado.
Leia cuidadosamente todas as informações, nem sempre o mais barato é o mais adequado.
Testei positivo, e agora?
Existem duas coisas a serem feitas quando se testar positivo para Covid em um país estrangeiro. A primeira é avisar as autoridades sanitárias segundo o protocolo de cada nação (se a detecção não tiver ocorrido em um hospital), a segunda é informar ao seguro para que lhe dê instruções a serem seguidas.
Testei positivo, não tenho seguro ou ele não cobre.
Ai fica complicado. Você passa a ser responsável por todos os custos relacionados ao tratamento e extensão de viagem. Infelizmente pouco pode ser feito quanto a isso.
Caso seu seguro não cubra, demais coberturas continuam ativas. Se você se acidentar ou tiver algo que não seja COVID, continua coberto.
Faça um seguro que funciona
Aqui no blog a gente sempre viaja com a Globus Digital, um seguro descomplicado que ajuda muito caso precise usar. Claro que ninguém quer, mas vai que precisa. Para contratar você pode entrar nesse link e fazer todas as cotações. O primeiro seguro tem 10% de desconto 😉
Uma resposta