O Mundo é Seu

Coyoacán: o bairro mais charmoso da Cidade do México

Esse conteúdo faz parte do Guia da Cidade do México.
Clique aqui para ver todo o conteúdo.

Destino visitado e verificado
por nossa equipe

Bem-vindos a Coyoacán, o bairro mais charmoso da Cidade do México. Para todos os lados que você olhar, é possível avistar aquelas casinhas antigas e bem típicas mexicanas, um charme só!  

Confesso que tenho que me conter para não exagerar nas fotos e esquecer de aproveitar mais o passeio. Por aqui, a cultura mexicana é muito presente e existem diversos museus e galerias que certamente você ficará tentado a visitar todos.

Museu Frida Kahlo

Como chegar em Coyoacán

Esse bairro fica a aproximadamente 15 quilômetros de distância do Centro da Cidade do México e a melhor forma de chegar lá é de metrô: você deve pegar a linha 2,3 ou 12. Claro que tem a opção de Uber ou Taxi, mas nada que se misturar aos nativos.

Se precisar, deixamos um post explicando como andar de metrô na capital mexicana.

Uma boa dica para conhecer Coyoacán em todos os seus sabores e cores é fazer um tour com um guia especializado. É uma visão muito diferente de sair andando a ermo na região.

Fizemos um tour com Xochimilco quando estivemos lá e listei abaixo alguns que valem a pena, incluindo um que pelo nosso link é gratuito.

Claro que você deve estar perguntando sobre o que mais fazer nessa região além de passear pelo bairro, vou listar abaixo para você.

Convento de San Juan Bautista em Coyoacán

Alguns anos após a conquista dos astecas e da região da Cidade do México, Hernán Cortes doou uma área grande para monges com mais de 20km quadrados, que hoje é o parque Coyoacán. Aos poucos eles construíram o templo, o convento e algumas estruturas.

Com o tempo e como é muito comum – onde há um convento nasce um vilarejo – a região foi se desenvolvendo até se tornar uma vila e mais tarde parte da cidade.

Coyoacán, praça central

É um lugar que remete às grandes reconstruções do México, sua luta por liberdade e independência. À frente da igreja está a Plaza Hildalgo com um monumento em homenagem a Miguel Hidalgo, um dos que lutaram pela Independência do México.

A praça geralmente é bem movimentada, rodeada por comércios e onde funciona como o centrinho do bairro. Se quiser saber mais sobre o convento, clica aqui!

Fonte do Coiote em Coyoacán

Fonte Coiotes - Coyoacan

O nome Coyoacán significa “lugar dos coiotes” ou lugar dos lobos. Dizem que esse era um lugar onde existiam numerosos lobos. A fonte em questão fica na praça em frente ao convento e foi criada pelo escultor Gabriel Ponzanelli.

Não deixe de tirar uma foto nesse local, a dica é o início ou fim do dia que a luz do sol está mais amarelada e permite fotos deslumbrantes.

Casa Azul (Museu Frida Khalo)

Infelizmente Frida Kahlo só foi reconhecida com a grande artista que era ao final de sua vida. Em Coyoacán você encontra a Casa Azul onde a fantástica Frida nasceu, morou quando casada e faleceu. 

Roupas da Frida Kahlo na Casa Azul, Coyoacán no México

O museu é sempre lotado. É um dos mais visitados da Cidade do México e atrai milhares de turistas todos os anos. É possível contemplar de pertinho suas obras e objetos pessoais, que são expostos nas salas do museu. Esse passeio é imperdível!

Se quiser saber mais sobre ele e sobra a Frida, criamos um post especial.

Mercado de Artesanías de Coyoacán

Você não conhece uma cidade sem passar pelo seu mercado central. Tudo bem que esse não é o mercado principal da região, mas é sem dúvidas um dos mais representativos.

É um mercado muito tradicional que oferece enorme variedade de produtos típicos do México. É possível comprar artesanatos feitos pelos locais, experimentar pratos típicos e conhecer mais da cultura dos defeños (quem mora na Cidade do México).

Comida Mexicana em um restaurante em Coyoacán

Quer outro motivo ainda maior para não deixar de visitar o Mercado? É muito comum ter apresentações artísticas com poessoas cantando músicas tradicionais, ou tocando. De fato, existem muitas pessoas talentosas que sobrevivem daquilo, então se poder deixar uma ajudinha, eles ficarão muito gratos.

Nos finais de semana, diversos estabelecimentos oferecem algumas oficinas. Como por exemplo oficina de bordado e de cerâmica. Que são ofertadas pelos próprios artesãos, em troca de um pequeno valor.

Horário de funcionamento

  • Segunda a quinta: 11:00 às 20:00
  • Sexta a domingo: 10:00 às 22:00
Luis Moura

Minhas redes fora do blog ;)

Quem sou eu

Prazer, Luis Moura. Sou publicitário de corpo e alma e geminiano dos mais loucos, nasci inquieto. Perdido entre os canais de viagem da tv e livros de história decidi vencer o medo e colocar o pé na estrada. A primeira em 2003 e a partir daí não parei mais. Por aqui desde 2016 quando a ajuda aos amigos para montar seus planos de viagem viraram coisa séria.

Precisa de ajuda?
Me chama!

As vezes pode demorar um pouquinho para responder. Se eu souber responder, será um prazer ajudar.

Compartilhe ou salve para ver depois

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Imprimir
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nesse post
falaremos sobre

Relacionado a
esse assunto

Segue a gente aí

Dá uma olhada
nesse conteúdo:

Sobre cookies, processamentos e seus dados pessoais

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Nossa política de privacidade está disponível aqui. Esse pop-up não aparecerá novamente mas esse link está disponível no rodapé das páginas.