O Mundo é Seu

Plaza General San Martín em Buenos Aires

Esse conteúdo faz parte de Buenos Aires
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe

Buenos Aires, sem dúvida, é uma cidade muito bem arborizada, com muitos espaços verdes para relaxar e passear, sendo um deles a famosa Plaza General San Martín!

Mais conhecida apenas por Plaza San Martín, o lugar se tornou um dos monumentos históricos de Buenos Aires ainda no ano de 1942, por conta da sua importância histórica para a cidade como um todo.

A praça é um ótimo local para andar, fazer um piquenique, descansar no gramado fofo sob a sombra das árvores, e tirar belas fotos com os canteiros floridos que cercam o local!

Monumento da Plaza General San Martín. Buenos Aires, Argentina

Além disso, a praça possui amplas alamedas e abriga alguns monumentos importantes, como o Memorial de Guerra. Desde que foi fundada, lá no século XIX, a Plaza San Martín foi utilizada como palco para várias funções e acontecimentos, que vamos contar em mais detalhes abaixo.

Com toda certeza a Plaza San Martín é uma parada obrigatória para quem está viajando para Buenos Aires pela primeira vez!

Por isso, preparamos esse post completo para te contar tudo sobre a Plaza General San Martín, os pontos turísticos que ela abriga e dar algumas dicas de passeios para fazer na mesma região. Vamos lá? Acompanhe a leitura para conferir todos os detalhes!

Um breve histórico da Plaza San Martín

A Plaza General San Martín, como comentamos brevemente acima, possui um valor histórico muito importante tanto para Buenos Aires, como para a Argentina como um todo.

Para se ter uma noção da sua importância, a praça é uma das mais antigas da cidade e, desde que surgiu, foi palco de grandes e importantes acontecimentos.

Foi na Plaza San Martín que, no ano de 1807, foi travada uma batalha que levou a uma vitória crioula em Buenos Aires. Poucos anos depois, em 1812, o General San Martín, ao qual a praça foi homenageada, estabeleceu ali naquele espaço o seu quartel do Regimento de Granadeiros a Cavalo.

O nome Plaza General San Martín, no entanto, foi oficializado somente em 1878. Antes de se tornar a praça de hoje, o local passou os seus anos iniciais sendo chamada de El Retiro, por conta do santuário de um monge que foi instalado na região da praça.

Praça San Martin e Torre Monumental na região do Retiro - Buenos Aires, Argentina

Outra curiosidade sobre a Plaza San Martín é que ela já foi um mercado de escravos durante o século XVIII, onde vários depósitos e galpões foram criados.

Depois, ela foi transformada em uma Praça de Touros, no início dos anos 1800, funcionando como palco para esses espetáculos até 1819, quando esse tipo de atividade foi banida.

A Plaza San Martín também foi palco de uma das batalhas travadas pelos britânicos em uma das tentativas de invadir Buenos Aires. Por isso, ela ficou conhecida por vários anos como “Campo de Glória”.

No decorrer de todos os anos desde a sua fundação, a Plaza San Martín passou por vários projetos de reforma, sendo a grande maioria realizado pela própria Prefeitura de Buenos Aires.

Plaza San Martin - Buenos Aires, Argentina

O layout atual da Plaza General San Martín preserva muitos detalhes que foram inseridos pelo famoso paisagista francês, responsável por vários projetos em diferentes pontos históricos de Buenos Aires: o Carlos Thays.

Assim, além da beleza da flora que faz parte da praça e de todas as suas construções, a Plaza San Martín abriga, também, alguns monumentos e esculturas importantes, o que levou o local a se tornar um Monumento Histórico na década de 40.

Quem foi San Martín?

O nome da praça foi escolhido para homenagear o General San Martín, mas quem foi este homem e qual a sua importância para a história argentina?

San Martín, em sua época, era mais conhecido como O Libertador, sendo considerado um dos personagens e atores mais importantes de toda a história de evolução da Argentina.

