Bioparque Temaikèn: passeio com crianças em Buenos Aires

Quer uma opção de passeio bem divertida para levar os pequenos perto de Buenos Aires? O Bioparque Temaikèn é uma opção que vale muito a pena, e é perfeita para todas as idades!

Ao contrário do que muitos pensam, o Bioparque Temaikèn não é um zoológico e, muito menos, uma espécie de museu ou de fazenda. Na verdade, ele oferece uma experiência bem diferente com os animais e muita diversão, principalmente para as crianças.

Puma, Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

Portanto, se você está indo para Buenos Aires e quer montar o roteiro perfeito por lá, continue a leitura para conferir a indicação de mais um espaço que vale a pena conhecer.

O local está bem perto de Buenos Aires, a cerca de apenas 40 minutos, e é dividido em alguns ambientes naturais diferentes, unindo fauna e flora em um só lugar.

O que encontrar no Bioparque Temaikèn?

O Bioparque Temaikèn foi criado para ser uma opção de diversão em meio à natureza próximo de Buenos Aires.

Para oferecer uma experiência completa aos visitantes, o local é subdividido em ambientes naturais, que recriam diversas paisagens da Argentina, representando as características de fauna e flora do país.

Assim, por lá, é possível encontrar várias espécies de mamíferos diferentes, além de répteis, peixes, aves e, até mesmo, alguns fósseis bem antigos de dinossauros.

Urubu Rei, Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

Além disso, a presença da flora no parque também é muito forte, e podemos notar em todas as divisões, representando o habitat natural de cada um dos tipos e espécies de animais.

Ele possui 4 áreas bem divididas e definidas para apresentar aos visitantes: Aquário, Ásia, África e o Autóctone (uma área mais voltada para apresentar a fauna e a flora da região da patagônia e da mesopotâmia do país).

Um dos maiores destaques no Bioparque Temaikèn é, sem dúvida, a seção conhecida como Oceano, que foi inaugurada 10 anos depois da abertura do parque, em 2012.

O complexo é formado por vários “aquários” gigantes, tanto de água doce, como de água salgada, permitindo que os turistas vejam desde peixes mais simples até tubarões incríveis e bem grandes.

Aquário de água salgada, Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

Essa seção possui mais de 1 milhão de litros de água e comporta nove espécies diferentes de tubarões. Para complementar, conta com mergulhadores profissionais e espécies bem exóticas que foram levadas ao local da Oceania, Caribe e Amazônia.

O bioparque possui ainda uma espécie de chácara que permite que os visitantes alimentem bezerrinhos e aves, penteie as cabras, escovem as ovelhas, ordenhe as vacas e várias outras atividades únicas.

Cabras na fazendinha do Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

Desse modo, atividades e passeios é o que não vai faltar por lá e os pequenos com certeza vão se divertir bastante com atividades que não conseguem realizar no dia a dia nas cidades grandes.

Além dessas atividades o local também conta com uma incrível horta pros pequenos conhecerem os vegetais e cinco aviários com mais de 2.500 aves.

As aves estão agrupadas de acordo com a sua procedência, sendo as divisões: Oceania, América, Eurásia (Europa + Ásia) e África.

Cinema do Bioparque Temaikèn

Para complementar a experiência, o Bioparque Temaikèn desenvolveu um cinema 360 graus entitulado A Arca da Vida onde, com os efeitos especiais, o visitante pode se sentir no meio de um passeio pela natureza, e visitar diferentes épocas da história da humanidade. Incrível, não é mesmo?

Quais são os centros interativos no Bioparque Temaikèn?

Como estávamos comentando, o ponto alto do local é oferecer atividades interativas que permitam gerar mais proximidade entre os visitantes, a fauna e a flora do local.

O parque conta com 3 centros interativos, todos equipados com o mais alto nível de tecnologia, que trabalham no sentido de trazer mais informações para os visitantes de forma a ajudar a promover a preservação ambiental.

Os três centros interativos do Bioparque Temaikèn são: o Lugar das Aves, a Patagônia Interativa e a Exploração Aquática! Cada um deles oferece uma experiência única e voltada a ensinar mais sobre esses ambientes da natureza.

