Este é um guia bem simples, ilustrado e didático para você que quer sair de Punta Arenas rumo a Puerto Natales. O caminho é bem tranquilo e tem um pouco mais de 200km.
Duas grandes empresa voam para o aeroporto de Punta Arenas (prefixo PUQ): LATAM e Aerolíneas Argentinas. Existe a DAP que faz alguns voos fretados para aeroportos da região mas não existe sistema no site para comprar passagens, tem que ser por formulário de contatos do site.
Este aeroporto mais ao sul do mundo e serve vários destinos da parte mais sul da América do Sul: daqui que saem os voos para a Antártida com pesquisadores para as bases internacionais de pesquisa. Para alguns destinos turísticos este é a melhor opção de aeroporto: Estreito de Magalhães, Terra do Fogo, Cabo de Hornos, Antártica, Canais Patagônicos, Puerto Natales e claro, Torres Del Paine.
Alugamos o carro na Hertz pela internet para pegar em Punta Arenas. Como todo o trajeto fica no Chile, não existe documentação especial para trafegar com o veículo. A única coisa exigida são os documentos do veículo e correntes para neve caso precise trafegar em locais com gelo, neve ou lama.
Pegamos o carro no aeroporto de Punta Arenas (PUQ) e seguimos viagem no mesmo dia. Aconselho seriamente a descansar antes, isto foi o que mais pegou neste nosso trecho visto que, com boas estradas e com pouco movimento de carros o sono veio pesado. Se possível, descanse em Punta Arenas antes (curta este destino que tem muita coisa pra fazer).
Certificado de Irresponsabilidade: Peguei um voo BH para Santiago com escala em SP (6hs), esperamos um voo para Punta Arenas que fez uma escala em Purto Mont (6hs) e pegamos estrada para Torres Del Paine (4hs). Não faça isto!
Uma dica em Punta Arenas é visitar a zona franca da cidade que tem bons preços em relação ao Brasil. Não é um descontão mas vale comprar as roupas de frio lá para encarar Torres Del Paine ou a Patagônia (tem passeio bate e volta de um dia para El Calafate para conhecer o Perito Moreno).
De Punta Arenas a Puerto Natales
Saindo do aeroporto, basta seguir à esquerda em direção ao norte pela Rota 9 (Ruta 9). Não existe uma entrada direta, você tem que entrar para a direita e andar alguns quilômetros para retornar. É só seguir direto sempre, sem nenhuma saída desta via visto que a rota termina em Puerto Natales a um pouco mais de 200km.
Logo nos primeiros quilômetros você verá a sua direita uma lagoa grande, a Laguna Cabeza de Mar. O local é bem bonito e vai indicar que está no caminho certo.
Após a Laguna, você começará a dirigir entre montanhas, a paisagem muda bastante porque você vai sair do litoral para entrar em uma parte mais alta. Após as montanhas terá uma longa parte reta (longa mesmo), uma beleza para apertar o pé e cochilar, tome cuidado, venta muito!
Logo após as retas, à esquerda você avistará a Villa Tehuelches em meio aos pampas chilenos que tem sua economia baseada em criação de ovelhas e gado. A vila embora pequena é bem agradável e lá você encontra alguns pequenos restaurantes e claro, banheiros limpos caso necessite.
Seguindo viagem, o próximo ponto a ser observado é uma formação à esquerda chamado Morro Chico e logo após uma grande reta que finaliza a parte entre os pampas chilenos. A partir daí as curvas se tornam uma realidade contornando novamente montanhas.
Neste trecho você está chegando à divisa do Chile com a Argentina, perto de Puerto Natales. Basta seguir em frente contornando as linhas fronteiriças.
Você passará pelo Paço Fronteiriço Casas Viejas a sua direita e a entrada para Cerro Doroteia, fronteira por onde entram os viajantes que saem de El Calafate. Basta seguir em frente até a rotatória na entrada da cidade.
Se seu destino for Torres Del Paine, mantenha-se sempre a direita e na rotatória pegue a primeira saída para a direita. Se quiser mesmo ir a Puerto Natales, na rotatória siga direto, você estará no porto da cidade.
Se quiser saber como chegar de Puerto Natales a Torres Del Paine, veja como clicando aqui.