por nossa equipe
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires é uma das paradas obrigatórias para quem está indo conhecer a cidade. Por isso, precisamos de um artigo para te contar tudo sobre ela!
Assim como todos os demais pontos turísticos de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana carrega dentro e fora de si, muitas histórias e acontecimentos importantes, que a ajudaram a se tornar um monumento respeitado e muito admirado por pessoas ao redor de todo o mundo.
E o melhor de tudo é que a Catedral Metropolitana está localizada bem no centro da cidade. Assim, a visita é super fácil, e você ainda pode aproveitar para conhecer alguns outros pontos turísticos localizados nas proximidades dela!
Então, vem com a gente conhecer um pouco mais sobre a história desse lugar incrível, o que você não pode deixar de ver no seu passeio pela Catedral, e algumas dicas do que fazer quando sair de lá!
Onde fica a Catedral Metropolitana de Buenos Aires?
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires está localizada na conhecida Plaza de Mayo, a praça central da cidade que deu origem a toda a Buenos Aires.
A Catedral Metropolitana é considerada uma das principais igrejas de toda a Argentina, e ela se tornou um ponto de referência não apenas para os católicos, mas para todo o povo argentino. Afinal, o novo Papa saiu de lá direto para o Vaticano!
A arquitetura do templo da Catedral Metropolitana é simplesmente extraordinária e inigualável, cheia de detalhes que você não vai encontrar em mais nenhum templo por lá.
Portanto, independente da sua religião, vale a pena se programar para ir conhecer a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, principalmente se você se interessa por história, arquitetura e arte.
Sobre a Catedral Metropolitana de Buenos Aires
O local onde a Catedral Metropolitana de Buenos Aires está localizada sempre foi destinado a receber a igreja da cidade desde o começo.
Buenos Aires foi fundada no ano de 1850 e, naquele momento, Juan Garay, que foi o conquistador espanhol dessa terra, separou o terreno da atual Catedral para abrigar a igreja central da cidade.
Com o passar dos anos, diversas igrejas ocuparam o local, e o mais inusitado é que todas elas acabaram sendo destruídas por algum motivo, seja porque a estrutura não era das melhores, ou por conta dos vários desastres que aconteceram ali.
Como comentamos mais acima, a igreja está localizada na Plaza de Mayo, que foi a praça central da cidade, e de onde tudo começou a fluir e se desenvolver. Por isso, ao redor da igreja, você pode avistar as ruas e os prédios mais antigos de Buenos Aires.
Depois de tantas igrejas que deram errado, foi em 1752 que a atual Catedral Metropolitana começou a ser construída, após o desabamento total do templo que estava ocupando a área.
Mas a obra da igreja durou incríveis 100 anos! Isso mesmo, ela terminou de ser construída apenas em 1852.
Naquele momento, o governo acabou passando por vários problemas financeiros que acabaram atrasando a construção. Além disso, todo o trabalho de decoração e finalização da obra perdurou por mais 50 anos. Assim, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires só ficou livre das obras no comecinho do século XX.
O estilo arquitetônico da Catedral Metropolitana
Quando falamos em prédios antigos, a grande maioria dos turistas ficam interessados em conhecer um pouco mais sobre a arquitetura do edifício. Se esse é o seu caso, vamos conversar agora sobre o estilo arquitetônico da Catedral Metropolitana de Buenos Aires.
A Catedral Metropolitana foi construída com uma junção de estilos arquitetônicos diferentes, sendo esse um dos seus maiores charmes.
No total, estão presentes nas estruturas internas e externas da Catedral os estilos neo barroco, neo renascentista, neoclássico e rococó. E, para complementar tudo isso, a fachada de fora da igreja parece muito com a entrada de algum templo grego antigo, o que a diferencia muito das construções católicas mais tradicionais.
É por isso que a Catedral Metropolitana de Buenos Aires se tornou muito conhecida ao redor de todo o mundo. Sem dúvida, o seu estilo é bem diferente do de qualquer outra igreja que você já entrou ou que ainda vai conhecer.
Curiosidades sobre a Catedral Metropolitana de Buenos Aires
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires possui algumas curiosidades bem legais, principalmente com relação à sua arquitetura e história. Por isso, resolvemos trazer algumas para você.