Outras atrações do Bioparque Temaikèn

Além da chácara, do cinema 360 graus e dos centros interativos, o Bioparque Temaikèn conta com algumas outras atrações incríveis para animar o passeio.

Para se ter uma ideia, o parque possui mais de 5.000 espécies de animais, incluindo flamingos, macacos, jacarés, tubarões, tartarugas, peixes e muitos mais. No total, são 32 hectares separados em um grande aquário, um jardim botânico e um aviário gigante.

Flamingo do Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

E claro que, como todo bom parque, o Bioparque Temaikèn conta com uma lojinha para levar lembrancinhas do passeio para casa, e uma praça de alimentação bem completa para repor as energias e se hidratar antes de continuar o passeio.

Existe uma programação especial a cada dia, nesse link você pode acompanhar os horários para não perder nada!

Que roupa usar para conhecer o Bioparque Temaikèn?

Arara no aviário do Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

Um ponto muito importante que não podemos deixar de lado é que o Bioparque Temaikèn está na Argentina, então, as roupas para visitar o local podem variar bastante de acordo com a época do ano que você vai viajar.

Buenos Aires no verão costuma ser bem quente. Portanto, roupas leves e tênis confortáveis são as melhores apostas. Além disso, não se esqueça do protetor solar, chapéu ou boné e repelente para essa época do ano.

Já em meses mais frios, você pode apostar em roupas e sapatos cômodos, como moletons, assim, pode aproveitar o passeio pelo parque tranquilamente e sem passar muito frio.

Em épocas mais chuvosas, recomendamos levar na bolsa guarda-chuva e capas de chuva também, afinal, as visitas no Bioparque Temaikèn não são suspensas em dias nublados.

Visita ao Bioparque Temaikèn

O Bioparque Temaikèn abre todos os meses do ano mas funciona em horários diferentes a depender da estação. Vale se informar antes da programação do dia.

Entre os meses de março e de novembro, o Bioparque Temaikèn funciona entre as 10h e as 18h. Já nos demais meses, em dezembro e fevereiro, o parque fecha uma hora mais tarde, às 19h.

Uma informação muito importante de compartilhar é que o valor do ingresso para o Bioparque Temaikèn é mais barato na internet do que na bilheteria presencial do parque. Portanto, recomendamos que você programe o dia que deseja ir e já compre os ingressos com antecedência, assim você pode economizar um pouco mais!

A bilheteria online pode ser acessada através deste site. Crianças menores de 3 anos não precisam pagar para entrar.

Como chegar ao Bioparque Temaikèn?

O Bioparque Temaikèn pode ser acessado de diferentes formas, incluindo carro, ônibus e serviços de mobilidade.

A viagem de carro até o Bioparque Temaikèn leva em torno de 45 minutos, se você está partindo do centro da cidade, totalizando 55 km de percurso.

Já para ir de transporte público, apesar de ser possível, a viagem demora muito mais, levando mais de 2 horas para chegar até o parque.

Para isso, pegue a Linha 60, que sai da Plaza Itália, no bairro de Palermo, e desça na região central de Belén de Escobar. Depois, você deve embarcar na linha de ônibus 276, que para exatamente na porta de entrada para o Bioparque Temaikèn.

Também é possível chegar até o Bioparque Temaikèn chamando um motorista nos apps de mobilidade de Buenos Aires.

Existem opções de excursões para o Bioparque Temaikèn?

Sim, existem opções de excursões que levam os visitantes diretamente para o Bioparque Temaikèn.

Esses passeios são indicados para quem quer ter uma experiência mais completa dentro do parque, e são oferecidos por diversas agências de viagem. Inclusive, dá para encontrar pacotes aqui mesmo no Brasil, antes de entrar no seu voo para Buenos Aires, deixando tudo pago e programado antecipadamente.

A maioria dos pacotes de excursão para o Bioparque Temaikèn incluem o ingresso para o parque, um guia que vai ficar responsável por realizar o tour com o grupo, transporte em micro-ônibus ou ônibus até o parque e de volta para o local de saída, e o transfer do e para o hotel.

