O Mundo é Seu

Roma: Como utilizar Internet e Telefones

backpack-1149544_1920 Sim, sou uma pessoa que não consegue ficar desconectada. Quando estou viajando, uma das primeiras coisas que faço é tentar comprar um chip local e ter acesso à internet para usar mapas, pesquisar locais e informações e comunicar com a família. Não dá pra depender de wi-fi embora todo lugar ofereça gratuitamente.

Escolher um plano de celular nem sempre é tarefa fácil no exterior visto que eles costumam ser diferentes (alguns indecifráveis), somos apresentados a operadoras que nunca ouvimos falar e tarifas que não conseguimos comparar com as do Brasil.

Atualizando: A Luana do blog Viagem e Cura indicou um novo chip de celular para viagens internacionais. Vale a pena uma conferida no artigo dela antes de tomar uma decisão.

Na Itália você tem praticamente quatro opções (Vodafone, Tim, Tre e Wind), nas minhas primeiras viagens sempre fui conservador e escolhi a TIM mas depois de ouvir algumas pessoas de lá, embarquei na Vodafone e não me arrependi. Você também pode optar em ligar via Embratel (Clique para saber como) e esta é uma boa opção para emergências.

call-71170_1280 Para ter um chip local, você precisará de seu passaporte que será escaneado ou feito uma copia (xerox) dos seus dados e da página de entrada na União Européia. O chip custa em torno de 3 euros, mas geralmente com 10 euros você terá um chip (SIM Card) com alguns créditos e você poderá escolher entre os planos pré-pagos disponíveis que não necessitam de endereço fixo na Itália.

A maioria das operadoras (se não todas) têm planos para turistas com dados e ligações internacionais para ligar pra casa, o que já ajuda na hora de comunicar com as pessoas aqui no Brasil.

Fica abaixo um pouco sobre cada uma das operadoras segundo experiência de alguns usuários que encontrei pelo caminho, inclusive amigos que estão morando na Itália e a minha com as duas operadoras.

Operadoras de Telefonia Móvel

Screen-shot-2011-09-28-at-12.39.07-PM A Wind (http://www.wind.it) foi a menos recomendada pelas pessoas. Não tive uma experiência com ela porque fui alertado que não pega em todos os lugares da Itália e como ia sair de Roma não quis correr o risco. É a terceira maior companhia de telefonia móvel da Itália com 22,9% do mercado e a mais nova, daí a cobertura menor.

A empresa tem planos bem chamativos como 12gb internet 4G por 19 euros ou planos com ligação para o Brasil + internet à partir de 12 euros. Se não for sair de Roma, pode ser uma ótima pedida visto que na cidade ela tem uma otima cobertura. Em 2015 a empresa firmou um compromisso de investir 15 milhões de euros em infraestrutura, então pode ser destaque para os próximos anos.

logo-3-italia_00999 A Tre (http://www.tre.it), ou três em português, é o patinho feio da história, que pode até virar cisne. É aquela operadora que tem boa cobertura, planos legais, preço bom, conexão rápida mas as vezes pisa na bola. Viajando com amigos em uma das vezes, era justamente a operadora que não tinha sinal quando estávamos nos transferindo entre cidades. (Tudo bem que a Itália é montanhosa, passa-se por muitos tuneis e é normal perder sinal de celular, mas era bem frequente.) Ela tem planos chamados “Passaport” que “funcionam” em toda a Europa. Se vai fazer uma viagem para vários países é uma operadora a se considerar.

Em Roma as pessoas dizem não ter problemas de conexão mas não arrisquei, mesmo com promoções que eram difíceis de acreditar como dar aparelho para uma linha pré paga. A empresa é tão agressiva em seus planos que chegou a ser multada em 2015 por concorrência desleal e tem mais de 10,5 milhões números ativos com 11% de mercado. Nada mal para quem não é “recomendada”.

TIM_Logo_2016 Tim é Tim em qualquer lugar e a mesma experiência que você tem com a operadora aqui no Brasil terá na Itália. Com 39,2% do mercado italiano, é uma das gigantes por lá. Minhas experiências com a operadora na Itália não foram ruins, a conexão foi rápida, tudo funcionou bem até que tentei sair do país (parou de funcionar). Em todas as cidades que passei e nos deslocamentos quase nunca fiquei sem sinal, mesmo que GPRS.

Comprei todas as vezes meu chip na Estação Termini, segundo andar, bem na saída da escada rolante. É talvez a loja deles que mais recebe turistas, encontramos alguns brasileiros comprando chips e até fiz amizades (que depois em conto em um post no blog).

Na época fiz um plano pré pago chamado “TIM Young” que com 9 euros podia acessar internet, ligar e enviar SMS. Várias vezes compartilhei minha internet com outras pessoas que viajavam comigo e a velocidade foi suficiente para fazer chamadas via Skype para o Brasil. Valeu a pena e foi bom enquanto durou. Recomendo a quem precisa de simplicidade e quer habilitar um plano sem muitas expectativas.

Vodafone_logo_svg A Vodafone foi minha companheira na última viagem e confesso que gostei da experiência. Quanto ao serviço de dados ou telefonia, nada muito diferente da TIM mas o que me encantou foi o atendimento na loja e pelo telefone. Outra vantagem é que ela pega em qualquer país da Europa. Meu plano era o Vodafone Holliday que tinha 300 minutos de ligação (inclusive pro Brasil), 2gb de internet 4g e 300 SMS para qualquer lugar no mundo por 30 euros o que facilitou bem ligar pra casa 😉

A operadora funcionou inclusive fora da Itália (fui para a França, Espanha e Portugal) sem problemas mas tive que trocar o plano para que isto acontecesse. Adquiri um plano comum e um adicional que chama Smart Passport RELAX e que por 3 euros dia me dava ligação, sms e internet ilimitada (2gb 4g + ilimitado a 32kb). Não sei se o plano ainda está ativo mas vale dar uma olhada.

Ligando de Telefone Fixo

public-telephones-329578_1280 Claro que para ligar você pode utilizar a Embratel de qualquer orelhão, inclusive a cobrar pelo Brasil Direto. Basta digitar 800172211, escolha a opção 1 para discagem direta com cartão pré-pago Embratel (você vai digitar nesta opção o DDD da cidade + telefone da pessoa) ou 3 para discagem com um operador que fala português e pode realizar as operações abaixo:

Ligação a cobrar no telefone de destino

Basta informar ao operador o nome ou o código DDD da cidade brasileira e o número do telefone para o qual você quer ligar.

Ligação para pessoa específica

Nessa opção, além de informar ao operador o código DDD da cidade e o número do telefone, você dirá o nome da pessoa com quem quer falar. A ligação só será completada – e cobrada – se a pessoa indicada estiver presente para atender a ligação.

Ligação com cobrança em um terceiro número no Brasil

Informe ao operador o código DDD ou nome da cidade e o número do telefone fixo no qual será cobrada a ligação. O operador irá confirmar a aceitação da cobrança no telefone indicado. Após a confirmação, informe ao operador o código DDD ou nome da cidade e o número do telefone para o qual você quer ligar.

Ligação com cartão Embratel

Informe ao operador o número do cartão Pós-Pago AcesseFácil da Embratel e digite sua senha. Depois de validado, informe o código DDD ou nome da cidade e o número de telefone para o qual você quer ligar. Para saber mais sobre o cartão Pós-Pago AcesseFácil da Embratel, clique aqui.

Atenção: O uso de telefones em hotéis e seu critério de pagamento dependem de cada hotel.

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.