Fundada por fugitivos vindos da região do Mediterrâneo por volta de 1.230, a cidade cuja circulação de carros foi proibida e seus habitantes circulam através de ciclovias e hidrovias. A cidade ficou conhecida como Veneza dos Países Baixos depois que o cineasta Bert Hassnstra gravou, na simpática cidade, a comédia Fanfare.
Calmo, quieto e remoto. A cidade dos canais tem orgulho de sua simplicidade e os moradores acreditam que lá o tempo passa diferente do resto do mundo. Os canais atravessam quintais e pomares sem cercas e para desembarcar, as casas criam simpáticos deques de madeira ou arrumam uma forma dos pequenos barquinhos atracarem nas beiradas do canal.
Giethoorn está no centro do sistema de canais de Overijssel. De fato, a pequena aldeia é tão dependente de seus canais que muitas das casas não pode acessadas por carros. Quando o carteiro entrega o correio, viaja em um bote! O nome de Giethoorn vem da descoberta de centenas de chifres de cabra, os gietehorens, pelos primeiros habitantes no século 10, depois de uma inundação.
Uma das coisas mais legais de se fazer na cidade é alugar um barquinho e dar aquela volta. Barcos são uma atração turística e uma paixão popular que une gerações na cidade. Eles gostam tanto que existem alguns eventos na cidade que acontecem em cima das embarcações e algumas delas são projetadas para levar músicos, como o barco da orquestra local.
Afinal, com 90 km de canais, canoas e barcos a motor elétrico para alugar (os barcos a motor foram substituídos pois poluíam e fazem muito barulho) que não necessitam de muita habilidade para pilotar e levam até 3 pessoas. Você pode alugar seu barquinho em restaurantes e pequenas lojinhas de aluguel e sair para passear e ver construções antigas, pontes de madeira e lindos jardins.
Se quiser ficar longe da água, a cidade tem lindas trilhas e calçadas em volta dos canais que são um convite para uma caminhada ou passeio de bike. Fique a vontade e passe bons momentos na Veneza dos Países Baixos.