Hipopótamo no Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

Assim, a única coisa que você terá que bancar por fora, é a alimentação dentro do Bioparque Temaikèn. No entanto, o espaço possui mais de 8 opções de lanchonetes e restaurantes, com diversas opções e preços, para todos os gostos e bolsos.

O valor das excursões contratadas anteriormente aqui no Brasil, e em reais, ficam por volta dos R$475 por pessoa, sendo que crianças menores de 3 anos não pagam pelo tour.

Dicas úteis para ir ao Bioparque Temaikèn

Agora, antes de finalizarmos o nosso guia sobre o Bioparque Temaikèn, vamos deixar aqui algumas informações e dicas úteis para quem vai ao local.

A visita leva entre 4 e 6 horas, e a entrada de menores de idade só é liberada se ele estiver acompanhado de um maior de 18 anos. Além disso, o parque só permite 3 menores por adulto.

Outro ponto importante de ressaltar sobre o Bioparque Temaikèn, é que é proibido entrar no parque com qualquer tipo de bebida ou alimentos. No entanto, a infraestrutura de alimentação do parque é bem completa, contando com várias opções de lanchonetes, restaurantes e sorveteria.

Tigre no no Bioparque Temaiken. Zoológico de Buenos Aires

O local também permite que os visitantes saiam para comer, se desejarem. Mas apenas por um período de 2 horas. Assim, é possível entrar novamente no parque utilizando o mesmo ingresso. O controle dos ingressos com possibilidade de entrada e saída é feito através de um selo especial.

E uma dica final é levar um binóculo na sua mochila, para conseguir observar melhor os animais. O local conta com alguns mirantes e ter um binóculo, vai deixar a sua experiência muito melhor.

Proposta do Bioparque Temaikèn

O mais legal de lá, é que ele foi desenvolvido com um objetivo muito sério de proteção à natureza, à nossa fauna e à flora.

Para os fundadores e criadores da ideia do Bioparque Temaikèn, ao colocar os visitantes e turistas em um contato muito mais íntimo e próximo da natureza, é possível trabalhar neles a ideia de proteção ao meio ambiente, preservação das espécies que habitam no nosso mundo e a importância de manter a história viva.

É por isso que o Bioparque Temaikèn oferece algumas atividades bem diferentes de zoológicos, por exemplo, sendo muito mais didático e totalmente voltado para a conservação das espécies.

Sem dúvida, colocar o seu humano em um contato tão próximo aos nossos animais e plantas, fica muito mais fácil plantar a sementinha da proteção ao meio ambiente no coração e na mente de cada um, sejam adultos ou crianças.

Por isso, podemos dizer que a Bioparque Temaikèn é uma das mais completas e íntimas que você pode ter com a natureza em Buenos Aires, o que faz do parque um passeio incomparável e muito surpreendente.

Breve histórico

A capital da Argentina é muito conhecida pelos seus pontos turísticos tradicionais e emblemáticos, que marcaram a história do país e de toda a América do Sul, com nomes importantes e que foram essenciais no desenvolvimento de toda a região.

No entanto, Buenos Aires também é repleta de lugares diferentes e que merecem ser visitados e reconhecidos pelos turistas e moradores, sendo um deles o Bioparque Temaikèn.

O local foi fundado no ano de 2002 com um intuito bem diferente: juntar a experiência de visitar um zoológico, um jardim botânico, um museu de ciência e um aquário em um mesmo local.

Para comportar tudo isso, ele precisou ser construído em uma área que abrange 34 hectares, o que totaliza cerca de 48 estádios de futebol profissionais.

Está localizado no município de Escobar, quase vizinho de Buenos Aires, ficando a cerca de 50 km da cidade.

O foco principal do parque e do dinheiro que é arrecadado com os ingressos, é de cuidar das espécies de animais que estão sendo cuidados por lá, além de estimular os visitantes a terem mais respeito com a fauna e a flora do nosso mundo.

Assim, essa é uma ideia de passeio interessante para quem quer fugir do grande agito da capital argentina, e aproveitar um passeio mais tranquilo com a família, em contato com a natureza e apreciando todas as suas manifestações!

Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.