O general esteve diretamente envolvido no processo de independência do país, além de ter participado das independências do Peru e do Chile também, fazendo com que seu nome fosse conhecido e admirado em toda a América do Sul.

Por isso, San Martín foi considerado um importante herói nacional na Argentina, ajudando o povo a conseguir a independência frente aos espanhóis que sempre sonharam.

Assim, a Plaza General San Martín foi oficialmente batizada com esse nome no ano de 1878, quando se completou o centenário da data de nascimento de San Martín.

Onde fica a Plaza General San Martín?

A Plaza San Martín fica localizada no início da Calle Florida, no bairro do Retiro, em Buenos Aires.

A região como um todo é muito turística, fácil de chegar e cheia de passeios e lugares para conhecer.

Monumento a San Martín

Monumento a José de San Martín. Buenos Aires, Argentina

Localizado no meio das gigantes árvores que vivem na Plaza San Martín, e em volta dos umbus, palmeiras, canteiros de flores e as belíssimas alamedas que completam o layout da praça, temos o monumento dedicado ao General San Martín.

San Martín, nesta escultura, foi retratado montado em seu cavalo, apontando na direção da Cordilheira dos Andes, que foi o caminho utilizado para conseguir a independência da Argentina frente ao governo espanhol.

O monumento foi produzido por Louis-Joseph Daumas, um grande e importante escultor francês, no ano de 1862.

O Memorial de Guerra

Outro importante monumento que está localizado na Plaza San Martín é o chamado Monumento de Guerra que tem, como nome oficial, “Monumento aos Caídos”, remetendo à Guerra das Malvinas.

O monumento foi criado para homenagear a vida de todos os 649 soldados argentinos, que foram mortos durante o conflito contra o Reino Unido, que ocorreu pela defesa e posse das Ilhas Malvinas, durante o ano de 1982.

La Duda

La Dude. Estátua de Buenos Aires, Argentina

No cruzamento da Rua Maipú com a famosa Avenida Santa Fé, os visitantes da Plaza San Martín podem encontrar a escultura La Duda, ou A Dúvida, em tradução livre para o português.

Diferente das outras esculturas que citamos até então, La Duda foi trazida diretamente da Europa para Buenos Aires e alocada na Plaza San Martín no ano de 1906.

Ela foi esculpida toda em mármore Carrara e projetada por Louis Henri Cordier, refletindo a imagem de um jovem que possui uma bíblia aberta, e se questiona sobre as escrituras. Ao seu lado, foi esculpido um ancião que, aparentemente, está respondendo aos questionamentos que o jovem possui sobre o Livro Sagrado.

Curiosidades sobre a vizinhança

Além de todos os acontecimentos históricos que ocorreram na Plaza General San Martín, e as esculturas importantíssimas que estão por lá, a vizinhança da praça também é bem histórica.

Se você parar para observar ao redor da praça quando estiver por lá, poderá visualizar vários prédios importantes, como o Palácio Paz, que funciona atualmente como o Círculo Militar da cidade.

Outro edifício que vale a pena conferir por lá é o Kavanagh, que foi considerado o prédio mais alto de toda a região da América do Sul. Foi inaugurado no ano de 1936 e, em 1999, reconhecido como um Patrimônio Mundial da Arquitetura da Modernidade pela UNESCO.

Por fim, um outro prédio que merece destaque por lá é o que abriga o Plaza Hotel. Esse hotel foi inaugurado bem no comecinho do século XX, em 1909, sendo a primeira opção de hospedagem dentro da categoria internacional de toda a cidade de Buenos Aires.

Uma curiosidade sobre o prédio do Plaza Hotel é que, no contexto da sua fundação, o prédio recebeu o título de mais alto da cidade.

O hotel funciona até hoje e, inclusive, é um dos mais procurados pelos turistas, mantendo todo o seu charme clássico, e tendo mais de 100 anos de experiência no segmento de turismo, valendo muito a pena se hospedar por lá.

Sugestões de passeios em Retiro

Além da Plaza General San Martín, o bairro do Retiro, em Buenos Aires, abriga vários outros pontos turísticos que precisam estar presentes em todos os roteiros pela cidade.

