por nossa equipe
Quando falamos sobre as cidades do México, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça são as tradições únicas que existem no país como o Dia dos Mortos, e também a prática da brincadeira da pinhata mexicana, uma das brincadeiras mais divertidas que tive a oportunidade de conhecer.
E caso você também tenha a curiosidade de conhecer mais sobre as culturas e tradições mexicanas, inclusive sobre a pinhata mexicana, está no lugar certo!
Conhecer culturas e tradições diferentes das nossas é muito importante, não só pelo conhecimento em si, mas porque é importante sabermos mais sobre as origens e costumes de pessoas que vivem em uma realidade diferente da nossa. Sair da bolha social em que vivemos é importante, pense nisso!
Mas voltando para a incrível cultura mexicana e o costume da brincadeira da pinhata, saiba que este tipo de entretenimento consegue despertar a alegria tanto das crianças quanto dos adultos, e eu tive o prazer de presenciar isso.
Bom, agora que você já deve estar bastante curioso sobre a pinhata mexicana, vamos parar de enrolação e contar mais sobre este costume.
O que é a Pinhata Mexicana
Antes de começarmos a falar da história da Pinhata, devemos primeiro saber o que ela é realmente. Para ser claro, e breve, a Pinhata é uma tradição Ibérica que ganhou destaque em diversos países americanos, mas a prática dela em seus países de origem é pouco utilizada, por incrível que pareça.
A pinhata mexicana é uma brincadeira tão envolvente que crianças, adolescentes e até mesmo adultos se divertem brincando. Ela consiste em um tipo de recipiente em formato de animal (na maioria das vezes), feito e coberto de papel crepom que possui em seu interior diversos doces e, geralmente, fica suspensa no ar.
As pessoas então, uma de cada vez, colocam uma venda e tentam partir a pinhata com um bastão. Quando finalmente ela é aberta, uma chuva de doces toma conta do ambiente, e todos correm para pegar um pouquinho. Muito divertido, não é mesmo?
Lá no México essa brincadeira da pinhata é bastante popular, e geralmente é utilizada em comemorações de Natal e aniversários.
A origem da divertida Pinhata Mexicana
Afinal, quem nunca viu uma pinhata mexicana? Seja em filmes, em desenhos animados ou até mesmo em jogos como Fortnite? Se você pensar bem, tenho certeza de que já viu uma em algum lugar, principalmente porque atualmente essa tradição está presente em muitos lugares diferentes.
Quanto à origem da pinhata mexicana, na verdade não há informações certeiras sobre onde exatamente surgiu a Pinhata, mas alguns dizem que os chineses foram os primeiros a adotar a pinhata como parte da sua celebração de Réveillon que marcava o começo da primavera.
Mas a prática naquela época era um tanto quanto diferente da que conhecemos hoje. Os chineses faziam vacas e búfalos de papel colorido e colocavam dentro diversas sementes de diferentes tipos, então utilizavam bastões coloridos para quebrar as pinhatas.
Após o rompimento, o papel decorativo era queimado e suas cinzas eram guardadas para trazer boa sorte durante o ano que acabou de chegar.
Outra curiosidade, é que alguns supõem que no século XIII, um viajante chamado Marco Polo, trouxe consigo a tradição da Pinhata ao voltar da China para a Itália, mesma época em que muitos acreditam que ele também levou o macarrão da China para a Itália, mas essa é outra história. E então, desde este momento, ela recebeu o nome atual que se originou da palavra pignatta, que em tradução livre quer dizer “pote frágil”.
Foi aí que a tradição se espalhou por toda a Espanha e, consequentemente, por todo o mundo. E hoje temos as famosas pinhatas mexicanas que são enchidas com doces e guloseimas ao invés de sementes.
Antes de finalizarmos essa história sobre o surgimento da Pinhata, precisamos falar sobre uma grande curiosidade a respeito do formato da Pinhata Mexicana.
Ela possui 7 pontas, e você sabia que cada uma delas representa algo bastante religioso? Essas pontas fazem referência aos sete pecados capitais, e também ao ato da luta do homem contra os pecados, por isso que para quebrá-la devemos ser vendados e bater nela várias vezes.
Muito legal essa curiosidade, não é mesmo? Mas agora que já vimos o que é a Pinhata Mexicana e como surgiu a Pinhata que conhecemos hoje, vamos ver como está a prática desta brincadeira nos dias de hoje.
A brincadeira da pinhata no século XXI
Atualmente as pinhatas já viraram febre e, há muito tempo, deixaram de ser utilizadas apenas no Natal, por isso é bem fácil encontrarmos uma em diversas comemorações diferentes e em diversos formatos além dos formatos de animais.
Para você ter uma ideia, podemos ver uma pinhata mexicana com o formato de personagens de Super Heróis, princesas da Disney e muitas outras formas divertidas, pois o intuito é agradar todas as pessoas!
E então, o que você achou de todas essas curiosidades sobre a Pinhata Mexicana? São todas muito interessantes, não é mesmo? E acredite, brincar com uma é uma experiência única e que você deve fazer pelo menos uma vez na vida!
Se gostou deste artigo sobre a pinhata mexicana, não deixe de conferir nossos outros posts com mais curiosidades e dicas sobre viagens e lugares incríveis que existem ao redor do mundo!