Já comentamos sobre o fato de a Catedral ter sido reconstruída várias vezes no decorrer da história, certo? Mas, falando em números, o prédio precisou ser reerguido 6 vezes, a contar de 1593. Os antigos templos já passaram por situações de inundações, incêndios, defeitos estruturais, precariedade dos materiais e muito mais.
Outra curiosidade que também já citamos, é o fato de a igreja ter levado mais de 100 anos somente para ser erguida por completo. Aliás, só de olhar para ela do lado de fora dá para entender o motivo.
Além de ter sido projetado com materiais de altíssima qualidade e mais difíceis de trabalhar, principalmente lá em 1852, ela possui um total de 4 estilos arquitetônicos diferentes. Isso, com certeza, influenciou não apenas no tempo de construção, mas, também, no valor da obra!
Para se ter uma ideia, os pedreiros que começaram a obra, lá em 1852, não conseguiram terminá-la e tiveram que ser substituídos conforme o tempo foi passando. Imagina quantas gerações foram necessárias para conseguir finalizar a construção da obra e, ainda, passar mais 50 anos só terminando os detalhes.
Bom! Continuando as curiosidades sobre a Catedral, no ano de 1822, dois franceses trabalharam no desenho da fachada da igreja que, como comentamos, lembra muito um templo grego.
Assim que você chegar até a Catedral, perceberá que a sua fachada conta com 12 colunas, que foram projetadas propositalmente. Essas doze colunas representam os 12 apóstolos de Jesus.
Ainda na fachada da igreja, em 1860, o escultor Joseph Dubourdieu esculpiu, em um relevo baixo, a fachada principal, que representa um acontecimento emblemático da história bíblica: o encontro de Jacob e José no Egito.
Já na parte interna da Catedral, existem duas curiosidades bem legais que queremos compartilhar. A primeira delas é o mausoléu do general José de San Martín, que foi criado e esculpido pelo famoso Albert ErnestCarrier-Belleuse.
A outra curiosidade são as 14 pinturas da Via Crucis que ajudam a compor os detalhes do local. Elas foram feitas por Francesco Domenighini e, antes da Catedral, ficavam na Iglesia del Pilar.
O que visitar na Catedral Metropolitana de Buenos Aires?
Apesar de muitos turistas acharem que passeios e visitas em igrejas históricas são sempre iguais, a Catedral Metropolita é repleta de coisas para conhecer, e que você não pode deixar de dar uma olhadinha quando passar por lá!
Por isso, já pega o seu bloco de notas para montar o checklist do que observar na Catedral Metropolitana de Buenos Aires. E depois não esquece de voltar aqui e contar pra gente se realmente não são incríveis!
Mausoléu do General José de San Martin
Sem dúvida, uma das partes mais bonitas e trabalhadas no interior da Catedral Metropolitana é o mausoléu do General José de San Martin.
Esse general foi muito importante na história argentina, pois ele foi o responsável principal pela luta pela independência da Argentina, do Peru e do Chile. O mausoléu é exuberante e lindo para apreciar!
Museu do Cardeal Jorge Mario Bergoglio Jr
Dentro da Catedral Metropolitana de Buenos Aires, os turistas também podem encontrar o museu do Cardeal Jorge Mario Bergoglio Jr, que conhecemos atualmente como o famoso e querido Papa Francisco.
Em Buenos Aires, o Papa Francisco foi um Arcebispo importante entre 1998 e 2013, responsável por cuidar e comandar toda a Catedral. No museu, você poderá ver e conhecer vários objetos que possuem referência direta ao Papa, servindo como um espaço de agradecimento e reconhecimento a ele.
Apreciar os azulejos, o altar e a cúpula da Catedral Metropolitana de Buenos Aires
Você deve estar se perguntando: Como assim apreciar os azulejos da Catedral?
Pois bem! Assim que você colocar o seu pezinho no chão da Catedral, tenha em mente que está pisando em uma peça rara na arquitetura: um mosaico veneziano, de origem britânica, e que foi totalmente desenhado por Carlos Morra. Muito chique, não é mesmo?
Além disso, o altar principal da igreja é um monumento à parte. Ele foi todo esculpido em madeira e seguindo o estilo barroco. A sua disposição foi muito bem pensada, para torná-lo o atrativo central da igreja. Então, você com certeza o encontrará com muita facilidade.