Assim, vale a pena pensar em separar um dia inteiro para conhecer o bairro do Retiro, e aproveitar para visitar todos os pontos turísticos e passeios importantes da região, como a Basílica do Santíssimo Sacramento e a Torre de los Ingleses.

O bairro do Reitor é um dos mais bonitos, elegantes e agradáveis de Buenos Aires, sendo conhecido por seus hotéis e prédios luxuosos e clássicos, que contrastam com as construções mais modernas e imponentes, criando uma região com enorme valor arquitetônico.

Além disso, Retiro está do lado do bairro da Recoleta e de Puerto Madero, que também são bairros turísticos e muito interessantes para conhecer, sendo possível ir caminhando até eles, se você quiser aproveitar ainda mais o passeio.

Confira, então, os principais pontos turísticos e passeios de Retiro que valem a pena conhecer, quando você for visitar a Plaza San Martín:

Torre de los Ingleses

Torre de Los Ingleses, Buenos Aires. Argentina.
Torre de Los Ingleses, Buenos Aires. Argentina. Foto: diaznicolas_

A famosa Torre de los Ingleses é um dos símbolos mais importantes do Bairro Retiro!

Antes da inauguração do Obelisco, a Torre de los Ingleses era a marca principal da cidade de Buenos Aires, por ser muito bonita e guardar várias histórias e curiosidades.

Uma das principais está relacionada com os relógios que foram instalados nos quatro lados da Torre de los Ingleses: todos eles são réplicas do relógio londrino, instalado na Torre do Big Ben, na cidade de Londres, na Inglaterra. Daí surgiu o nome da torre argentina.

Calle Arroyo

A Calle Arroyo é uma rua muito popular em Buenos Aires por conta do seu estilo francês. Ela fica localizada no bairro Retiro, e possui uma curvatura bem diferente das demais ruas da cidade, o que chama bastante a atenção dos turistas.

Calle Arroyo, ao incorporar os ares franceses, possui várias galerias de arte em toda a sua extensão e, logo após o seu fim, inicia-se a Avenida Avelar, que é repleta de palácios e embaixadas.

Basílica do Santíssimo Sacramento

Outra opção de passeio pelo bairro Retiro é a visita da Basílica do Santíssimo Sacramento, que possui um estilo diferente das demais da cidade, tendendo mais para o eclético.

Essa basílica é a mais famosa de Buenos Aires, e é frequentemente usada pela alta sociedade da cidade para a realização de casamentos e cerimônias importantes. Portanto, dá para imaginar o quão bonito não deve ser o local, não é mesmo?

Catalinas Norte

A região de Catalinas Norte está do ladinho do bairro do Retiro, e é tida em Buenos Aires como uma das mais bonitas e luxuosas!

Isso porque, por ali, estão alguns dos mais chiques hotéis, os mais elegantes arranha-céus, os edifícios residenciais mais badalados, e muitas opções gastronômicas de primeira classe!

No entanto, a parte mais bonita de Catalinas Norte é que ela está localizada bem nas margens do Rio de la Plata. Então, durante a noite, as iluminações dos edifícios, os cruzeiros e os barcos ajudam a criar uma paisagem linda e muito charmosa, sendo uma ótima opção de passeio para o fim do dia.

Florería Atlántico

Por fim, vamos deixar aqui uma recomendação de pub que você precisa conhecer em Buenos Aires, e que fica localizado no bairro do Retiro!

O Florería Atlántico é um pub de Buenos Aires que recebe este nome, por estar localizado escondido dentro de uma floricultura da cidade.

Esse bar ganhou o 1° lugar de melhores bares da América do Sul, e ficou em 7° lugar no ranking mundial. Portanto, não tem como perder a oportunidade de conhecer o local!

Outra curiosidade sobre o Florería Atlántico é que o bartender do bar, Renato Giovannoni, foi premiado como o melhor bartender de todo o mundo. Então, mais um motivo para esse pub estar presente no seu roteiro por Retiro!

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.