Agora, com relação à cúpula, não existem palavras para expressar toda a beleza que ela abriga. Com cerca de 40 metros, a cúpula da Catedral é inteira pintada a mão, com desenhos renascentistas perfeitos e de uma realidade surreal.
Visite o mural em homenagem às vítimas do holocauto
Por fim, dentro da Catedral Metropolitana, você pode conhecer, ainda, uma peça única e muito bonita: um órgão tubular de origem alemã, que foi trazido para complementar a decoração do espaço.
Perto do órgão está localizado um belíssimo mural que serve como uma homenagem às vítimas do holocausto.
Horário de funcionamento e custos
A Catedral Metropolitana de Buenos Aires fica aberta de segunda à sexta das 7h30 às 18h45, e de sábado e domingo das 9h às 18h45.
Se você for católico e quiser assistir a uma das missas, elas acontecem de segunda à sexta-feira às 7h45, 8h30, 12h30 e 17h30, de sábado às 11h30 e 17h30, e de domingo às 10h, 11h30, 13h e 17h30.
É comum que a Catedral ofereça, também, a opção de visita guiada, que são feitas em vários idiomas diferentes. Além de conhecer cada detalhe do local, essa visita também conta com uma explicação mais profunda sobre a arquitetura, aspectos históricos, artísticos e religiosos do local.
A visita à Catedral Metropolitana é livre e gratuita em todas as épocas do ano, dias e horários.
Como chegar até a Catedral Metropolitana?
Como a Catedral está localizada em um ponto bem estratégico da cidade, é muito fácil chegar até o local. Se você optar por ir de ônibus, as linhas que passam por lá são: 2, 6, 7, 8, 24, 29, 33, 56, 59, 64, 86, 93, 98, 103, 105, 111, 114, 126, 130, 146, 152.
Para ir de metrô, você pode pegar a Linha A (Estação Plaza de Mayo), Linha E (Estação Bolivar), Linha C (Estação Avenida de Mayo) ou a Linha D (Estação Catedral). Essas quatro opções de linhas param bem próximas da Catedral, e você terá que andar muito pouco para chegar até ela.
Uma quinta opção é a Linha B (Estação N. Alem), mas ela fica um pouco mais distante, tendo que andar cerca de 600 metros para chegar até a Catedral. Por fim, é possível ir até a Catedral de carro ou com aplicativo de corrida também.
O que conhecer nos arredores da Catedral Metropolitana?
Para finalizar, confira uma listinha com algumas ideias de lugares para conhecer que estão próximos da Catedral, e que vale a pena inserir no seu roteiro:
Plaza de Mayo
Como a Catedral está localizada na Plaza de Mayo, não deixe de conhecer o restante da praça, que foi um dos locais mais importantes de toda a história do povo argentino.
Um dos grandes atrativos da Plaza de Mayo são os edifícios históricos e elegantes, com arquitetura europeia, que decoram todos os seus lados.
Além disso, você pode conferir o monumento feito em homenagem ao General San Martín e a Pirâmide de Mayo, localizada bem no centro da praça.
Casa Rosada
Ao chegar na Plaza de Mayo, a Casa Rosada não passará despercebida por você!
A Casa Rosada é a Casa de Gobierno da Argentina, que recebeu esse nome por conta da sua cor. O prédio é bem antigo, mas muito conservado, servindo como casa de Gobierno, e abrigando um museu bem legal para conhecer um pouco mais da história do país.
Café Tortoni
E, para finalizar o passeio, caminhe pela Avenida de Mayo até o famoso Café Tortoni, e aproveite para beber um bom café e apreciar as comidas argentinas.
Antigamente, o local era frequentado apenas pela elite argentina, principalmente pelos espanhóis que estavam no governo. Por isso, o prédio do Café é super elegante e ele se tornou um dos pontos tradicionais de Buenos Aires, valendo a pena conhecer!
Vai viajar para Buenos Aires? Então aproveita nosso Guia de Buenos Aires e pegue logo todas as dicas.
Se ficar alguma dúvida ou tiver alguma coisa pergunta, fique a vontade de deixar nos comentários ou chamar no whatsApp!